Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



09 fevereiro 2011

BODAS DE TURQUESA: HISTÓRIAS E PÉROLAS





Queridos Amigos,

Lembram-se de mim? Sou o Renato, marido da Mônica. Voltei para trazer uma nova colaboração a este Blog. Espero que gostem e que comentem!



Para começar, uma pergunta: Vocês conhecem a turquesa?

O Dicionário Aurélio da Língua PortuguesaNovo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.11, de 2004 – define turquesa como sendo um mineral triclínico, azulado ou esverdeado, fosfato hidratado de alumínio e cobre, usado como pedra preciosa.



Para os budistas tibetanos, a turquesa é uma pedra sagrada. Para os esotéricos, ela protege contra a poluição do ambiente, e ainda melhora a meditação, a circulação e a paz de espírito. Tem grande poder de cura, absorvendo para si os sentimentos negativos que poderiam vir a seu portador. Sua cor muda quando o portador está doente ou quando algo desagradável está para acontecer. É um símbolo do “mar” e do “céu”, que, respectivamente, falam da “profundeza da alma” e da “ascensão ilimitada”.



Pois é, no último dia 1º de fevereiro, a Mônica e eu fizemos 18 anos de casados, ou seja, “Bodas de Turquesa”, de acordo com a convenção.


Como ela me aguentou e continua aguentando?! Só Deus sabe!!! Rsrsrs... Será que a paciência que ela  demonstrou ao longo desses anos todos se transformou nas incontáveis dores de cabeça que a afligem? Pobrezinha! Rsrsrs...


Falando sério, gostaria de compartilhar com vocês algumas histórias e pérolas desses 18 anos. E a primeira já conto aqui: nunca consegui saber ao certo a cor dos olhos da Mô. Para mim, os olhos dela são verdes. Para o sistema de identificação das autoridades (Polícia Civil e Polícia Federal), são azuis. E vocês, o que acham?




DURANTE O NAMORO

Um certo dia, durante o período de namoro, a Mônica me pediu para tomar conta do Pablito enquanto ela estivesse trabalhando. O Pablito era um cachorrinho espetacular, dotado de uma meiguice ímpar. É claro que eu aceitei o convite de imediato!

Começamos a brincar com uma bola de plástico, creio que de cor roxa. Eu chutava e ele interceptava a bola com as patinhas. Mas, como todo bom goleiro, deixou passar uma que lhe acertou o olho esquerdo. E não é que ele, valente, continuou jogando, mesmo com um olho aberto e outro fechado?

Na verdade, se um de nós ficou apavorado, este fui eu: o tempo passava, a Mônica estava para chegar, e nada do cachorro abrir o olho. Cheguei até a pensar que ele estava me sabotando, rsrsrs... Contudo, segundos antes da Mônica colocar a chave na porta, o Pablito abriu o olho. Ufa!!!



A PRIMEIRA VEZ NA CASA DA MINHA MÃE

Minha família é daquela safra de imigrantes italianos que vieram em busca de uma vida melhor no Brasil. Meus pais e irmãos, como todos os descendentes de italianos dessa leva, falam em voz alta e usam as mãos o tempo todo para se comunicar (Eu não faço mais isso, porque a Mô me adestrou, rsrsrs).

Um belo dia, levei a Mô para conhecer a italianada, e o resultado não poderia ter sido outro: em certa parte da conversa, ela achou que estávamos todos brigando, rsrsrs... Pobrezinha! Logo ela que vem de uma família parecida, mas que, por força das circunstâncias, ou seja, por ter vindo para São Paulo ainda menor de idade para estudar, foi autodidata e aprendeu comportamentos mais comedidos para um convívio sadio nas vagas em que morou.

Ainda bem que ela se acostumou conosco, né?! Rsrsrs...



7-ELEVEN EM LONDRES

Amigos, só vendo mesmo para crer!!!

