Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



20 outubro 2010

PARA A MIRNA

O Blog CARDIO-LOGOS (que significa "emoção e razão") é dedicado à jornalista MIRNA LEANDRO DE CASTRO (foto), uma querida prima pouquíssimos anos mais velha do que eu e que, em nossa juventude, me inspirou ao trabalho inteligente com as palavras.

Competente, sorridente, ponderada, super simpática e dona de um coração generoso, Mirna exerceu um jornalismo em prol da informação correta, da inclusão social e do incentivo à cultura.

Tinha um tipo físico miúdo e traços delicados, mas seu coração, caráter humano e sede de conhecimento eram maiores do que o mundo! Dedicava extremado amor a seus pais e irmã e, ao constituir sua própria família, igualmente ao esposo e ao filho maravilhoso que juntos tiveram.

Mirna desencarnou prematuramente em agosto de 2001, quando eu estudava na Espanha. Um tumor cerebral levou-a para o outro lado da vida. Voou com a leveza de uma borboleta... E hoje nos assiste da forma como Deus lhe permite.

O espírito altruísta, curioso, perspicaz e decidido desta minha prima remete a uma citação do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832):

"Saber não é suficiente; temos de aplicar o conhecimento.
Querer não é suficiente; temos de agir."


É o que penso sempre que me lembro da Mirna. E lembro dela com os olhos marejados pelo exemplo dela... e com o coração ainda pesado, pois não tenho a determinação que ela tinha.

Seu paizinho sofreu mais uma perda depois desta filha. Mais recentemente, um câncer também levou a esposa amada, e o tio foi companheiro atencioso e presente em todos os momentos da enfermidade. Atualmente, encontro o tio Edgard, a quem não via desde outubro de 1984 (quando do falecimento do meu avô materno), no Centro Espírita que frequento, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. É prazeroso conversar com o tio, pois, apesar das "lambadas" da vida, ele mantém a fé acesa e uma enorme vontade de viver e de ser útil a seus semelhantes. A Mirna teve a quem puxar!

Nos anos em que corri demasiadamente na vida, em busca de realização profissional, coloquei de lado a convivência com muitas pessoas boas, como Mirna e sua família. Depois de incontáveis conquistas, também eu levei "lambadas" da vida, algumas das quais bem doloridas. No entanto, conversando com o tio Edgard, sinto-o como um instrumento de Deus a me dar sustentação espiritual para que eu readquira a energia perdida e encontre um novo caminho. Sinto, também, uma vontade indescritível de procurar as pessoas a quem julgo ter ofendido para rogar seu perdão. É o que tenho feito ultimamente... e meu coração e minha razão estão cada vez mais leves...


11 comentários:

  1. Mô, vc mostra as qualidades da prima Mirna e do pai dela. É muito bom saber sobre a sua família. Mas vc, por mais que se ache inferior a eles, foi, é e sempre será o norte da maioria das pessoas que te conhece. Vc é para toda a minha vida a minha professora mais querida, a melhor, a mais didática, a mais carismática, a mais humilde, a que tem mais conhecimento, a mais humana, a mais amada, a mais honesta, a mais gente. Qualquer trabalho que vc faça, dentro ou fora do ensino, vc sempre fará uma diferença positiva! Obrigadão pelo blog. Curto ler as coisas que vc escreve. Te amodoro! Bjs. Khalil Hommaid (ex-aluno/turma 1984)

    ResponderExcluir
  2. Monka, me amarrei no nome do blog e tb me sinto homenageada. Mas soh vc pra inventar uma palavra inteligente, que mostra o seu proprio jeitao de ser, uma pessoa ponderada. Putz, lamento pela tua prima mas agora comeco a entender essa veia jornalistica que vc tem. Eh de familia, huahauhauhauhauhau... Super beijo, Athina Kaihermes, a amiga grega.

    ResponderExcluir
  3. Monka, esqueci de dizer. O baby da foto eh vc. A mma cara linda de sempre, os mmos olhos lindos e azuis da cor do Mar Egeu, apesar da foto PB. :) Jah salvei. Filakia, Athina

    ResponderExcluir
  4. Professora, espero que lembre de mim. Sou o Vinicius Gonçalves Rosa, que foi seu aluno de literatura norte americana no último ano da FMU, 1989, e a senhora me apelidou de Mr. Rose. Eu era massagista e graças a senhora melhorei o inglês e fui dar aulas numa multinacional. Estou lá até hoje. Porém não sou mais professor: sou executivo. E viajo bastante, uso muito o inglês e sempre lembro da senhora com carinho e gratidão. Não só eu, mas a Fabiana também, aquela aluna que a senhora me apresentou. Então, a gente acabou se casando e temos uma filhinha linda, a Vitória. Moramos um tempo nos USA mas agora estamos de volta. Moramos no Rio. Eu "googled" a senhora e achei várias referências. E um amigo meu aqui do Rio falou do seu Orkut e desse blog. Como não uso Orkut, vim aqui e tive a surpresa de ver que a senhora continua a mesma, super jovem, e com o mesmo sorriso lindo daquela época. Lendo sua única postagem, ficamos, a Fabi e eu, encantados, porque a senhora está mais humana ainda. Como isso é possível? A senhora deve ser um anjo! Meu amigo vai me passar o seu e-mail e vou escrever melhor. Mas registro aqui todo o meu agradecimento a nossa mestra mais adorada. Beijos de Mr. & Mrs. Rose. - P.S. Espero ler mais postagens suas neste blog!

