Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



07 abril 2011

MELHORANDO SEMPRE

Amados e Amadas:

Pois aqui estou, graças a Deus, praticamente na reta final da semana. Pensei que pudesse blogar com o coração mais leve... No entanto, fiz algo chato no sábado passado (dia 2) e estou por demais consternada com as notícias vindas do Rio de Janeiro desde a manhã de hoje.

O que fiz de chato:
No sábado, após passar quase que a manhã inteira no Centro Espírita, encaminhava-me eu para o metrô - Estação Vila Mariana -, para depois descer na Estação Vergueiro, perto da qual fica o consultório de um dos médicos que cuidam de mim (eu tinha uma consulta marcada). Mas ainda na Vila Mariana, um homem maltrapilho aproximou-se e pediu algum dinheiro. Na minha pressa, nem parei; disse apenas:

- Desculpe, não tenho nada!

Eu podia ter ajudado...
Em verdade, eu tinha duas passagens de metrô e três reais na bolsa. No entanto, nem cogitei dar um, dois, ou até mesmo os três reais, pois tinha receio de precisar da quantia... Não precisei. Só usei mesmo os tickets do metrô. Pode parecer algo pequeno, mas, quando retornei ao nosso apErtamento, cansada, estava também triste com a minha atitude. O que eu poderia fazer com aqueles três reais? Comprar mais um ticket do metrô? Para quê? Eu já tinha o suficiente. E aquele homem não tinha bafo de bebida ou cigarro... O que custava eu parar um pouco, falar com ele e até dar aqueles três reais? É, minha gente, ainda tenho muito para aprender!


Rio de Janeiro:
Na manhã de hoje, dia 7, um rapaz invadiu uma escola municipal no Rio de Janeiro (bairro do Realengo, zona oeste), da qual ele era ex-aluno: espalhou terror e incredulidade... e assassinou a tiros 12 alunos (10 moças e 2 rapazes), com idades entre 12 e 15 anos! Depois, cometeu suicídio. As vítimas desencarnaram abruptamente e provavelmente não tiveram tempo para entender o que estava acontecendo. Convido vocês, meus leitores, a dedicarem um momento de oração e/ou pensamento positivo às vítimas e suas famílias. E convido vocês para que reflitamos sobre a responsabilidade que cada um de nós tem em relação à sociedade.

De minha parte, entre tantos pensamentos, lembrei-me do homem que me pediu dinheiro. E também lembrei dos catadores de papel com os quais conversei perto do Natal. Aliás, sobre estes, leiam - caso ainda não o tenham feito - a minha postagem de 18 de dezembro de 2010, intitulada "Mensagem de Natal até para quem não é cristão".

Presidente Dilma se emociona
ao falar sobre os 12 brasileirinhos
Com o triste acontecimento de hoje, a presidente Dilma Rousseff, que participava de um ato comemorativo quando foi informada sobre o massacre, acabou por se emocionar pelo ocorrido com os "brasileirinhos mortos" e pediu um minuto de silêncio por eles.

As lágrimas da presidente foram mal-interpretadas por muitos cidadãos que se manifestaram pelos sites e fóruns da mídia. Infelizmente! Os comentários classificaram as lágrimas de Dilma como "lágrimas de crocodilo", já que, pouco depois, segundo tais comentários, ela se esbaldou numa festança.

Quem me conhece sabe que não votei em Dilma. Porém, sabe também que desejo a ela muito discernimento e Deus no coração para que não se deixe acuar por ameaças e para que cumpra aquilo que prometeu na campanha e, principalmente, no discurso de posse: ser a presidente de todos os brasileiros. Assim sendo, torço por ela e por seu governo, ou seja, torço por todos nós! A promessa de Dilma inclui, acredito, não apenas discursos bonitos e lágrimas, mas atitudes como melhoria da educação, da saúde, da segurança, do mercado de trabalho, da atenção aos idosos e aos portadores de necessidades especiais, etc. No campo da educação, um ensino público de excelente qualidade deve ser fomentado e colocado em prática! Isto clama URGÊNCIA!!! Os políticos, para dar o exemplo, ou seja, para comprovar que estão viabilizando medidas para a melhoria da educação pública básica - ensino infantil, fundamental e médiodevem colocar seus filhos para estudarem nessas escolas.

