Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



08 maio 2011

MÃE, MÃES...

Amados e Amadas:

Os que acompanham este Blog desde o início, ou seja, desde 20 de outubro de 2010, talvez se lembrem de minha primeira postagem, intitulada PARA A MIRNA. Aliás, querendo ler tal postagem, basta usar o caminho à esquerda e ir clicando até chegar lá:

Arquivo do blog > 2010 > outubro > PARA A MIRNA

Aqueles que têm paciência, que leem meus textos, e que, inclusive, e usando a barra de rolagem, são curiosos para visualizar todos os elementos fixos do Blog, certamente encontram, na parte inferior de cada página, a dedicatória do espaço: Mirna Leandro de Castro (30/11/1951 - 05/08/2001), ser humano meigo, porém sem medo de briga. Era competente jornalista, batalhadora pelos direitos dos cidadãos, ecologista, porta-voz dos injustiçados. Era minha prima. Era mulher, filha, irmã, esposa e... mãe. Mãe do Leandro, hoje um lindo e aplicado universitário.

Tomei emprestada a foto abaixo da primeira página do Jornal do Cambuci & Aclimação (edição de 10 a 16/08/2001), fundado pela Mirna, e que segue seu trabalho, sempre transparente e comprometido com a cidadania, devido à persistência do viúvo, do filho, do pai, e de uma equipe de primeira. Na foto, Mirna posa ao lado do filho, ainda na fase da chupeta. Porém, devo, à guisa da verdade, comentar que Leandro já era um rapazinho de 11 anos de idade quando a mãe desencarnou, ou seja, ele não mais usava a chupeta!





Pois é, esta capa foi, simultaneamente, e até hoje, a mais linda e a mais triste do jornal, pois que dava conta da partida de um anjo. Como um barco que desaparece no horizonte, Mirna recebeu um "Adeus!" ou um "Até Breve!" daqueles que ficaram deste lado. Todavia, o barco que desapareceu do nosso horizonte apareceu no horizonte do Céu, e lá seus habitantes, imbuídos de indescritível júbilo, gritaram: "Seja bem-vinda ao teu verdadeiro lar, Mirna!"

Achei por bem publicar esta foto da Mirna com o filho neste "Dia das Mães". Não só porque, em breve, o calendário apontará 10 anos de sua partida, mas porque ela era mãe. E porque continua sendo mãe, acompanhando seu filho, além de demais familiares e amigos.

Geralmente vejo o paizinho de Mirna, meu tio Edgard, no Centro Espírita que frequentamos na Vila Mariana. Meu tio já recebeu diversas mensagens de Mirna por intermédio dos médiuns do Centro. Ela está bem. Desprendida das coisas materiais, e sabedora de que a morte não põe um ponto final nas relações afetivas, aceitou habitar o Mundo Espiritual. E provavelmente abraçou sua própria mãezinha quando esta desencarnou em 1º de maio de 2008. Posso até ouvi-la falar:


- E aí, mãe, beleza? Tudo em cima?

Sim, mas enquanto tinha vida, tinha esperança, e batalhou com todas as armas que pôde, contando com o profissionalismo e o carinho do Hospital Sírio-Libanês. Batalhou em nome do filho, do marido, dos pais, da irmã, de todos os familiares, dos amigos e da comunidade que representava com garras de uma mãe leoa a defender sua prole. Mas o tumor cerebral venceu e Mirna partiu.

Ainda está em cartaz o filme "As Mães de Chico Xavier", que descreve a dor de mães que perderam seus filhos, e sua busca por notícias e conforto. O roteiro parte de uma afirmação muito comum: um bom filho sofre quando perde sua mãe, mas uma mãe sofre muito mais quando perde um filho, mesmo que este tenha escolhido trilhar os caminhos do crime e da ilegalidade. Mãe é mãe!


