Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



03 outubro 2011

SETEMBRO E OUTUBRO: REFLEXÕES





 
Amados & Amadas:



O mês de setembro finalmente se despediu. No dia 11, os Estados Unidos choraram os mortos do maior atentado terrorista já sofrido pelo país e no país, há exatos dez anos. Embora outros atentados tenham ocorrido naquele dia, o que derrubou as chamadas “Torres Gêmeas” de Nova York virou um símbolo.
Outono no hemisfério norte
(destaque: New Hampshire, EUA)

Já na segunda quinzena, o dia 23 marcou (e marca), anualmente, a entrada do outono no hemisfério norte, e a entrada da primavera, no hemisfério sul. O Planeta Terra está resfriando em suas camadas interiores, o que já causa muitos desastres naturais. Além disso, no entanto, temos a clara interferência do homem no meio ambiente, e tal interferência, em desarmonia com as Leis da Natureza, faz com que pensemos que esta deva ter “ficado maluca”!!! Sim, pois, no calendário, ainda observamos a entrada das estações, mas, na prática, toda a espécie de manifestação climática pode ocorrer a qualquer hora, sem aviso prévio, no Brasil e em qualquer outra parte do mundo!
Primavera no hemisfério sul


E há [1] a violência no trânsito e à pessoa humana (sequestros, roubos, latrocínios, chacinas, etc); [2] toda a sorte de torturas ao ser humano (assédio moral, assédio sexual, humilhações, fofocas, maledicência, inveja, falta de paciência, mortes por descuido de profissionais de saúde, etc); [3] a Educação medíocre, pública e privada, na maioria das escolas, faculdades e universidades; [4] os profissionais de saúde que deveriam ser presos, tamanha a raiva que têm no coração e que descontam em pacientes e demais seres humanos; [5] os governos e seus poderes – o Legislativo, em especial – que só aumentam seus próprios salários (e que deixam a população rica mais rica, e a população pobre mais pobre). Há, também, [6] os “ratos” que vivem de pequenos golpes; [7] os poderosos que querem cada vez mais e a qualquer custo; [8] as drogas que grassam livremente, levando os usuários à ruína moral e financeira, e os traficantes à riqueza; [9] pessoas que, por orgulho, inveja e crueldade, exigem a demissão de “x” funcionário, sem pensar em possíveis traumas à sua vítima, e sem considerar que, ao demitirem “x”, podem levar uma família inteira ao desamparo; e, pasmem, [10] até os mal-entendidos que, por falta de diálogo, colocam um ponto final em toda a sorte de relacionamentos (entre amigos, colegas de trabalho, casais heterossexuais, homossexuais, bissexuais, médico e paciente, vendedor e cliente, professor e aluno, etc). Não pensem, no entanto, que a lista termina aqui. Arrolo apenas 10 dos incontáveis monstros que podem destruir os seres humanos mais vulneráveis.

Sugestão de leitura:
Há um livro muito interessante de autoria do padre Fábio de Melo, que li e recomendo. Chama-se Quem me roubou de mim? O subtítulo dá mais pistas sobre o conteúdo: o sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa. No desenvolvimento, acompanhamos as ideias do autor, que, em texto fluente, disserta sobre condições que podem não ser exatamente aquelas nas quais pensamos de imediato. Um exemplo: um roubo pode não ser a subtração de uma coisa alheia, mas o roubo de uma alma! Como a verdadeira dona da alma conseguirá recuperá-la? Como encarar o desafio de ser “pessoa” entre os incontáveis espinhos, obstáculos e verdugos que encontramos em nosso caminho? Infelizmente, encontraremos, no livro, muitas pessoas que conhecemos... e, às vezes, muito bem! Confiram, leitores amigos!!!

Crítica. Dizer o quê? A maioria da chamada Humanidade aprendeu a criticar. E tomou gosto por isso! Os elogios, quando cabíveis, raramente são feitos, e muitas vezes temos que interpretar o silêncio como “Muito bem!” ou “Parabéns!”

A crítica é um julgamento... e me pergunto: “Temos o direito de julgar os outros se não julgamos a nós mesmos?”  A crítica, se for para o bem do criticado, até pode ser bem-vinda, mas é preciso saber criticar de forma a não humilhar e/ou desacreditar a pessoa. Há críticas que matam a alma!!! Muitas pessoas, movidas pelo orgulho, pelo egoísmo e pela vaidade, julgam ser as “donas da verdade” e disparam flechas venenosas para todos os lados. Fazem-no por meio de suas ações e/ou maledicência.


Crítica burra – I
Roberto Carlos encanta e canta em Jerusalém

Em setembro, por exemplo, Roberto Carlos cantou em Jerusalém, no dia 7, sendo tal apresentação gravada e televisionada pela Rede Globo no dia 10. Li críticas e críticas ao cantor. Além das costumeiras lengalengas sobre o repertório ser repetitivo, houve muita gente falando que o show foi frio, pois Roberto não mencionou que Israel invade territórios palestinos, que os palestinos sequestram e trucidam militares de Israel, etc.