Isso acontecia na minha época de infância e adolescência. Havia colégios públicos que eram tão procurados por pessoas de todos os níveis socioeconômicos - classe A também, incluindo filhos de políticos - que os candidatos (crianças e adolescentes) tinham que passar por um "vestibulinho bem difícil"! E a segurança nessas escolas era de primeira!

Mas os tempos mudaram. O mundo ficou feio. Drogas, funcionários preguiçosos e professores mal-preparados invadiram tais escolas. Por quê? Porque o governo é o primeiro a dar o mau exemplo. E quando falo "governo", não me refiro a partidos políticos específicos nem ao tipo de escola pública: municipal, estadual, etc. Desde o final de década de 70, a mediocridade, o desprezo e a irresponsabilidade tomaram conta de tudo, feito erva daninha. O poder deve ser muito bom, pois os políticos não se importam com mais nada, exceto em angariar vantagens para si mesmos. E o povo que se... Infelizmente, minha gente, o que vemos há anos é um troca-troca de moscas, pois a m***@ continua a mesma.

Assim, a presidente Dilma tem responsabilidades pelo ocorrido na manhã de hoje no Rio de Janeiro. No entanto, creio que suas lágrimas são legítimas e que não podemos julgá-las como falsas e tachá-las de "lágrimas de crocodilo". E se depois desse momento triste, quando soube do massacre, se esbaldou numa festa, bem, eu a entendo perfeitamente. Quando eu tinha emprego formal, muitas foram as aulas que lecionei e nas quais sorri muito para disfarçar o coração em frangalhos. Perdi um filho e ninguém soube. Fui atropelada e dispensei o gesso para não faltar ao trabalho. Vivia sendo ameaçada por uma cretina psicopata (assédio moral) e, ao entrar em sala de aula, ninguém imaginava o quão nervosa e humilhada eu estava. Hoje, a vida manda a conta. Minha saúde é frágil e me sinto incapaz. E, ao pedir ajuda, muitas vezes tenho que ouvir absurdos. Um exemplo é o daquela médica que, além de se recusar a tratar de mim, ainda me deu um pontapé público, como se eu fosse o mais infecto dos lixos. 

Gente, todos nós podemos mudar para melhor, ou seja, passar por um processo de transmutação. Precisamos apressar a nossa reforma íntima, ou seja, a nossa reforma moral. Às vezes, na falta de outros recursos, podemos, pelo menos, ser gentis e ouvir aquele que nos procura, que nos aborda. É o que eu deveria ter feito com o homem que me pediu dinheiro no sábado. Por outro lado, é o que fiz com os catadores de papel na época do Natal. Ouvir, ouvir, ouvir... Afinal, não foi por acaso que Deus nos deu dois ouvidos e uma só boca!
Aos 12 brasileirinhos desencarnados
sem saber o porquê


Queridos leitores e queridas leitoras, permitam-me agora compartilhar com vocês minhas próprias anotações sobre a lição 78 do livro Palavras de Vida Eterna:


MELHORANDO SEMPRE



“Estamos orando a Deus para que não
façais mal algum, não para que simples-
mente pareçamos aprovados, mas para que
façais o bem...” – Paulo.
(II CORÍNTIOS, 13:7)


Neste trecho de sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo dirime quaisquer dúvidas e escusas que possamos ter para não ajudar.

Ele reconhece as lutas e chagas do cotidiano da Terra, planeta em expiação, e, portanto, trilhando, com muita dificuldade, seu caminho evolutivo. No entanto, Paulo também nos fala que Deus não espera de nós atitudes heroicas para colocar um fim a tais lutas e chagas. Deus não exorta ninguém a que se torne um Super-Homem ou uma Mulher Maravilha. Entretanto, também não nos impede de praticar ações que poderiam ser consideradas pequenas em meio às doenças e aos cataclismos do Planeta.

Ocorre-me agora um par de exemplos simples retirados da própria Natureza... E se os oásis deixassem de existir ao compararem sua pequenez à vastidão dos desertos? E se a Lua se apagasse porque, em relação ao Sol, sua luz é diminuta?