Sem grana para o cinema, ainda não vi o filme, mas presto atenção no "trailer" que vai ao ar pela televisão. Parece-me que o Chico (interpretado pelo ator Nelson Xavier) recebe a mensagem de um espírito, filho de uma dessas mães, na qual está escrito que "saudade é uma dor que fere nos dois mundos". Quanta verdade nesta frase!!! Mesmo para nós, espíritas, que temos mais compreensão e aceitação dos desígnios de Deus quanto à "morte", a saudade dói... e muito!

Dia desses, uma colega de Centro, a Maria Antonieta, entregou a mim e a algumas colegas - todas tendo em comum a perda de um filho - cópias da mensagem que peço licença para publicar abaixo. Ela já recebera a mensagem em forma de cópia, assim que não conheço a procedência. Mas a beleza e a verdade do texto são inegáveis. A Mirna, por exemplo, poderia tê-la ditado a um médium!


Pense em mim


Se você me ama, não chore.
Se você conhecesse o mistério insondável do
céu onde me encontro...
Se você pudesse ver e sentir o que eu vejo e
sinto nesses horizontes sem fim

e nesta luz que tudo alcança e penetra,
você jamais choraria por mim.
Estou agora absorvido pelo encanto de Deus,
pelas suas expressões de infinita beleza.
Em confronto com esta nova vida, as coisas do
tempo passado são pequenas e insignificantes.
Conservo ainda todo o meu afeto por você e
uma ternura que jamais lhe pude, em
verdade, revelar.
Amamo-nos ternamente em vida, mas tudo
era então muito fugaz e limitado.
Vivo na serena expectativa de sua chegada,
um dia... entre nós.
Pense em mim assim: nas suas lutas pense
nesta maravilhosa morada, onde não existe
a morte e onde, juntos, viveremos no enlevo
mais puro e mais intenso,
junto à fonte inesgotável da alegria e do amor.
Se você verdadeiramente me ama,
não chore mais por mim.

“ E U   E S T O U   E M   P A Z .”



Pois é, neste 8 de maio, “Dia das Mães”, gostaria de ter ido ver minha mãe, que, graças a Deus, ainda está encarnada. O que mais recebi foi incentivo dos amigos para viajar os 80 km entre São Paulo (onde moro) e Santos (onde ela mora). Recebi até oferta de carona, da amiga Alessandra Guimarães Chiarelli (uma brilhante ex-aluna), para poder ver minha mãe neste dia!


Renato, meu marido, ficaria em São Paulo, pois, felizmente, recebeu uma tradução enorme para fazer. Mas ele nunca me impediria de viajar, como nunca me impediu nesses anos todos em que estamos juntos, anos em que viajei bastante e por muito tempo. O Renato não é apenas meu marido, mas é, principalmente, companheiro, amante, amigo, e 100% atenção no que se refere a mim – e há muitas outras qualidades neste bom homem! Porém, simplificando tudo, a felicidade, para o Renato, consiste em me ver feliz.

Aqueles que acompanham nossa vida conjunta e/ou as postagens neste Blog conseguem ter uma ideia do afeto que nos une, bem como da cumplicidade que temos em todos os momentos. Tais pessoas sabem, também, que a vida não nos tem sido fácil ultimamente. Graças a Deus, estamos mais unidos do que nunca, prova de que não é necessário trocar esse tipo de juramento perante uma autoridade eclesiástica: “Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza.”

Renato e eu já não podemos ir a vários lugares porque, simplesmente, o dinheiro é contado. Se desrespeitarmos o planejamento, vamos ficar descobertos, e aí tudo será pior. Renato é professor de inglês autônomo e tem seus clientes. E, quando aparece uma tradução para fazer, algo cujo assunto, prazo e condições sejam razoáveis, ele aceita. O que ele não quer é aceitar qualquer coisa somente pelo dinheiro, apesar de tanto precisarmos deste. Contudo, se não houver condições e prazos para que ele produza um bom trabalho, ele o recusa. E eu aprovo totalmente esta sua atitude!

