Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



30 junho 2011

DE CORAÇÃO ABERTO



Amados & Amadas:



Foto recente
Saudades de vocês! Saudades de usar este espaço!

Peço desculpas aos que me acompanham: desculpas pelo silêncio, pela lentidão, pelos “feedbacks” prometidos mas ainda não postados... Perdão!

Só vocês, meus leitores, com seu imenso coração, são capazes de imaginar que os dias não têm sido fáceis.

Junho costumava ser um mês feliz para mim, até porque é o mês do meu aniversário (dia 8), e, diferente de muita gente que não aprecia aniversários, por receio do avanço da idade, eu adoro aniversariar, pois entendo a passagem dos anos como uma contagem regressiva que aproxima o meu espírito da liberdade da carne. Acredito sinceramente na seguinte máxima:

“Não somos seres humanos passando
por uma experiência espiritual.
Somos, sim, seres espirituais
passando por uma experiência humana.”


Porém, de uns anos para cá, o mês de junho também traz consigo experiências amargas. Arrolo as principais:

(1) A primeira, que marcou uma “quebra” no meu caminho, foi a demissão injusta da faculdade à qual dediquei 27 anos e 4 meses de minha vida. Não vou aqui relembrar os bastidores dessa demissão, pois este não é o meu objetivo. Limito-me a resumir os fatos: fui mandada embora devido ao ódio que uma certa pessoa tinha de mim. Tal pessoa não se conformava por eu ser querida quase que de forma unânime.

Aliás, a unanimidade não existe na esfera dos sentimentos. Lembremo-nos da passagem de Jesus, um Espírito Puro, pela Terra: havia os que O amavam (muitos, muitos, muitos) e havia aqueles que O odiavam (muitos, mas nem tantos assim), justamente pela insegurança que sentiam diante de alguém simples, sábio e querido.

Não estou me comparando a Jesus Cristo, por favor! Uso, porém, a imagem do nosso Irmão Maior apenas para ilustrar a inexistência de unanimidade quanto aos sentimentos...

(2) Minha mãe, a quem tanto amo, quase desencarnou no ano passado, no dia do meu aniversário.

(3) Também no ano passado, porém no “Dia de São João” (24 de junho), passei por uma experiência traumática em uma drogaria, onde fui assaltada por um cliente que levou a sacola de compras que eu portava: brinquedos novos e relativamente caros, que eu doaria ao GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Saí correndo atrás do ladrão, mas perdi o rastro dele na Avenida Paulista, que, naquela noite, estava cheia de gente vendendo e comprando as tais de “vuvuzelas” (aquelas cornetas absurdamente barulhentas que marcaram a Copa do Mundo realizada na África do Sul).

(4) Agora, em junho de 2011, estive várias vezes no Pronto-Socorro. Apesar de estar passando por tratamentos médicos, tive uns dias bem difíceis no mês que hoje termina.


Porém, nem tudo é tristeza:
há, também, muita alegria, graças a Deus!

Não há como esquecer os fatos, até porque aconteceram mesmo! Porém, agradeço a Deus por eu somente cultivar sentimentos bons no meu coração. A pessoa que me colocou na lista de demissões e o ladrão da drogaria estão, há muito tempo, devidamente perdoados no meu coração. Em verdade, nunca lhes tive ódio, mas também não posso ocultar que me inspiram pena, principalmente a primeira pessoa, dona de muita soberba e dos chamados títulos que não têm qualquer valor no Mundo Espiritual. O ladrão, por sua vez, não passava de um pobre diabo!

Chorei na frente da pessoa que me odiava na faculdade. Todavia, não tenho vergonha de ter chorado. Afinal, naquele momento, não chorei por perder o emprego que eu tanto amava, mas chorei pela ideia que me veio à cabeça: cuspir na tal pessoa, que, aliás, exalava um fortíssimo cheiro de enxofre – o isso mexeu com o meu estômago, enchendo-o de asco.

Ok, mas essas pessoas estão no passado e peço para elas a misericórdia de Deus. Sinceramente.

O gostoso neste meu 49º aniversário não foi a festa, pois esta nem aconteceu. Também não foi minha ida a uma livraria, pois nada comprei. Contudo, recebi uma verdadeira imensidão de parabéns e votos para que eu recupere a saúde e atinja meus objetivos. Não fiquei vaidosa, mas senti que estou no caminho certo, buscando o meu aprimoramento como criatura de Deus. Foram e-mails, telefonemas, torpedos, recados no Orkut e incontáveis mensagens no FaceBook. Sou e serei eternamente grata a todos que caminham ao meu lado. O que torna essas pessoas tão especiais é o amor universal que cultivam em seus corações.