Assim, transportando-nos para o nosso dia-a-dia, podemos amenizar a enfermidade de um semelhante com um medicamento ou uma ajuda financeira, ou, na impossibilidade, com uma palavra amiga e de alento, ou até mesmo com um sorriso confiante e uma prece sincera. Podemos poupar nossos próximos de detalhes sobre os nossos problemas quando eles já têm seus próprios problemas. Podemos segurar a porta do elevador a alguém que se aproxima sem poder correr, ajudar alguém que tenha caído ao chão a se levantar, ceder nosso lugar no transporte coletivo a um idoso, a uma grávida, a um deficiente... Estas e outras semelhantes não são ações que nos levarão a receber honrarias e reconhecimentos terrenos, mas, certamente, além da diferença para o bem que representarão àqueles que auxiliarmos, farão parte de nossa bagagem espiritual para quando voltarmos ao Plano Maior e tivermos que mostrar aquilo que realmente angariamos ao longo da encarnação ora finita. Essa bagagem moral é a única que contará em prol de nossa evolução!

Conclui o espírito Emmanuel ao explicar as palavras de Paulo com as quais abri esta parte da postagem: “Não nos é facultado corrigir todos os erros e extinguir todas as aflições que campeiam nas trilhas da existência, mas todos podemos atravessar o cotidiano, melhorando a vida e dignificando-a, em nós e em torno de nós.”

Um oásis no Deserto do Saara,
esperando a noite chegar
para ser banhado pelo luar.

Falando em "bagagem espiritual", tenho uma DICA DE LEITURA:

Para onde iremos depois da morte do corpo? O que nos aguarda do outro lado da vida? Alguém irá nos acompanhar no Além? É doloroso morrer? É possível preparar o terreno para evitar decepções e contratempos durante a inevitável passagem para o outro plano da existência? Neste guia de viagem para o Além, Admir Serrano responde a estas e muitas outras perguntas.


(Este texto sobre o livro Sua mala está pronta? foi retirado do site da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/)



___________
SERRANO, Admir. Sua mala está pronta? 1. ed. São Paulo: Petit, 2009. 184p.

XAVIER, Francisco Cândido (psicografia); EMMANUEL (espírito). Palavras de Vida Eterna. 35. ed. Uberaba, MG: Comunhão Espírita Cristã, 2010. 379p.

12 comentários:

  1. Querida Mô,
    Linda postagem!!!!!
    Estou muito triste pela barbaridade de hoje... como postei no facebook, espero que todos sejam muito amparados de amor e luz, as crianças que foram para o outro plano, pais, alunos, professores, enfim, todas as pessoas que passaram pelo terrível pesadelo de hoje.
    Saiba que todos temos medo, somos frágeis... mas você é grande e maravilhosa!!!! Acontecem coisas na nossa vida que ficamos em frangalhos, mas sempre precisamos levar isso para fortalecer nosso coração, nossa alma.
    E como você também escreveu sobre as suas anotações, de ajudar ao próximo nem se for com um sorriso.
    Adorei o que você disse sobre a nossa presidente,também não votei nela, mas torço por todos nós!!!! Que de fato, que tudo seja abençoado para todos nós!!!
    E pensando nas escolas públicas, o meu pai estudou em escolas públicas sempre, inclusive estudou no Largo São Francisco. E de fato, as escolas eram muito boas, uma pena ver como o ensino está tão degradante... apesar que vi no jornal que a escola do atentado do Rio tem câmeras de segurança... e é uma escola modelo no Rio de Janeiro. E então, o que pensar? O psicopata entrou, fez o que fez e assistimos as cenas terríveis filmadas pela própria câmera da escola. O próximo passo seria colocar detector de metais nas portas das escolas públicas? E eu me pergunto: o que poderia mudar? São apenas os políticos? Acredito que seja o sistema de um modo geral...estava lendo algumas postagens no site do Terra hoje à tarde e fiquei horrorisada em coisas que as pessoas se pegam, porque o meliante psicopata citou algo na tal carta... o que um cara desses entendia do Alcorão? E porque nessas horas aparecem tantos racistas farando mal de muçulmanos ou judeus(???), cada religião tem que ser respeitada, todas chegam a Deus, as pessoas precisam perceber... e nós somos bombardeados de lixo pela televisão, na internet o tempo todo... estamos expostos... é assustador!!!! Temos que ser muito centrados e conectados no Amor, na Fé para aguentarmos tudo isso da melhor forma possível.
    Ler a sua linda postagem, com lindos pensamentos, coisas que eu mesma reflito e você aprofundou aqui questões pessoais para mim por coincidência e abordando tudo amorosamente agradeço a você a oportunidade de poder compartilhar de tudo isso através desse blog e novamente, lhe enviar pensamentos de Amor, Luz e Paz.
    Com amor,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Ah! Mais uma coisa, você nos deu a dica do livro: Sua mala está pronta?, dou aqui para todos a dica de um dvd dos programas Pinga Fogo que o Chico Xavier participou na década de 70. O nome do dvd é Pinga Fogo com Chico Xavier. É um box com dois dvds que tem dois programas de entrevistas com o Chico Xavier que são mais de 3 horas!!!! É muito bom!!!! E assistir aos poucos, pensar em cada coisa que é abordada e respondida pelo Chico Xavier é um verdadeiro néctar. E quem compra esse box está ajudando a uma das instuições de caridades fundadas pelo Chico Xavier e o irmão dele.Vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida quanto tempo, hem? Saudades, muitas saudades... Bem faz bastante tempo que nao navego e hoje estou retornando um pouco a vida virtual...porque a real esta muito agitada (isso eh bom)...