Enfim, mas eu gostaria, repito, de ter podido ver minha mãe no dia de hoje. Porém, não aceitei a carona da Alessandra por orgulho, mas por uma série de circunstâncias que expliquei a ela em particular. Houve, numa dessas redes sociais, uma imensa campanha (68 posts em pouquíssimos minutos!!!) para que eu fosse ver minha mãe. Além da Alessandra Guimarães Chiarelli, um amigo e muitas amigas insistiram, e faço questão de arrolar seus nomes, pois lhes sou e serei eternamente grata: Aelita Kusmenkovsky; Alessandra Schiavelli; Alysson Guariento; Aninha Contim; Carla Dutra; Claudia Reali; Cristiane Rodrigues; Daniela Medeiros; Eliana Fogazza; Juliana Brandão; June Camargo; Luana Moreno; Lucy Vitale; e Sueli Rocha.

Não aceitei a carona por circunstâncias bem particulares, que a Alê respeitou, apesar de continuar dizendo que estava, está e sempre estará à disposição. Aconselha a sensatez, no entanto, que eu não torne públicas as tais circunstâncias particulares. Assim, vou apenas registrar aquela que diz respeito única e exclusivamente a mim: não quero que minha mãe veja o meu semblante, pois não conseguirei disfarçar o quão decepcionada me encontro com a minha própria pessoa. Fracassei.


Perdi a garra que tinha, perdi a coragem. Transformei-me numa verdadeira manteiga derretida e choro muito. Meu sorriso já não sai com tanta facilidade como antigamente. E hoje levo uma vida bem limitada. Primeiramente vieram os problemas emocionais ainda advindos "daquela" demissão... Hoje, somam-se problemas físicos variados que fazem de mim figurinha fácil em consultórios médicos, hospitais (setor de Radiologia), centros de medicina diagnóstica, etc. E o monte de remédios que tomo diariamente? Ainda bem que existem os programas "Farmácia Popular" e "Dose Certa", respectivamente do governo federal e do governo estadual.

E lá vou eu: carequinha, apoiando-me numa bengala, e tartarugando. Se o dia está ensolarado, e estamos naquelas horas em que o sol pode prejudicar a pele, uso um boné (tenho 8, o que significa que posso variar) e coloco bloqueador solar "fator 1000" (rsrsrs...) na pele!

Minha mãe, como faz todos os domingos, liga para mim e colocamos os assuntos em dia. Ela ia ligar hoje também. Mas o Renato teve uma ideia, que acatei com alegria:

- A surpresa vai ser se você ligar. Por que você não liga para a sua mãe?

Foi o que fiz e ela ficou surpresa! Senti em sua voz! E pude agradecer por ela ter me querido, por ter me dado a vida, por ter me alfabetizado, por ter me passado valores morais, por não ter me jogado de uma janela... Ela riu nesse momento, quando falei da janela.

É, minha gente, o negócio é brincar!

22 comentários:

  1. Oi Mô,
    amei o seu post....
    queria mto q vc tivesse aceitado a oferta a Alessandra, mas temos q respeitar as suas decisões e seus motivos particulares ....
    Estou aqui se vc precisar de alguma coisa .....
    estou em SP e posso te ligar sempre q precisar conversar com uma amiga, basta vc mandar um e-mail q eu e ligo.
    Depois peça ao Renato pra me mandar um email com a áreas de traalho dele q se eu recebe algo eu passo pra ele.
    te amo mto
    bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monica! Adorei seu texto! Tenho certeza de que sua mãe ficou muito feliz com o telefonema. Saudade de você, querida! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane Rodrigues8 de maio de 2011 às 22:47

    Mônica, tudo na vida é um propósito, toda estradas há pedras no caminho. Quando a minha mãe faleceu, um senhor disse ao meu pai que todos carregam uma cruz, umas mais pesadas outras leves, mas temos que persistir, porque há pessoas que nos amam.
    Quero que saiba que você é muito amada, por seus ex-alunos, admirada, querida, todos estão torcendo por você!!!!
    E como todos professores você é nossa Mãe!! que nos ensinou muito...

    FELIZ DIAS DAS MÃES!!!!