Assim, reflitamos...



Solidariedade, bondade, caridade, piedade. Quatro palavras mágicas. Sinônimas? Definitivamente não. Basta dar uma olhada no dicionário e veremos que cada uma carrega o seu próprio significado. São, no entanto, irmãs, todas elas filhas do amor. Não do amor-próprio ou do amor egoísta ou do amor direcionado (adoração, paixão, atração física, atração sexual – entre pessoas de sexos opostos ou do mesmo sexo –, amor pelos pais, pelos filhos, por familiares, etc).

Falo aqui do amor universal, em sentido lato, amplo. É aquele amor que foi ensinado por todos os profetas e que existe nos corações voltados ao bem. E estes não são corações de espíritos perfeitos, pois tais espíritos, justamente por seu estado de perfeição, não reencarnam mais; trabalham ao lado de Jesus e estão num grau de evolução que a linguagem humana não consegue descrever!

Refiro-me, sim, a uma terça parte da chamada humanidade terrestre. Esta é a porção dos seres humanos que sabem a real diferença entre o bem e o mal, e que optaram pelo bem. São pessoas comuns que procuram acertar e ajudar, mas que ainda erram e atrapalham muitas vezes, e, no entanto, têm humildade, autocrítica e atitude para perceberem seus erros e pedirem perdão aos magoados. Tentam consertar o mal sempre que possível e se submetem a um “auto policiamento” para não voltar a cometer os mesmos erros. Estas pessoas, em contínua elevação moral, são as que, a despeito das outras manifestações de amor, praticam o verdadeiro amor universal, ou seja, o amor fraternal. Graças a Deus, inúmeras são estas pessoas em minha vida!

Há, no entanto, momentos nos quais experimentamos a solidão. São momentos nos quais temos que refletir para fazer a escolha certa: prosseguir, apesar dos espinhos, ou parar completamente e ficar estacionários!

A águia é um bom exemplo! Quando está na metade de sua vida, tem duas opções: pára e morre de hemorragia e asfixia, posto que seu bico se verga de forma côncava, ou escolhe um abrigo e nele passa bom tempo desgastando grande parte do seu bico nas rochas. Ao escolher o abrigo, a águia aparentemente ficou estacionária, mas, em verdade, usa o período para o necessário desgaste do bico, preparando-se, assim, para viver a outra metade de sua vida.

Deus, em Sua infinita misericórdia, justiça e bondade, reserva a todos nós o mesmo “alvo”, ou seja, a condição de Espíritos Puros. Todos chegaremos a essa condição, porém cada um em seu próprio ritmo, conforme o seu livre-arbítrio, após nos depurarmos devidamente. Portanto, estacionar completamente não é uma boa escolha. Por outro lado, também não é a pior escolha, pois (1) não há retrocesso espiritual; e (2) Deus nos concede tantas reencarnações quantas necessárias para que nos depuremos.

Entretanto, parar completamente é como ser um barco cujas atividades são interrompidas, ficando este atracado e para sempre esquecido no porto. Pois bem, lá está o barco, em pleno porto seguro, mas... o barco existe para este propósito? Para ficar para sempre atracado na segurança do porto? Acredito que não. Acredito que continuar singrando os mares, ligando outros portos, e até outras nações, seja o seu propósito! E não importa aqui se para transportar pessoas e/ou carga! O barco deve seguir o propósito para o qual foi construído.

Olhando “para o meu próprio umbigo”, honestamente não sei exatamente onde estou... Mas espero que, como a águia, eu tenha feito a melhor escolha. Acredito (e espero!) que a necessidade de dar atenção à minha saúde física, bem como a felicidade com a qual encaro meus estudos, sejam como as rochas nas quais desgasto o meu bico, preparando-me para uma outra fase da minha vida.

Graças a Deus, tenho o apoio especial do meu esposo e dos nossos au-auzinhos. Mas também sinto a dor da solidão, pois muita gente se afastou de mim, especialmente familiares e amigos mais próximos: uns, por medo de que sejam as próximas vítimas da pessoa que me demitiu; outras, as que perceberam que não tenho mais dinheiro, talvez receiem que eu lhes peça dinheiro ou teto... Não sei!

Tenho, porém, a consciência tranquila. Quando pude, ajudei, e muito! Inclusive contraí dívidas com bancos, na forma de empréstimos, para ajudar. E muita gente também teve o almoço diário graças a mim (alunos e funcionários da faculdade). E comprei livros e dicionários a muitos alunos que não tinham verba para isso.  Pois é, mas que ninguém pense que, ao contar estes fatos, eu esteja em busca de recompensas e/ou agradecimentos. Não. Conto apenas estes fatos para que todos saibam que tenho a consciência realmente tranquila.