Durante o Mestrado da Mô, tivemos a oportunidade de passar uns tempos em Londres. Certo dia, havíamos ido a Stratford-upon-Avon, cidade natal do grande Shakespeare. Havíamos andado muito, mas muito mesmo a pé (e só a pé) sob intenso frio. Quando desembarcamos do trem em Londres, na famosa Paddington Station, já era tarde, e estávamos muito cansados. Ao contrário da Mônica, eu, quando fico cansado fisicamente, perco parcialmente minhas faculdades mentais, que já não são muitas, rsrsrs...

Bom, passamos por um 7-Eleven antes de nos recolhermos. Nada como dormir de barriga cheia, né? Faz um mal danado, mas é super gostoso, especialmente quando faz muito frio. Brrrrrrrrrrrr... Pois bem, enquanto escolhíamos os itens que compraríamos para comer em casa (pães, leite, queijos, etc), falávamos em português. Na hora de passar pelo caixa, fomos atendidos por um rapaz muito gentil e falante. Perguntou-nos em que idioma falávamos entre nós e, quando respondemos “Portuguese”, veio a questão que não queria calar: de onde éramos? Naquela época, os brasileiros eram mal vistos na Inglaterra, e, portanto, respondi de acordo com os nossos passaportes europeus:

- Sou italiano e minha esposa é portuguesa.

O rapaz quase caiu da cadeira de felicidade!!! Dirigiu-se a mim, quando já estávamos praticamente saindo da loja e, todo alegre, perguntou:

- Como se fala “boa noite” em italiano?

Eu, que mal conseguia ficar em pé, respondi:

- Buon giorno.

E lá ficou ele na porta da loja, acenando quando de nossa partida e gritando, às 10 da noite:

- Buon giorno! Buon giorno!



PERDIDOS EM LONDRES

Um policial típico de Londres
(não o que encontramos!)
Um dia, ao sairmos de um museu, pegamos um ônibus para outro museu, porém do outro lado do Tâmisa – um lado menos turístico naquela época, mas que hoje está ganhando muitas atrações, como, por exemplo, a imensa roda-gigante conhecida como “London Eye”.

Londres... Olha que tem museu que não acaba mais nessa cidade! E é um sobe-e-desce de ônibus e metrô... Acabamos nos perdendo e decidimos parar um guarda que estava passando. O jovem guarda prontamente respondeu, deixando à mostra a falta de vários dentes em sua boca, principalmente os incisivos superiores (os da frente). O nosso espanto foi tão patente que ele, muito solícito, deve ter pensado que não havíamos entendido as coordenadas. Repetiu-as mais devagar, e, como ainda nos mostrávamos surpresos com a falta dos dentes, repetiu-as uma terceira vez, sempre sorridente.



PEGANDO UM TEATRO OU PEGANDO NO SONO ?

A Mônica é uma senhora paciência, uma pessoa motivada pelo intelecto e pelo prazer do conhecimento. Já não posso dizer o mesmo no meu caso... Enquanto os olhinhos da Mônica brilham pelo prazer do desconhecido, os meus se fecham. Toda vez que saíamos lá em Londres, eu acabava dormindo em algum lugar. Quando fomos ao Planetário, por exemplo, fiquei maravilhado com o espetáculo de luzes e cores durante uma apresentação sobre o espaço sideral. Mas, 5 minutos depois, já estava dormindo, rsrsrs... Só acordei quando a Mô me chamou, avisando que o espetáculo acabara. Enquanto eu estava todo amarrotado de sono, ela trazia um sorriso nos lábios, e seus olhos estavam marejados devido à beleza de tudo o que vira!


O mais engraçado aconteceu quando fomos ver uma peça de teatro. Era “An Ideal Husband” (O Marido Ideal), uma comédia de Oscar Wilde, com um elenco de primeira. A Mô vibrou com a oportunidade de ver, no palco, uma de suas atrizes europeias prediletas, Carol Drinkwater. Eu estava cansado demais, depois de caminhar um dia inteiro no frio, e, após as primeiras falas, já estava dormindo. Acordei com a Mô me cutucando. Ela disse:

- Renato, você roncou alto e as pessoas próximas estão olhando e comentando! A senhora atrás de você até falou ao marido: “Esse homem está dormindo!”

