Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



19 fevereiro 2011

TALVANI EMPREENDEU A GRANDE VIAGEM




Amados Leitores e Amadas Leitoras:

Talvez eu devesse ter elaborado esta postagem na terça-feira 15, quando soube do ocorrido. Porém, minha emoção (cardio) e minha razão (logos) precisaram de um tempo para superar, ainda que só um pouco, por enquanto, a tristeza da notícia.

Pois é! Eis um assunto do qual quase todos os seres humanos têm algum receio: a MORTE. Talvez não seja a morte em si que nos assuste, porém o desconhecido. Para os seguidores da doutrina espírita, bem como para os seguidores das religiões reencarnacionistas, o "desconhecido" não é tão desconhecido assim, e, portanto, o medo não faz sentido.

Contudo, há, lá no íntimo de cada pessoa, ainda que espírita, algumas perguntas que nos fazemos repetidamente:

1) Quando será a minha hora? Conseguirei prever? Alguém conhecido virá me buscar? Irei para um lugar bom? Tenho merecimento para almejar lugares bons? Como Deus me vê? Qual o conteúdo da minha malinha espiritual?

2) Como reagirão os meus familiares? Estão preparados para viver sem mim? Vão sofrer com a minha partida? Ou vão ficar felizes?

3) E as pessoas com quem convivo no trabalho, no templo religioso que frequento, nos lugares por onde ando? Alguém sentirá a minha falta? Haverá críticas à minha pessoa?

Estas são algumas das questões que nos cercam e que devemos encarar com seriedade para que tenhamos a coragem de ver o que estamos colocando na nossa bagagem espiritual. Sim, porque não vamos carregar títulos, ouro, dinheiro, fama, diplomas, honrarias, medalhas etc. Nada disso tem valor para Deus! Muitas vezes, pessoas analfabetas, pobres e desempregadas têm muito mais mérito do que os chamados doutores... Aqueles catadores de papel que abracei e com quem orei um Pai-Nosso, por sugestão de um deles, podem ter uma alma mais pura do que a minha... Podem ter mais merecimento do que eu em relação ao lugar para onde suas almas serão atraídas quando de seu desencarne...

Observação: Para quem não sabe do que estou falando, rogo que leia a postagem MENSAGEM DE NATAL ATÉ PARA QUEM NÃO É CRISTÃO (18/12/2010).

É bom que começemos a pensar na nossa bagagem espiritual... E que nos empenhemos em fazer por merecer um bom lugar. Há dois milênios, Jesus proclamou: "Há muitas moradas na Casa do meu Pai". E no meio do século passado, o espírito André Luiz, ao escrever NOSSO LAR, por intermédio da mediunidade do saudoso Chico Xavier, ofereceu exemplos sobre merecimento e não merecimento. Aos que têm curiosidade em ler o livro, mas acham que não o vão compreender, há o filme NOSSO LAR, lançado em circuito nacional em setembro do ano passado, cujo DVD está previsto para o início de abril de 2011.

Pois é, amados e amadas, meu amigo super gente boa TALVANI NOLASCO teve um infarto fulminante na noite do domingo passado, dia 13. Era baiano de Salvador, engenheiro, casado com a Gisa, feliz com sua família, seus amigos e seu trabalho (Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia). Tinha apenas 10% de visão, o que não o impediu de receber mérito especial (diploma "cum laude") quando de sua formatura, e que não o impedia de fazer maravilhas na tela de um computador. Homem de bom gosto, era fã da soprano inglesa Sarah Brightman, a quem teve o inenarrável prazer de conhecer pessoalmente em outubro de 2009, quando esta veio ao Brasil para três apresentações (duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro).

Foi por ocasião desses shows da Sarah que conheci o Talvani. Já nos conhecíamos virtualmente, devido ao fato de pertencermos ao único fã-clube brasileiro reconhecido pela cantora! Talvani e eu trocávamos e-mails e ideias... E nos conhecemos pessoalmente num encontro de fãs, dois dias antes do primeiro show do "Anjo da Música" em terras brasileiras.

Eu não cheguei a conhecer o Talvani tanto quanto gostaria, e tanto quanto ele merecia, mas o conheci o suficiente para afirmar, com toda a propriedade, que o coração que parou na noite do dia 13 era um coração amigo, leal, generoso, cheio de bom humor e paz. Amou muito e foi muito amado. Não fazia questão de ser lembrado ou mencionado por suas inúmeras boas ações. Fazia questão, isso sim, de fazer o bem e de realizar suas tarefas com amor.