Honestamente, estou fazendo o que posso. Mas não sei se o que posso é suficiente. Cabem aqui as palavras da “Oração da Sabedoria”, que sempre faço, porém com minhas próprias palavras, nos meus diálogos com Deus: serenidade para que eu aceite as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso; e sabedoria para distinguir umas das outras.

Hoje, além da falta de dinheiro, estou, como vocês sabem, às voltas com médicos, exames, centros de medicina diagnóstica, remédios (são mais de 15 por dia, todos devidamente prescritos!!!) e a busca por gratuidades, pois o dinheiro acabou mesmo! Mas tenho coisas e pessoas pelas quais sempre agradeço:

- Agradeço a Deus pelos programas “Farmácia Popular” (da Dilma) e “Dose Certa” (do Alckmin).

- Agradeço a Deus por eu conseguir arrumar dinheiro para o metrô – há dias, confesso, em que tenho que “assaltar” a carteira do meu marido, que, felizmente, conseguiu uns bicos e deles vive e traz o nosso modesto sustento.

- Agradeço a Deus por eu ter nascido no seio de uma família espírita.

- Agradeço a Deus pela carreira universitária que trilhei com propósito, responsabilidade e lealdade.

- Agradeço a Deus pelos incontáveis alunos que cativei – e que me cativaram – e que seguem junto a mim nessas redes sociais, orando por mim e sempre me encorajando a levantar.

- Agradeço a Deus pelo meu marido, pelos nossos au-auzinhos, e por nossas respectivas famílias.

- Agradeço a Deus pelo filho que tivemos (foi curta a passagem deste anjo pela Terra, mas ele nos ensinou muito e nunca se revoltou, nunca se queixou).

- Agradeço a Deus por meu tio-avô Edgard Antonio de Castro ter insistido com minha mãe, que mora em outra cidade, para que ela, por sua vez, insistisse comigo, nos nossos bate-papos telefônicos, para que eu procurasse a Casa Espírita que freqüento há quase um ano.

- Agradeço a Deus pelos meus médicos, seres humanos realmente humanos e profissionais de alto quilate, que são atenciosos e carinhosos comigo.

- Agradeço a Deus, igualmente, pelos médicos que me atendem quando preciso de serviços de pronto-socorro. São todos competentes e afetuosos.

- Agradeço a Deus pela médica que, dia desses, por ocasião de férias de colega que cuida de mim, ligou para o meu celular, ciente de um telefonema meu à central do plano de saúde, quando comuniquei não estar me sentindo bem. Não me conhecendo, a médica fez perguntas para, então, fazer suas recomendações. Também confiou-me seu número de celular e pediu que eu lhe desse um “feedback” após fazer o que ela indicara.

- Agradeço a Deus pelos três anjos que socorreram minha triste alma numa noite dessas: Natália, assistente em uma drogaria, que se mostrou sensível ao estado em que eu me encontrava; Ivete, cliente da drogaria e que ali estava para comprar medicamentos para câncer e que me amparou moralmente e se ofereceu para pagar meus medicamentos; e Ana Thereza, também cliente da drogaria, que também me amparou moralmente e que comprou os meus medicamentos após “brigar” (no bom sentido, é claro!) com Ivete.

- Agradeço a Deus por ter colocado Francisco no meu caminho. Esse brasileiro jovem, porém com as mãos calejadas e pai de um filho, sofreu um acidente na área rural da bela cidade maranhense de Imperatriz (Aliás, permitam-me mandar um abraço muito forte e gostoso aos amigos que tenho lá! Saudades!) e perdeu a perna esquerda. Aqui em São Paulo, vive de bicos, quando os encontra e é aceito. Francisco me abordou num café de uma estação de metrô. Tinha fome, e eu, graças a Deus, tinha dinheiro, naquele dia, para pagar-lhe um lanche.

- Agradeço a Deus pela Rosângela, uma amiga-colega que me presenteou com um livro cuja leitura deve ser feita em julho, quando das férias dos estudos. Rô, obrigada pelo carinho, pela preocupação e pelo livro. Eu realmente não tinha como comprá-lo!

- Agradeço a Deus por eu ter voltado a estudar (gratuitamente). Completei apenas o primeiro semestre neste mês. Tenho pela frente 15 semestres (7 anos e meio) e não sei se terei vida para tanto. Mas sigo em busca do meu sonho: se eu conseguir completar o curso, vou dedicar minhas habilidades apenas e tão-somente para o benefício dos meus próximos. Que Deus me ajude a voar!