    Concordo em alguns trechos e outros nao.... o causador da tragedia eh o mais necessitado e nossas oracoes devem ser para ele tbm (por mais dificil que seja)... Jesus nos recomendou a perdoar nossos inimigos... nao estpu falando isso de proselitismo ou algo assim...confesso que eh uma prova muito dificil perder um filho e ainda nestas condicoes... nao sei qual seria a minha atitude... falar para perdoar eh facil e lindo, mas, vivenciar uma experiencia dessa eh outra estoria....Deus esta no comando de tudo e o mundo nao esta feio e sim em reforma...quando nossa casa esta em obra tudo fica baguncado, sujo, faz-se barulho, junta-se lixo e logo depois comeca a ficar bonito, limpo, prazeroso e uma satisfacao em ver a reforma concluida... Deus eh o dono de tudo e jamais deixaria em abondono... E como nada eh por acaso.... Assisti no domingo o filme AS MAES DE CHICO XAVIER e o filme eh lindissimo de uma sensibilidade infinita, mostrando a misericordia do Pai aos seus pequeninos, como disse a presidente aos seus brasileirinhos... O filme retrada a estoria de 2 maes que perderam seus filhos e 1 que deseja o aborto... Nossa soh de lembrar me emociono.... Se nao assistiu o filme assista e verah tamanha beleza...Um beijao e muitas saudades... Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Mônica!!
    A cada dia que passa a admiro mais e mais.
    Você, além de ser única, é sensível e simplesmente MARAVILHOSA :-)
    Ah... se o mundo tivesse mais pessoas como você.. Não estaríamos vivendo esse caos.
    TE ADORO
    Débora Fernandes (ex-aluna Ibero)

    ResponderExcluir
  5. Carlos "cara de bebê" / curso Comex9 de abril de 2011 às 16:50

    PRO LINDA,mais uma postagem fantastica! Só acho que a senhora eh muito dura com a senhora mesma / to falando do pobre e dos 3 reais. Quer saber? Nada contra o pobre mas eh perigoso parar na rua pra falar com estranhos. E pior ainda, eh abrir a bolsa pra pegar grana ou quaquer outra coisa. A gente nunca sabe se tem alguem sacando a gente, neh? Desculpa falar isso mas eh que eu te gosto muito,prozinha, e num quero que nada de mau te acontece. Beijos e toda a minha saudade pra ti. Carlos "cara de bebê"

    ResponderExcluir
  6. Nilda Klein - Curitiba, PR10 de abril de 2011 às 10:45

    Monica, nem sei o que dizer diante da grandeza de sua alma! Cada vez mais aprecio e aprendo com teus textos e cada vez mais me emociono. Você só pode ser um anjo enviado por Deus! Passas por tantas provações (doença, desemprego, falta de dinheiro,provações) e ainda se crê em dívida com os outros(o maltrapilho, os catadores de papel). Sofres muito mas corajosamente vem aqui e expõe sua vida! Você me faz sentir que não tenho nada que queixar-me. Minha vida e tdo o mais são maravilhas. Confesso: estou choranda de emoção ! Minha linda , a presidenta Dilma tem que te conhecer e ajudar! Como será que envio um e-mail que seja mesmo lido por ela? Chegou a hora de fazermos algo bom por ti, mi amiga de Salamanca! Que Deus te abençoe. Beijos da tua pra sempre amiga Nilda