    Bjus da sua amiga (como vc dizia na chamada) Cris Linda rsrs

    ResponderExcluir
  4. Dear Teacher! Como sempre, suas palavras são lindas, maravilhosamente escritas e tomadas de sentimentos! Tento, mas não consigo imaginar esse seu novo "eu", lembro-me, apenas, de vc na faculdade, nas fotos que tiramos. E vc é e sempre será aquela pessoa, essa pessoa, feliz, alegre, brincalhona, inteligentíssima e cheia de paz!

    ResponderExcluir
  5. Querida Monica,
    Sempre leio os seus posts,assim vou lhe conhecendo cada vez melhor, apesar de ter lhe conhecido há 20 anos atrás, quando fiz o curso de tradutor. Já cansei de falar que adorava suas aulas, para mim eram as melhores.
    E agora, lendo os seus posts passo a admirá-la cada vez mais.
    Tenho certeza que a força de Deus e todas boas lembranças que você, como professora daquela faculdade, deixou para tanta gente - lhe inspirem a caminhar e reerguer o que pode ser reerguido.
    Creio que sua querida mamãe só tem motivos para se orgulhar de você.
    Um grande beijo
    Simone Oliva Castillo

    ResponderExcluir
  6. Ai Mô, que texto lindo!!!! Desde a lembrança da sua prima até ter ligado para a sua mãe!!!!! Adorei!!!!! O importante é sempre ser feliz pela mãe que temos!!! Sou muito grata a minha mãe também!!!! Ela e o meu pai me planejaram, ela disse que teve uma gravidez feliz. Eu senti muito falta dela quando criança pois ela sempre trabalhou, mas se ela não tivesse o trabalho dela, hoje depois do falecimento do meu pai, não sei o que seria de nós... minha mãe tem me apoiado na minha separação, me recebeu em casa com todo amor, tem me ajudado nos meus problemas de saúde, enfim, tem tido muita pasciência e amor!!! E viva as mães!!! E mais uma vez repito lindo texto!!!!! Minhas orações, carinho e amor estão sempre com você!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga

    Temos uma visão diferente do que é fracassar na vida. Fracasso é a mesquinharia de sentimentos, é o coração pequeno. Fracasso é não ter amigos.

    O sucesso de uma pessoa não se mede pela sua conta bancária, o carro que anda ou coisas do gênero. São coisas que vão e que vêm... Isso é que infinitamente distancia o ter e não ter do ser ou não ser.

    Ter sucesso na vida é poder olhar para dentro de si e encontrar um grande coração. É olhar para os lados e se ver rodeado por pessoas que nos amam. Ter sucesso na vida, para mim, é saber que eu tenho uma amiga como você.

    Um beijo no coração.
    Alessandra Chiarelli

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga!
    Ótima idéia do Renato. Com certeza, ligar para sua mãe, foi um grande presente para vcs duas.
    Senti emoção e sinceridade em cada palavra sua, acima, mas por favor... pare de se culpar, de se sentir tão fracassada. Procure tirar coisas ruins da cabeça. Vc tem amigos, marido, mãe e irmã que te amam muito. Estarei sempre aqui, orando por vc!
    Com carinho e saudade, Sueli Rocha.

    ResponderExcluir
  9. Moniquinha, amei seu texto. Alias, amo todos os seus textos. Fiquei feliz que voce ligou para sua mae. "Mae eh mae" e ela merece todo o respeito e amor do mundo. Fracasso? Nao, Moniquinha. Voce eh um grande SUCESSO. Umas das melhores professoras que ja tive. You touched many lives including mine. Sempre me lembrarei de ti......sendo uma pessoa alegre, divertida, funny, e muitissimo competent. Things can happen and people can say whatever abouy you, but I will always love you. Beijao!!!!