12 comentários:

  1. ameiiiiiiiiii
    sem palavras pra comentar agora
    vou comentar com calma
    cuide-se
    te amo mto
    bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada e agradecida a Deus por vc ter feito parte da minha história. Marque um dia para nos revermos.
    Um gde abraço
    Fique com Deus
    Débora Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Carlos Cara de Bebê / ex aluno Comex Ibero2 de julho de 2011 às 16:11

    Po, Pro!
    Sabe que eu ti amodoro né? Putz, eh possivel amodorar te ainda mais? Mas eh assim que me sinto depois de ler este texto lindo da senhora. Eu ia dizer pra mandar quem te fez mal praquele lugar. Mas a sua postagem eh tao linda, mostra teu lindo coração, que eu jah nem tenho coragem pra odiar quem te mandou embora e quem te robou. Pro, te amo, te amo, te amo. Bjs do teu eterno admirador
    Carlos "Cara de Bebe^" / ex aluno Comex

    ResponderExcluir
  4. Hello dear teacher!!

    Quantas saudades!!

    Mais uma vez, você postou um belo texto, que me levou às lágrimas novamente de tanta emoção!Com isso, voltarei mais tarde com uma mensagem mais bonita, pois agora não consigo nem enxergar direito o teclado - as lágrimas não deixam...hhehehe

    Conte sempre comigo, teacher, no que precisar, que eu estarei sempre a seu lado!Você é um exemplo para todas nós, seja como amiga, professora, ou ambas. Quando precisávamos de uma palavra amiga, você sempre estava lá pra nos estender a mão. Sempre nos deu força para enfrentarmos os obstáculos que a vida nos mostrava - desistência é uma palavra que não existia no seu vocabulário!

    Quantas e quantas vezes eu não pensei em desistir da faculdade, devido a postura de certos "professores" e até mesmo certos colegas, que pareciam que gostavam de me "pôr pra baixo", mas você sempre estava por perto pra me colocar de volta ao eixo, por meio de suas palavras, sem contar o conhecimento, e deixar que eu seguisse com meu caminho!

    Por isso, sempre falo e repito quantas vezes for necessário: que eu tenho um orgulho danado de você ter sido minha professora!

    Até daqui a pouco, teacher!

    Super bjsss
    Julie (Juliana Brandão)

    ResponderExcluir
  5. Dear Mô!! Virei seguidora do seu blog para poder acompanhar mais de perto suas postagens, sempre comoventes! Espero, from the bottom of my heart, que você supere os obstáculos que a vida colocou no seu caminho, afinal, Deus só manda para nós o que podemos suportar...e pode ter certeza que eu estou torcendo para que essa má fase não tarde a passar!

    Um grande beijo repleto de saudade, da sua ex-aluna e sempre amiga Flavia Mangini (Unibero).

    ResponderExcluir
  6. Paulina Itano - aluna tradução Unibero formanda 20053 de julho de 2011 às 13:30

    Querida Monica,
    Seu texto é repleto de sensibilidade, razão e emoção juntas, maravilhoso de se ler. As fotos tocantes se encaixam perfeitamente com os temas. Que bom saber que apesar de todas as dificuldades pelas quais vem passando, você continua forte e tão sábia... Que Deus conserve essa fortaleza e essa imensidão de bondade no seu coração... E que logo, logo, você se recorde desses momentos difíceis como coisa do passado.
    Estou aqui, torcendo por você.
    Um beijo grande, daquela que nunca foi sua aluna mas que nutre um respeito e uma admiração enormes por você.
    Paulina

    ResponderExcluir
  7. Querida Professora,

    A senhora ficou quase 2 meses sem postar, mas quando postou agora... Que emoção, que orgulho ter sido seu aluno! A Fabi está chorando aqui do meu lado e eu quase. Somente sendo um anjo como a senhora é para enfrentar tantas coisas com humildade e dignidade.

    Que Deus te ampare, professora, e que permita que a senhora continue voando aqui no nosso mundo. Não voa para o tal mundo espiritual, professora! Tem muita gente aqui que precisa da senhora, das suas lições, do seu exemplo. Obrigado.

    Beijos do Vinicius, da Fabi e da Vitória

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite, Amiga Monica!

    Quero lhe dizer que sinto-me honrado por ser seu amigo.

    Quando das auditorias "in loco", eu sempre comentava com a colega Anna (lembra-se dela?) que a sua presença era a identidade da faculdade, dos objetivos do Professor Garcia Morejon.