    ResponderExcluir
  5. Mô,
    querida
    amei seu novo blog
    saudades de montão
    Amo vc
    Beijos
    Carla

    PS: as crianças tb mandam lambeijos

    ResponderExcluir

  6. Fico feliz em saber que vc voltou... sempre gostei de ler as lindas coisas que escreve. Por favor, não pare! Beijos

    ResponderExcluir
  7. AOS QUE COMENTARAM

    Queridos e queridas, obrigada pelos comentários! Asseguro-lhes que minha prima Mirna, lá no andar de cima, está muito satisfeita com a atenção que lhe está sendo dada. E, aqui no andar térreo, meu tio Edgard está emocionadíssimo!

    CONVITE: aos que visitaram o blog mas não comentaram (Alguém mais?), fica a minha humilde rogativa para que escrevam!


    :: F E E D B A C K ::

    1) KHALIL, seus comentários são comoventes. Parece até que vc conheceu a Mirna e que conhece o tio Edgard. Obrigada! Todavia, ao expressar o ano de sua formatura, vc acabou entregando a minha DNA (= Data de Nascimento Avançada), rsrsrs...

    2) e 3) ATHINA, não sei se tenho veia jornalística ou se sou apenas uma "véia" metida a jornalista, rsrsrs... Enfim, como vc sabe, amo escrever! Ah, e parabéns, greguinha: vc foi a primeira a identificar o bebê!

    4) VINICIUS (MR ROSE), o seu comentário merecia até uma postagem inteira no blog! Fico feliz em saber que funcionou o meu "lado Cupido". Vc e Fabiana juntos, e ainda com uma filhinha! Parabéns! E vamos retomar o contato, com certeza!

    5) CARLINHA DUTRA, vc está em toda a parte, não?! Fico feliz que tenha encontrado o meu blog e comentado. Obrigada! Sinto-me, assim, menos só nesta estrada que ultimamente tem se mostrado tão tortuosa para esta sua ex-professora, mas amiga para sempre. Saudades suas também. (Retribuo os lambeijos com beijos)

    6) SUELI, que felicidade saber que vc, minha amiga, também passou por este espaço e registrou seu comentário. Espero que continue a apreciar as postagens e que as comente! Afinal, como eu disse, esta deve ser minha última tentativa de blog. Vc pede que eu não pare... Ok, mas preciso saber e sentir que tenho leitores... Vc não concorda? Siga-me!

    ResponderExcluir
  8. Mô, na época da falecida Ibero, eu morava em Ribeirão Pires e tudo era sacrificado e longe para mim. Lendo seu blog agora, vejo quanto meu sacrifício foi recompensado... lendo sobre sua prima Mirna, vejo quanto o mundo ficou mais próximo para mim pois morei no Cambuci e até já ouvi muito falar dela, principalmente do passeio ciclístico em sua homenagem... vendo que vc frequenta um centro na Vila Mariana (e eu moro na Vila Mariana agora), vejo que o mundo realmente é menor do que a gente imagina. Eu nunca me considerei uma cidadã do mundo, como vc chega a citar, mas meu mundo é muito mais amplo e as distâncias se encurtaram muito graças a vc, mestra incansável com resposta para todas as dúvidas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. :: F E E D B A C K P A R A R O S A N A ::


    Oi, Rosana!
    Fico super feliz com a sua visita e com o fato de ter lido este Blog, inclusive a 1ª postagem, sobre a Mirna.
    Vc tem razão em dizer o quanto o mundo pode ser pequeno, o quanto as distâncias podem ser encurtadas. Aqui estamos vc e eu (encarnadas) e Mirna (desencarnada); o bairro do Cambuci; o bairro de Vila Mariana...
    Pois é, minha querida, aproveito o ensejo para pedir um favor e dar uma satisfação:
    1) O pedido: identifique-se melhor da próxima vez em que comentar. Acho que sei "qual" Rosana é vc, até por causa do Orkut, mas prefiro ter certeza. Please!
    2) A satisfação: como vc pode ver, passei mais de um mês sem postar. Foi o tempo para cuidar da saúde e para voltar aos estudos. Prossigo nas duas batalhas, porém algum tempo livre surge agora para que eu volte ao Blog. E comecei por aqui, por comentar o seu comentário. Obrigada por esta oportunidade!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Rosana Gomes Aranha1 de abril de 2011 às 09:23

    Oi Mô, foi a primeira vez que comentei um blog, por isso acho que não me identifiquei corretamente. Eu sou a Rosana Gomes, de uns anos para cá, Rosana Aranha, me formei na turma de 1994. Foi no meio da sua aula que recebi um tanto de flores... grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Haha...
    Se, como ajuda da numerologia, eu tivesse apostado... ganharia!!!
    Foi msm em vc que pensei, Rosana Gomes "Spider" (de uns anos para cá, como vc comenta). Eba!!!
    Mto obrigada por me atender em meu pedido. Agora sua I.D. está completa, e eu... eu fico mais feliz. Pfv, prossiga identificando-se nos próximos comentários para que outras pessoas aprendam tbm. Há pessoas que não comentam pq não sabem como fazê-lo. E é legal que as ajudemos, não é msm?
    Super beijo e obrigada novamente!

    ResponderExcluir