    Marcia (Oliveira) Godoy
    (formanda 1994. Mesma turminha do Giiiiiii (Gilson) e Helimar

    ResponderExcluir
  10. Prô,
    Como me emocionei lendo seu post...
    Quero que saiba que faço parte também de seus amigos que sempre estarão dispostos a te ajudar.
    Vc marcou muito minha vida :-)
    Sorria, sempre que possível :-)
    Mesmo qdo isso parecer impossível :-(
    Te amo, querida
    Débora

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    imagino a felicidade de sua mãe com sua ligação. Sou mãe de um bebezinho de 8 meses e o amor que sinto preenche minha alma...
    Sei que é um momento difícil e rezo para que você tenha - e terá - forças para superá-lo.
    Saudades,
    Mônica

    ResponderExcluir
  12. ...é isso aí Mô...que bom que voce achou uma maneira que de "presentear" sua mamis sem fazer nada que não se sentisse a vontade em fazer.....
    Se cuida...estou por perto...na maior parte do tempo quietinha, mas sempre por perto!!!!

    Bjaummmm Lucy

    ResponderExcluir
  13. Carlos "cara de anjo" - ex Comex da Unibero10 de maio de 2011 às 14:45

    Ei Prozinha do meu coraçao! Curti o texto e a homenagem a sua prima (diga-se de passagem e com todo o respeito, linda ela). Então e sobre as suas finanças, entendo tudo.A senhora tah sem grana pra extras, tudo eh contado, o marido nâo tem carteira assinada e a senhora nâo tah com cabeça e saude pra voltar pro mercado de trabalho. Eh, sua decisao foi certa, ligar pra mamis. Eh o que a senhora pode fazer. A familia dos espanhois que tinham a facul, gente rica, nâo vâo se preocupar, nuca entendem.A Alesandra que ofereceu carona sabe o seu motivo mt particular, a senhora contou pra ela, mas eu tenho uma idéia do que é: deve ser coisa envolvendo familia, né! Familia eh bom mais tb tem umas coisas estranhas, pode ser uma bosta. E se a senhora jah ajudou, e eu acho que sim, mt pior pq nâo vai ser ajudada. Olha, se tem algo que posso fazer conta comigo prô! Nâo tenho mt $ mas posso dar alguma coisa pra senhora. Não falo de emprestimo, mas de oferta de coraçao, viu, prô. Eu gostaria de te encontrar um dia, tomar um café com a senhora. Vamos ver se rola?
    Beijo gostoso no céu da sua boca.
    Carlos Cara de Anjo

    ResponderExcluir
  14. Nilda Klein / Curitiba - PR10 de maio de 2011 às 16:38

    Hola Monica,
    Como estás? Bien?
    Não me sinto confortavel escrevendo em español para você. Você sabe tanto e eu me sinto pequititica perto do seu conhecimento.
    Vai ser em português, ?vale?
    Querida amiga, seu texto é lindo, mas assim como você diz que a capa do jornal com sua prima Mirna é a mais linda e a mais triste ao mesmo tempo, é assim que te vejo também: cada vez mais escrevendo textos um mais lindo do que o outro, mas ao mesmo tempo um mais triste do que o outro. E neste, sinto você muito triste. é algo mais triste do que a perca da prima ou de não ter ido ver sua mãe no Dia das Mães. Sinto que sua alma está profundamemte triste. Você sente-se fracassada? Como isso é possivel? Você é linda, tem carisma, simpatia, é inteligente, sabe expressar-se bem, tem um bom marido (isso me contaste em Salamanca, mas dá para ver aqui pelo blog). Como você pode estar fracassada? As doenças e a falta de dinheiro, é isso! Mas você não está tratando-se? Um dia você fica boa de novo. Eu só não sei o que dizer sobre o dinheiro, porque não sei se você consegue recuperar a saude antes do que o dinheiro acaba. Você e o seu marido não tem família? Ninguem nessas famílias pode ajudar? Ou as famílias são insensíveis e criticam vocês 2? ai Monica, tenho medo que algo te aconteça, minha amiga. Toda essa tristeza, as doenças e a falta de dinheiro. Vou orar muito por você, para que um milagre ou coisa parecida acontece. Agora, escrevendo, me dou conta do problemão que você está enfrentando! E nem sei mais o que escrever. Vou orar muito por você, minha amiga. Existem milagres e eu acredito que sejas merecedoura de um milagre.
    Aceita um abraço apretado e um beijo da amiga Nilda

    ResponderExcluir
  15. Amiga Profa. Monica,

    Saudações!