    Infelizmente, Morejon adoeceu e a familia dele, ainda que simpática, não deu conta do recado, vindo a vender a faculdade. E aí a amiga e professora foi injustamente demitida. Sabendo o que sei sobre a nova faculdade, que está no mesmo endereço, contudo com metas diferentes, acho que para a amiga Monica é um privilégio estar fora daquela mediocridade que lá existe desde que os novos donos assumiram a direção.

    Entendo que isso lhe trouxe doenças inicialmente psicossomáticas e agora totalmente reais. Poucas pessoas podem entender o seu desencanto. Morejon entenderia, mas quis Deus que ele ficasse em coma para não ver o poço medíocre no qual a faculdade mergulhou.

    Amiga Professora Monica, eu também entendo o seu desencanto, mas sinto-me profundamente honrado por te-la conhecido e aprendido consigo e por continuar aprendendo através deste blog. Seus textos são ótimos, sinceros e lúcidos. Vejo emoção e razão em todas as suas colocações. E o texto atual, mais do que todos os outros, me levou às lágrimas. Que Deus permita que sua vida melhore, mas que o seu coração siga como é: sempre generoso.

    Um forte abraço do amigo

    Roberto de Almeida

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mô! Comecei a seguir seu blog e estava mesmo esperando um novo post, que veio lindo e pleno de significado. Que Deus a ilumine sempre! Saudade e um beijo grande!

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  10. WILL / The Consulate of Portugal in NYC4 de julho de 2011 às 23:09

    To: Monica
    From: Will


    Dear friend, you've posted, at last! I was kinda worried 'bout you 'cause it's been a long time since your last entry. Anyway, I can feel things've been tough, uh. Is there anything I can do to help in addition to sending you my positive thoughts? Remember that old saying, a friend in need is a friend indeed. Old but updated 4 keeps! Monica, distances can be made short. I feel you're calling out as if the Universe could hear your plea. But things are not like that, sorry to tell. I mean, you can only count on those whom you know, those who know you and love you. You're not a rock star, but loads of people love you and are willing to help you. Just tell us what to do, pls! ERs are not the key. If they're private, they're there while you can pay. And if they're public, forget. In the US public health is poor, let alone in Brazil. I'm sorry, but that's true. So pls do sth towards yourself. Get your family and real friends to help you. In the meantime keep me posted. Love always, Will

    ResponderExcluir
  11. Nilda Klein, de Curitiba-PR6 de julho de 2011 às 16:26

    Monica de Deus! Que pasa, mi amiga? Pareces más joven hoy que cuando te conocí en España! :-)
    Só uma coisa entrega que você não é tão jovem assim: a testa franzida. De resto, você realmente parece mais niña do que quando estudaamos juntas na Espanha. Tempos bons aqueles, né?
    Querida, amei esta sua postagem. Embora tantas cositas negativas estejam acontecendo, você tem uma sabedoria incrivel! A sua forma de ver las cositas me deixa cheia de orgulho de ti. Se as cositas não tiverem um fim bom, seguramente tu alma está evoluindo muito e um bom lugar está guardado para ti junto a Jesus. Mas vou apelar pra ele: Jesus, dá um jeito e permita minha amiga salmantina de corazón reaver a felicidade, a cura, a prosperidade e a justiça ainda em vida. Ela merece, Jesus!
    Você merece, niña guapa! E estou e estarei sempre torcendo por ti!
    Besos y mas besos de la amiga Nilda Klein

    obs: Perdona mi español. Quero brincar com você misturando as duas linguas, mas sinto que nada sei perto de ti, do teu conhecimento. Você é como uma heroína pra mim! Te admiro muito muito muito muito muito!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mô,
    Espero que hoje vc esteja se sentindo melhor e sei que esta má fase vai passar.
    Saiba que quanto mais aprendemos sobre o todo, mais sabemos que não somos nada.
    Ou seja, estamos aqui neste mundo para aprender o que não conseguimos em outras encarnações e tenha certeza de que, quando cumprirmos nosso aprendizado/ensinamento, deixaremos este mundo e iremos para a casa do Pai.
    Desejo à você tudo de bom e... saiba que você foi uma das melhores professoras que tive e a única que ainda mantenho contato. Confesso que não tenho muitos amigos, mas os que tenho, ou mantenho, levo para a vida toda pois são amizades que valem ouro. Inclua-se na minha lista !

    Desejo à você dias maravilhosos e quando se sentir triste, apenas olhe para o céu e veja quão imenso é o amor Dele por nós.

    Beijos de sua ex-aluna Unibero
    Dalila

    ResponderExcluir