Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



25 outubro 2010

SOBRE O TÍTULO DO BLOG




Caros leitores:

Mais uma vez inicio um blog. Para quem já teve dois ("Blog da Paz" e "Blog da Monica Derito"), este dá sinais de ser minha última tentativa.

Como não sou artista ou pessoa de relevância social e/ou econômica, e como minhas ideias costumam ser ponderadas, meus blogs nunca tiveram muitos acessos, convidando-me, pois, a deletá-los. No entanto, como ainda havia quem me pedisse que voltasse a escrever e divulgar meus pensamentos, aqui estou novamente.
Terceiro blog!


Segui minha intuição e intitulei-o CARDIO-LOGOS, com o uso de hífen ( - ), para mostrar minha eterna busca de equilíbrio entre "emoção" (cardio) e "razão" (logos), algo que fica evidenciado em meus textos. Antes, porém, confesso haver concebido a palavra CARDIOLOGOS sem hífen, ou seja, uma palavra única e paroxítona, com pronúncia requerendo que se considerasse a sílaba LO como a mais forte (a chamada sílaba tônica).
CARDIOLOGOS

O problema: não posso usar acento gráfico, pois a regra explica que paroxítonas terminadas em OS não são acentuadas. Assim, leitor, não acentue tal palavra no papel, mas aplique a pronúncia "cardioLOgos", por favor!
Foi aí que recebi uma sugestão:

- Mônica, que tal "cardiólogos"? É proparoxítona e, portanto, acentuada!

Minha resposta:

- Não dá, pois a palavra "cardiólogos" significa "cardiologistas", os "médicos especializados em coração", o nobre órgão muscular!

Ai, meu coração, quanto impasse!!!

Poderia eu ter criado o neologismo "cardiológus", pois, terminando em "us", tal paroxítona exigiria acentuação gráfica na sílaba "lo". Todavia, não seria esta uma decisão extrema de minha parte? É, minha gente, não é fácil trilhar o "Caminho do Meio", como pregado por Sidarta Gautama, o Buda!

Decisão: mantenho CARDIO-LOGOS, como pensara inicialmente, com o uso de hífen ( - ), e faço uma postagem especial aos leitores (esta aqui). Um senão: ao tentar registrar o endereço eletrônico do blog, deparei-me com a inviabilidade de usar "cardiologos", haja vista a preexistência de tal URL (sigla inglesa para Uniform Resource Locater, ou seja, "Localizador-Padrão de Recursos").

Assim, meus queridos,
quando da digitação do endereço deste Blog em seu browser ("navegador"),
e/ou de sua recomendação a amigos, lembrem-se bem:



Nota curiosa: a palavra "parotona" é proparotona!

7 comentários:

  1. Professora, sou a Fabiana, esposa do Mr. Rose. Nossa, a senhora continua lindinha como sempre! E com aquele coração de ouro! Estou lendo o seu blog. Li sobre a Mirna e lamento. E agora li sobre o próprio blog. Ai, prô, só a senhora pra dar tanta satisfação assim e ainda conseguir brincar com as palavras de um modo inteligente. É por isso que todo mundo amava e ama a senhora. O Vinny vai pegar seu e-mail com um amigo e a gente vai escrever. E se a senhora permitir, voltar a ter contato freqüente, assim como naquele ano gostoso que a tivemos como professora. E queremos que a senhora também conheça a nossa filha. Será que ela um dia vai ter a sorte de ter uma professora tão maravilhosa como a senhora? Só agora, sendo mãe, é que me preocupo com essas coisas, coisas que nem sempre a gente dá valor quando mais nova. Mas é a vida, né? Beijokas da Fabiana, do Vinicius e da Vitoria, a "Rose Family", hahaha

    ResponderExcluir
  2. Monkinha, amei tua explicacao sobre blog. Vc consegue brincar com o portuga, essa lingua tao dificil. Bom, nao posso falar nada neh, o grego eh terrivel, huahauhauhauhauhauhau. Escuta, a foto baby tah linda, mas vai uma perguntinha: vc soh vai deixar ela? vc nao vai postar outras fotinhas? Quero copiar tudo. Filakia, Athina a grega