    Li seu blog sobre as mães e achei-lhe por demais triste. Quero que saiba que estou à disposição para o que precisar. Linda homenagem à sua prima, mas notícias preocupantes a seu respeito.

    Um forte abraço e toda a minha amizade!

    Roberto

    Prof. Roberto de Almeida (auditor, FV-USP)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mônica! Entendo perfeitamente o que você diz e como se sente. Mas tenha esperança. Deus é muito maior do que tudo!

    ResponderExcluir
  17. Qnto amor neste texto! Como vc pode dizer q fracassou?! Nunca. Vc é um ser humano excepcional.
    Bjinhos,
    So (Soraya Gonzaga Lopes Bassicheto)

    ResponderExcluir
  18. Como sempre vc me faz refletir sobre a vida. E fiquei pensando em como naum damos o devido valor as pessoas q estaum ao nosso lado, soh enxergando elas verdadeiramente so depois q desencarnam.
    Muito bonito seu amor por Renato e vice-versa. Um exemplo de como naum podemos pra compreender as pessoas so amanha.
    Fico feliz q vc conseguiu ligar pra sua mae. Isso é uma grande vitória! Vc é uma pessoa batalhadora e vitoriosa. E naum é o fato de seu $$ estar curto q faz de vc uma pessoa pior. As coisas boas e as ruins vem na vida da gente pra crescermos mais a cada dia.
    Te adoro amiga. E gosto muito de ver o seu blog. Assim posso ficar mais perto de vc. bjus! Sua amiga de sempre Desiree!

    ResponderExcluir
  19. Queridíssima e Inesquecível Profa. Monica,

    Linda esta sua postagem do Dia das Mães. A Fabi ficou mto emocionada em especial, pq ao ver a foto da sua prima Mirna posando com o filho, ficou pensando no quanto seria difícil pra ela, Fabi, perder um filho. Nós entendemos que a mãe da Mirna morreu depois da filha, né?

    Morte é sempre triste mas deve haver uma continuaidade da vida em algum lugar, ou a vida não teria propósito e Deus seria o cara mais injusto do mundo!

    Prô, estamos tb orando pela senhora, para que fique boa logo. E tb oramos pelos seus médicos, para que acertem nos tratamentos. O preço de uma vida é incalculável, imagina o preço da SUA vida...

    Fica boa logo, prô do nosso coração. Amamos vc.

    Bjs do Vinicius & família

    ResponderExcluir
  20. Minha querida teacher,

    Que lindo o seu post, fiquei emocionada com o poema. Aliás, eu o conheço também, pois quando minha avó veio a falecer, recebi de meu tio - que também é espírita - esse mesmo poema e foi por meio dele que encontrei o conforto e a maneira também de encarar a morte sob um outro aspecto.

    Fiquei também emocionada pela maneira que você menciona a sua prima Mirna (li outro post belíssimo a respeito, sou uma curiosa, sorry!) e mais ainda da maneira que fala da sua mãe.

    Qual mãe não teria orgulho de ter uma filha como você? Uma pessoa maravilhosa, amiga, justa, e como diz a minha mãe - uma "pessoa com o coração de ouro", que está sempre disposta a ajudar, seja na profissão, compartilhando o seu vasto conhecimento, e pondo os valores morais acima de tudo, enchendo assim seus pupilos de orgulho por ter uma Mestra com M maiúsculo!

    É também uma pessoa com o coração de ouro para os amigos, pois quem é que não queria ter uma pessoa assim como você por perto? Uma amiga verdadeira, leal, digna, que sempre está por perto na hora em que você mais precisa? Sem contar a alegria, o alto astral, o sorriso estampado sempre no rosto...Quantas e quantas vezes eu não chegava à aula com o semblante fechado, às vezes triste e cansado, e lá vinha a minha teacher com aquela energia tão positiva que eu até esquecia dos meus problemas por um instante sequer! E o mais importante, eu aprendi a encarar os problemas como um obstáculo a ser superado, e você, querida teacher, por meio de sua força foi que me motivou a seguir dessa maneira, e eu sempre serei grata por isso!