Pudera, né?! Marido perfeito não existe! Rsrsrs...


Ana e Carlos, dois de meus muitos irmãos, e a Mônica (fotógrafo: eu)



O mesmo não aconteceu em “O Fantasma da Ópera”, musical apresentado no imponente Her Majesty’s Theatre. Nem pisquei os olhos! A música e o cenário eram tão envolventes que... Bem, não sei. Honestamente, o musical me arrebatou desde o início, mas não posso negar um certo medo. E se um fantasma de verdade aparecesse, puxasse minha orelha e dissesse:


- Acorda, rapaz!!!

Hahaha... É claro que não acredito em fantasmas, bruxas, almas penadas, etc... Mas há um ditado popular a respeito, e não custa nada segui-lo:


"No creo en brujas, pero que las hay, las hay!"



Abraços a todos!

Renato










===========================================
Monica Derito diz: "Amados & Amadas, novamente contamos com
a valiosa colaboração do Renato, meu marido, que está ansioso
para receber seus comentários sobre esta postagem."


18 comentários:

  1. Hi, Mô!! Estou sumida, mas passo sempre por aqui. Outro dia, ensaiei um comentário, mas acabei saindo sem postar. Hoje, não!!! Menina, adorei o Renato escrevendo! Tão solto, descontraído. Tanto carinho implícito em suas palavras... Amei. Vc merece, dearest! Abçs ao Renato, vc e quadrilhinha. LOVE/Ízabel

    ResponderExcluir
  2. Adorei ler seus textos Renato! Continue escrevendo.
    Parabéns pelas Bodas de Turquesa! O amor de vcs é muito lindo.
    Nunca vou me esquecer daquele dia... foi no aniversário de dois anos da Carol que a Mô
    me contou que iriam se casar. Fiquei feliz!
    Ah... sabia que fiz Bodas de Prata no dia 1o. de fevereiro, também?
    Abraços carinhosos a vcs dois,
    Sueli

    ResponderExcluir
  3. Carlos "cara de bebê" / Comex10 de fevereiro de 2011 às 13:08

    Oi Renato, blz? Vc eh mt doido, meu! To rindo até agora com as tuas pérolas e nem sei dizer qual eh a minha favorita... Bom,tavez a do bon gorno... Vc eh professor e ensinou errado o cara da 7eleven. Cade a responsa? Huahauhauhauhau... Vai ta' cansado assim na... Sabe ,vc me lembra um professor que tive (eu fiz Comercio Exterior lá na facu). Tocou o celular duma mina que adorava desafiar a nazista de psicologia. O professor de economia disse: "o menina, pq vc não usa o vibrador?" Meu,foi mt irado e não teve clima pra aula continuar, huahsuhauhauhauhau. Então, po Renato, mas eu não te imaginava assim tão trapalhão (na amizade!) Quando eu e uns caras da minha classe víamos vc esperando a NOSSA PRO MONICA lá na garagem da facu, vc parecia ser um cara fechado. Ela vinha e sorri pra vc e entrava no carro. E aí vc arrancava,parece que tava com pressa, cabrero. Mas então, agora vendo as tuas perolas vejo que vc eh um cara manero e baguncero! Olha,cuida bem da turquesa,da rainha que Deus pos na tua vida! A pro Monica eh uma pessoa mt especial e mt amada por um monte de gente. Só os ignorantes não devem gostar dela. Mas ignorante não eh gente, concorda? Trata ela bem. Eu sinto atraves do blog que ela anda tristinha tristinha. Faz bastante pérola pra ela, ta'? Parabéns pelo texto inspirado e um gde abraço pra vc. E manda um beijo meu pra pro, não esquece! Abraço do Carlos 'cara de bebê" / Comex

    ResponderExcluir
  4. Prezado Renato,

    Ficamos maravilhados com as suas historias e pérolas. Minha mulher, a Fabi, prefere imaginar o policial desdentado, enquanto eu prefiro imaginar a Profa. Monica perdida entre os gritos da sua familia. Difícil é imaginar que a família dela seja parecida, porque ela é uma "lady". Mas ela sempre nos disse que ela vinha de uma familia de imigrantes pobres (agricultores pobres, eu acho.)