    ResponderExcluir
  3. O minha pro querida do coração, obrigadão por começar este novo blog! A gente sabe que vc está escrevendo sempre mas dá uma saudade de ler seus textos - e ouvir vc. E depois que vc foi embora, só mmo pela internet. Valeu a homenagem a sua prima. Não conheci ela mas, com o seu post, dá pra ter uma ideia dela e ver mt coisa em comum com vc. E o post do blog esclarece tudo, particulramente pros burrinhos que não prestam atenção em nada. Hauhauhauhau Eu tb sou burrinha: nunca tinha notado que a palavra paroxítona era proparoxítona! Caraca, deviam ter mudado isso na tal reforma ortográfica... Beijão da Silvia War, "a Lenda"

    ResponderExcluir
  4. Professora Monica, nessa de babarmos por nossa Vitória, esquecemos, Fabi e eu, de dizer que a senhora já era linda quando bebê! Abraços e beijos da "Rose Family".

    ResponderExcluir
  5. What a wonderful idea for a blog, Professor Monica! It matches your friendly nature and intelligent actions. I'll be a loyal reader, I promise. Loyalty is the least I can do for you after all you've done to me. You've helped me loads with both your "cardio" and your "logos". And I am and will forever be grateful to you. Oh, and congrats on your pic. You were also cute as a baby! Best wishes from WILL, your New Yorker pal at the Consulate of Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Monica, I apologize for writing in English! As you know, I quite understand written Portuguese, but my Portuguese composition skills still have a long way to to! Kisses from WILL.

    ResponderExcluir
  7. AOS QUE COMENTARAM

    Queridos e queridas, obrigada pelos comentários! Agradeço sua atenção aos meus devaneios sobre a Língua Portuguesa e a questão de qual título dar ao blog.

    CONVITE: Aos que visitaram mas não comentaram (Alguém mais?), fica a minha humilde rogativa para que escrevam!


    :: F E E D B A C K ::

    1) FABIANA, obrigada pela visita, pelo comentário e por externar sua preocupação com o futuro da Vitória, sua filhinha com o Mr Rose. Sabe o que disse, certo dia desses, a Rosana Jatobá, a gravidíssima jornalista da Globo que transmite a previsão do tempo? Disse que "assim como precisamos deixar um Planeta melhor para os nossos filhos, precisamos deixar filhos melhores para o Planeta"! Assim, querida, apesar da escola e da sociedade, a responsabilidade é sua e do Vinicius. Tarefa difícil com tantas tentações no meio... Mas vcs são "dez" e vão fazer um excelente trabalho! Boa sorte!

    2) ATHINA, só vc para me elogiar desta forma, rsrsrs... Obrigada! Quanto à Língua Portuguesa, esta é super complexa! E confesso o pouco conhecimento que tenho. Sobre colocar mais fotos minhas no blog, prometo pensar. Uma coisa já fiz: como os leitores não descem a barra de rolagem completamente, levantei a foto da "baby Mô". Acho que agora, pelo menos, mais pessoas vão vê-la!

    3) SILVIA WAR (A LENDA), quantas saudades suas!!! Sabe que outra pessoa também faturou o apelido "a lenda"? Bem, mas isso foi em anos mais recentes, rsrsrs... Pois é, quanto à Língua Portuguesa, é super interessante constatar que a palavra "paroxítona" é "proparoxítona" (e o mesmo ocorre com "oxítona"). É uma língua linda e complexa, e tiro o chapéu aos que a dominam de verdade. Volte e escreva mais!

    4) VINICIUS & ROSE FAMILY, obrigada pelo comentário elogioso sobre a foto da "baby Mô"! Ela ficou vermelhinha!!!

    5) e 6) WILL, seu português é muito bom, acredite! Mas, enfim, fique tranquilo para continuar escrevendo em inglês! Tenho saudades suas e da linda New York, que sempre me recebeu tão bem. Saudades também de todos do Consulado. Quanto ao blog, sua visita e comentários me honram muito. Obrigada!

    ResponderExcluir