    ResponderExcluir
  7. De: Prof. Roberto de Almeida - auditor FV/USP
    Para: Profa. Monica Derito


    Minha Fantástica Amiga,

    Difícil não me emocionar com os seus textos. Aqui temos mais uma agradável postagem! Aqui temos mais um conjunto de lições de vida e de amor. Seu coração é tão bonito que até consegue entender a presidente Dilma!

    O texto "Melhorando Sempre" me é alentador; sinto-me mais leve ao ler o que é esperado de nós por Deus. Que bom!

    Minha amiga, só um elemento me deixa curioso e apreciaria sua opinião: E o assassino das crianças no Rio de Janeiro? Há perdão para ele? Merece ele a atitude dos moradores do bairro, que em um mutirão pintaram as acusações e os palavrões colocados no muro da casa onde ele morava? Aguardo sua opinião.

    Um grande beijo e um forte abraço do amigo

    Roberto de Almeida

    ResponderExcluir
  8. Alessandra Coutinho Flores11 de abril de 2011 às 23:01

    Oi professora, lembra de mim?Tenho tanta saudade de vc! Espero que esteja bem. Comecei a seguir seu blog. Muito bom! Você está sempre em meus pensamentos. Peguei esses dias o material da ibero, ahhh meu Deus, me deu mais saudade ainda!!! Deus te ilumine sempre. Me mande notícias... Beijos..

    ResponderExcluir
  9. Prozinha Amada,

    Uma perguntinha cuja a resposta já conhecemos: é a senhora a autora dos textos espíritas que desta postagem e da passada?

    Puxa, ficamos orgulhosos! Entendemos que a senhora comenta o comentario do Emanuel sobre trechos bíblicos. Putz, mas os seus comentarios são o máximo! A gente já leu alguma coisa espírita do Emanuel, especialmente por causa do Chico Xavier. E a gente le essas coisas em horas de dor. Mas a linguagem do Emanuel é dificil de entender. Não temos esse livro "Palavras da vida eterna", mas deve ser a mesma linguagem dificil e a senhora dá a sua explicação de uma forma poética e muito facil de compreender. Aí, prô!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!

    Beijos dos sempre fãs

    Vinicius, Fabiana e Vitória Rosa (FMU's Rose Family)

    ResponderExcluir
  10. Minha querida irmã,
    O ocorrido na Escola no Rio mostra a fragilidade da condição humana. Estamos diariamente expostos às pessoas invigilantes que vivem uma vida irreal. Nem todos é verdade, têm boa saúde mental e com isso podem cometer crimes contra aqueles que julgam os perseguiam ou no caso do Rio, pensa que são impuros. Todos ficamos chocados e com a presidente não foi diferente. Achei que foram lágrimas sinceras, vindas de uma mulher que antes do cargo que ocupa, é mãe.
    Querida, receba meu grande beijo.
    Kátia

    ResponderExcluir
  11. OI Mô
    Gosto muito de ler seu blog, nem sempre tenho tempo de mandar uma mensagem, mas saiba que estou sempre atualizada. Gosto muito das suas palavras e de como você passou a entender a vida. Pelo meu conhecimento espírita, saiba que você está no caminho certo de aprendizagem e que nós só partimos para um outro plano depois que completamos a nossa missão, geralmente de amor.
    Estou feliz por você estar escrevendo e peço a Deus que te de forças nesta sua caminhada.

    Um grande abraço da sua ex-aluna
    Dalila Giovanna

    ResponderExcluir
  12. Oi, professora. Finalmente passei por aqui.
    E pretendo voltar mais vezes. Bom saber que, apesar das decepções com o ser humano (como a tal médica, por exemplo), você tem mantido a esperança e a fé em Deus. Que Ele continue te abençoando muito e guiando seu caminho para que a Luz de Cristo brilhe cada vez mais na sua vida e na vida dos seus queridos.
    Bjos e fique bem,
    Viviane Villas Bôas.

    ResponderExcluir