    Renato, parabéns pela postagem, pelo texto leve, informativo e divertido, pelas Bodas de Turquesa e por essa rainha com quem vc casou, a Profa Monica. Pede pra ela escrever as pérolas dela também. Ela deve ter algumas ou muitas. Aqui no blog ela já contou aqueles diálogos com as secretárias de médicos, da aluna que pediu pra ela colocar a hemoroida dela (aluna) pra dentro. Deve ter outras historias, né?

    Então, Renato, mas o que está acontecendo com a nossa professora? Nada contra as tuas postagens que são ótimas. Mas essa silencio da professora encomoda. Ela está doente? Manda um beijo nosso e toda a nossa torcida pra ela, por favor.

    Abraços,

    Vinicios e Fabiana (Mr. e Mrs. Rose, como a professora nos apelidou)

    ResponderExcluir
  5. Nilda Klein / Curitiba, PR11 de fevereiro de 2011 às 18:24

    Renato, ! los ojos de Monica son azules !
    Vergüenza você não saber isso!!!
    Desculpa o tom, rs, não quero ser grossa. Mas é que nós mulheres prestamos mais atención. E eu sei que os olhos dela são azuis. Ou pelo menos são azuis lá na España, um pais que faz ela muito feliz. Vocês nunca pensaram em se mudar para lá? Os 2 tem cidadania européia, são sossegados, são inteligentes e formam um casal bonito!
    Ai, eu adorei o seu post, Renato! Tanta trapalhada e o coração leve para contar tudo. E sempre colocando a Monica lá encima, que é o lugar que ela merece estar. Mas aquela pérola do BUON GIORNO tarde da noite, ah, é demais! Parece eu falando para a Monica que alguem estava cozinhando "ajito" perto da universidade. Ahaha No fim, o "ajito" estava nela mesma, ela te contou?
    Fala pra Monica que estou com saudades. Gostaría muito de rever ela, seja em São Paulo, ou aqui em Curitiba (vocês 2 são bienvenidos) ou melhor, em Salamanca!
    Beijos e parabéns ao casal da amiga Nilda

    ResponderExcluir
  6. José Roberto Porta Furtado11 de fevereiro de 2011 às 20:58

    Bom dia, Renato!

    Li o blog e percebi o amor entre vocês e a religiosidade e a bondade que a Monica emana.
    Grande abraço a vocês e que Deus os abençoe.

    José Roberto

    P.S.
    Não sei qual a cor dos olhos da Monica, mas sei que são lindos.

    ResponderExcluir
  7. Azul da cor do Mar... essa é a cor...
    Renato e Mônica, parabéns por essa união e que Deus derrame sobre vcs muitas benção de paz, harmonia, saúde, alegria de viver, união e progresso em todos os sentidos das suas vidas.

    Penso sempre nessa querida amiga e professora e aproveito este momento para mandar a ela muito amor em vibrações de paz e saúde.
    Mande a ela o meu abraço e diga que irei dedicar a ela um vídeo cantando "Con Te Partirò" pra ela viajar em pensamento para os melhores momentos da vida dela.

    Mas diga a ela pra focar e viver o agora.

    Um beijo e um abraço carinhoso a vocês,
    Thiago!

    P.s.: Renato, fui seu aluno tb e até hoje uso o wordfast sendo q tudo q conheço devo a vc! Tks!!!

    ResponderExcluir
  8. Renato,
    gostei de ler o post e adorei o modo carinhoso como voce coletou pedacinhos da história de amor de voces.
    Felicidades ao casal!
    E beijos com saudades!

    ResponderExcluir
  9. Espero que além de cantar ainda seja fã da Karen Carpenter rsrs abraços Bruce Pan!