Visualizo Talvani num lugar lindo! Imagino que ainda esteja dormindo um sono reparador, pois seu desencarne foi rápido e inesperado. Mas sei que "sente" as nossas preces e que, quando acordar", ouvirá cada uma delas. Quando estiver readaptado ao mundo espiritual, que é a nossa verdadeira Pátria, terá lindas missões a cumprir e, certamente, as cumprirá com um amor igual ou ainda maior do que aquele que mostrou aqui na Terra.

Talvani e Sarah Brightman, 20/10/2009, Credicard Hall, São Paulo.
O Amigo realizou o sonho de conversar com nossa Diva!

Não vou discutir as decisões de Deus, ou seja, apesar da saudade, não vou discutir a partida do Talvani. Sei três coisas: (1) Talvani está num lugar bom e está cercado por protetores e médicos espirituais. (2) Deus está chamando anjos aqui da Terra para que se juntem a Ele, para que, com Ele, preparem a entrada efetiva da Era de Aquário no Planeta Terra. (3) Quando vemos amigos de nossa faixa etária desencarnarem, é bom que nos preparemos também. Talvani não é o primeiro amigo de minha faixa de idade a desencarnar. Outros se foram antes dele... Não nos é dado conhecer o tempo de Deus. E cá entre nós, é melhor assim! De minha parte, estou procurando me manter "antenada" e olhando minha "malinha espiritual". Afinal, não é segredo que não me sinto bem. E estou cansada de sofrer humilhações diversas (ainda que sejam provações - e talvez o sejam -, não consigo fingir que está tudo bem e sair sorrindo por aí). Há muitas pessoas encarnadas que têm uma sorte danada em relação às besteiras que me dizem e/ou fazem, pois não sou violenta nem malcriada: vou engolindo os sapos! Enfim...

"Valeu, Amigo Talvani! Você fez uma diferença positiva!
Paz e Luz para você!"

"Família do Talvani, muita força para vocês!"


PARA REFLETIR:

A morte

A morte vem de longe
Do fundo dos céus
Vem para os meus olhos
Virá para os teus
Desce das estrelas
Das brancas estrelas
As loucas estrelas
Trânsfugas de Deus
Chega impressentida
Nunca inesperada
Ela que é na vida
A grande esperada!
A desesperada
Do amor fratricida
Dos homens, ai! dos homens
Que matam a morte
Por medo da vida.

(Vinícius de Moraes, 1913-1980)

5 comentários:

  1. É, Amigo Talvani!
    A morte é temida... Tão temida que, até agora, só eu ousei comentar aqui.
    Há uma semana vc está na Espiritualidade. E há uma semana oro por vc para que alcance a PAZ e a LUZ.
    Que Maria de Nazaré te abrigue em seu manto!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mô,
    ele está bem!
    Está ao lado do Homem mais maravilhoso do mundo!
    Take care!
    Saudades de montão.
    Love,
    Carla

    ResponderExcluir

  3. Sinto muito pelo seu amigo!
    A morte ainda me dá medo. Tento, mas não sei lidar com isso...
    Beijos, Sueli.

    ResponderExcluir
  4. Minha Prezada Amiga Profa. Monica,

    Meus sentimentos a família do Talvani e a você também.

    Pelas fotos, parece-me ter sido muito simpático, o chamado gente boa de verdade. Portanto deve estar sentado no colo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Fico feliz em saber que Talvani realizou seu sonho de falar com a linda cantora. Vou confessar uma coisa: este também é um sonho meu! Mas será que a moça voltará a se apresentar no Brasil? No ano que você menciona na fotografia, 2009, eu soube das apresentações apenas depois de ocorridas e mesmo assim por acaso. Não sei se não houve publicidade suficiente ou se eu "comi bola", como costumam dizer por aí.

    Nesta noite vou rezar pelo seu amigo, pela família dele e pela volta da Sara ao Brasil. Fica mais fácil ve-la aqui, minha agenda de trabalho é apertada.

    Forte abraço do amigo Roberto

    (Prof. Roberto de Almeida, auditor FV/USP)

    ResponderExcluir
  5. Querida professora,
    Ando mto preocupada com vc. Rogo a Deus que a proteja e saiba que mesmo longe fisicamente, procuro estar sempre por perto de ti.
    Amo mto vc, mesmo sendo eu uma pessoa hostil (vc se lembra desse episódio em uma de nossa aulas de licenciatura...rsrsrs.) Não querendo ser chata ou intrometida, gostaria mto de visitá-la e te dar um abraço super apertado.

    Vc é linda :-)
    Um gde bj
    Débora (Ex-Ibero)

    ResponderExcluir