    E o que falar então de seu amor pelo maridão? Ele deve ter um orgulho danado de ter uma esposa como você, uma mulher batalhadora, que não deixa a peteca cair!

    Com isso, mesmo com todas as fases difíceis que vem passando, você jamais deverá perder a fé!
    Por isso encerro esse longo post (desculpe-me se me alonguei demais por aqui!) com um poema que recebi de uma grande amiga, quando estava passando por uns momentos difíceis na minha vida, por isso o sumiço por aqui (o que virou um arrependimento depois, pois devido ao meu isolamento, perdi a oportunidade de comentar cada post lindo de morrer!)

    Mesmo morando longe de você, saiba que estou na torcida por sua melhora, e tenho certeza que com a sua força característica, você irá superar todos esses obstáculos, pois garra eu sei não falta a essa pessoinha tão maravilhosa que é você!

    Saiba ainda que qualquer coisa que precisar, é só gritar!

    Andar com fé
    é saber que cada dia é um recomeço,
    é ter certeza que os milagres acontecem
    e que os sonhos podem se realizar.

    Andar com fé
    é saber que temos asas invisíveis,
    é fazer pedidos a estrelas cadentes
    e abrir as mãos para o céu.

    Andar com fé é olhar sem temor
    as portas do desconhecido,
    ter a inocência dos olhos da criança,
    a lealdade do cão,
    a beleza da mão estendida
    para dar e receber.

    Andar com fé
    é usar a força e a coragem
    que habitam dentro de nós
    quando tudo parece perdido.

    Andar com fé
    é saber que temos tudo a nosso favor,
    é compartilhar as bênçãos multiplicadas,
    é saber que sempre seremos surpreendidos
    com presentes do Universo,
    é a certeza de que o melhor sempre acontece
    e que tudo aquilo que almejamos
    está totalmente ao nosso alcance.

    Basta só Andar com Fé !


    Super bjs da ex-aluna
    Julie (Juliana Brandão)

    ResponderExcluir
  21. WILL / The Consulate of Portugal in NYC20 de maio de 2011 às 19:14

    from: WILL / The Consulate of Portugal in NYC
    to: Ms Monica Derito


    Hi Monica!
    Sorry for my delay, absence, whatever. I've got loads of work to do here and then I'm usually sleepy. At times I yawn at work, OMG!
    Anyway lemma tell ya sth you might enjoy: I've been printing your blog posts and taken'em to my Portuguese classes. Tis good 'cuz we need different, interesting material for conversation. Also, grammar classes profit from your structures. And sometimes, I must admit, I show your texts to our instructor 'cause there're things I just can't make out!
    Oh, one more thing: when you get back here, pls make sure to tell me in advance, as Mr O'Brian would like to have you lecture here. They'll be some reasonable pay, I suppose.
    Come back soon, Monica!
    America loves you. NY loves you. I love you.
    Tons of love from your friend WILL

    ResponderExcluir
  22. Querida Mônica, que linda homenagem a duas mães: sua prima Mirna e sua própria mãe! Trouxe-me lágrimas aos olhos! Tenha certeza de que todas as mães se sentiram homenageadas com suas palavras.
    Não sei como é a sua relação com a sua mãe, por suas palavras pareceu-me de um afeto mútuo intenso, portanto, tenho certeza de que ela ficaria muito feliz ao vê-la, mesmo que triste e com todas as questões que você comentou. Pode ter certeza que uma mãe ama a seu filho mais que a si mesma, sempre. Você sabe disso, você tem 4 filhinhos!!!! Quando der, faça uma surpresa a ela, apareça! Diga ao Renato que ele pode levá-la com o meu carro e neste dia eu fico fazendo a tradução dele, ok? (risos!)
    Um grande beijo no coração!
    Meu e do Gabrielzinho!

    ResponderExcluir