    ResponderExcluir
  10. Desculpe,pelo comentário estar fora do contexto,mas é sicero!

    ResponderExcluir
  11. Queridos amigos, que lindas as histórias! Adorei o fato de terem-nas compartilhado conosco!
    Na verdade, fiquei muito emocionada, contudo motivida, por quê? Tudo o que tenho hoje são as minhas lembranças com o meu amado, mas sinto que já começam a ficar obscuras, então por que não fazer o mesmo e escrever o que ainda lembro?
    obrigada pela ideia maravilhosa, pelas histórias felizes, contadas de uma maneira tão descontraídas e por permitirem que continuemos sendo testemunha desses 18 anos de vida compartilhada. Aliás, se isso não é amor, o que é?
    Bjs,
    Marsely e Gabrielzinho Dantas

    ResponderExcluir
  12. Renato e Mônica, parabéns por existirem, assim o mundo fica bem melhor!
    Adorei os textos!
    Valéria Thomazini

    ResponderExcluir
  13. Que linda história de amor, carinho e cumplicidade vcs têm... Adorei o que vc escreveu Renato! Mande um super bj para a Mônica querida, não sei ao certo o que ela possa estar passando mas diga a ela que vou lembrar dela com carinho em minhas orações.

    Um gde abraço ao casal turquesa :-)
    Débora (ex-aluna da Ibero)

    ResponderExcluir
  14. from: Maria Clara Artz
    to: Monica Derito


    I love reading your Blog! I feel a little bit closer to you! Take care!

    ResponderExcluir
  15. Caro Renato,

    Fico feliz em saber que minha amiga Profa. Monica é tão bem cuidada e amada.

    Não quero parecer grosseiro, até porque sou de outros tempos (poderia ser pai de vocês dois), mas hoje em dia existem muitas mocinhas bonitinhas e já diplomadas e angariando respeito em suas áreas de atuação: advogadas, médicas, professoras, etc. Contudo, elas teem grande instabilidade emocional e explosões de mau humor. Aí percebemos que são casadas. Se profissionalmente estão indo bem, por quê tanto mau humor? Resposta óbvia: porque são mal amadas.

    Agora, Renato, conhecendo um pouco do casamento do "casal turquesa", como disse acima a leitora Débora, entendo o motivo do sorriso fácil, encantador, meigo e constante no rosto de minha amiga, sua esposa, Profa. Monica Derito. E assim acho que você também deve ser sorridente, porque ser casado com uma mulher de fibra, justa e meiga como a sua... Ah, meu amigo, isso é para poucos. Você tem sorte! Parabéns.

    Abraços,

    Roberto de Almeida (auditor FV / USP)


    PS. Diga à Monica que igualmente lha envio abraços e todo o meu respeito.

    ResponderExcluir
  16. WILL, The Consulate of Portugal in New York15 de fevereiro de 2011 às 11:09

    oi Renato! Gosto post. Very funny! Se atrapaia italiano, hehehe. Eu imaginar um pessoa falar 'Good morning' at 10:00 PM. here in NY. Very, very funny, hehehe. Brgds. WILL.

    P.S. Your beautiful wife's beautiful eyes are BLUE.

    ResponderExcluir
  17. Amei o post do Pablito! Fiquei imaginando o cachorrinho brincando com um olhinho fechado! Me matei de rir. Aliás prô, tenho algumas fotos da época da formatura lá na facul e o Pablito e o Renato estavam!! Se quiser posso te mandar! Beijinhos, Ana.

    ResponderExcluir
  18. Oi Renato,
    adorei o post!
    Parabéns a vcs pelos 18 anos de casados.
    Fiquei imaginando a cena do guarda e tb da reunião em família.
    Adorei o "bom dia" ás 10 da noite .. foi o máximo ... rsssssssss
    Tb sou descendente de italianos e sei como falamos alto .... rssssssss
    Abraços,
    Carla

    PS: os olhos da Moniquinha são azuis!

    ResponderExcluir