(1º) Quem é fã de Roberto e vai a um show dele, espera que ele cante seus sucessos – aliás, estes são incontáveis, o que dá muito trabalho ao artista quanto à seleção das músicas. Recado àqueles que desejam conhecer as novidades do repertório do cantor: “Comprem seus CDs! E que sejam originais!”

(2º) Quem é fã de Roberto sabe que ele é respeitoso com seu público e que não aborda temas políticos em seus shows. Se assim fosse, as apresentações em palcos cariocas não escapariam de temas como violência, desigualdade social, balas perdidas, traficantes, etc!

Quanto a mim, meus caros, arrepiei e chorei de emoção com tudo, principalmente quando Roberto cantou “Jerusalém de Ouro”, a canção-símbolo da cidade sagrada que congrega as três maiores religiões do planeta: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Ele começou em português, mas, ao passar para o hebraico, foi demais! E quando um coral local, devidamente colocado no palco, o acompanhou, puxa vida!!! Se eu morresse naquele momento, ia morrer feliz! Coisa mais linda! Não havia política, minha gente! Havia congraçamento entre todos os presentes e Deus por todo lado, abençoando e certamente sorrindo e cantando!

Valeu, Roberto!


Crítica burra – II


Red Hot Chili Peppers: homenagem ao Rafa
(foto: portal G1/Globo)
Depois de iniciado o tão aguardado “Rock in Rio”, houve, no dia 24, a apresentação da banda californiana Red Hot Chili Peppers, cujos músicos homenagearam Rafael Mascarenhas (Rafa), o filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães morto em julho de 2010 – no Rio de Janeiro! Cissa e os músicos combinaram a homenagem, pois Rafael adorava o som da banda e, inclusive, tocava em uma “cover”. Rafael completaria 20 anos agora, durante a grande festa do rock, e contara à mãe que queria ver o Red Hot como presente de aniversário. Assim, a banda, em determinada parte do show, vestiu camisetas brancas com uma estampa de Rafael sorrindo. Foi muita emoção para Cissa, para os integrantes da banda, para os amigos do Rafa e para a plateia solidária. Diante da TV, também fiquei emocionada! Mas, ao acessar a Internet e ler as críticas feitas à Cissa, tive pena e asco dos que a criticaram. O que mais era repetido era um debochado “Já chega, dona Cissa Guimarães! Você está indo longe demais com essas babaquices de homenagens ao seu filho!”

Cissa e Rafa (ele faria 20 anos em 24/09/2011) 

E eu pergunto: “Vocês que criticaram a homenagem ao Rafa e a emoção de Cissa já perderam um filho? Já? Provavelmente não! Mas, se perderam, respeitem a dor de cada um. Eu sei o que significa perder um filho e, mesmo sendo espírita, ainda choro todas as vezes em que me lembro da batalha pela vida que enfrentamos aqui em casa e nos hospitais. Cada um tem uma forma de reagir à perda de uma parte de si! Pois que a reação de cada um seja respeitada!”

Valeu, Cissa!
Valeu, Rafa!
Valeu, Red Hot Chili Peppers!

Enfim, parece que vivemos em um mundo coberto por sombras, e o mais sombrio de tudo é sentir que elas nunca mais se dissiparão. Contudo, se refletirmos cuidadosamente, vamos perceber que o ser humano pode, ele mesmo, participar com ações positivas aparentemente menores que, no entanto, lhe mostrarão a certeza e o sentido da vida, que, se vivida de forma menos egoísta, proporcionará horizontes alentadores e paz aos corações tristes e/ou assustados.

É neste contexto que convido os leitores e leitoras deste Blog a que leiam um breve texto meu que teve como ponto de partida a lição COMBATENDO A SOMBRA, de autoria do espírito Emmanuel e publicado no livro Palavras de Vida Eterna[1], que a nós chegou graças à mediunidade e à generosidade de Francisco Cândido Xavier (1910-2002).


COMBATENDO A SOMBRA


“E não vos conformeis com este mundo,
mas transformai-vos...” – Paulo.
( ROMANOS, 12:2 )



Para desenvolver o título desta lição, Emmanuel disserta a partir do versículo acima mencionado, retirado do capítulo 12 da Carta de Paulo aos Romanos. Tal capítulo é desenvolvido em duas partes, a saber: Sacrifícios Vivos (versículos 1 a 8) e O Amor (versículos 9 a 21).

Lembremo-nos que Deus nos criou ignorantes, porém com o objetivo de que atinjamos a luz[2]. Para tanto, deu-nos vários instrumentos, sendo o livre-arbítrio um deles, tornando-nos capazes de decisões – corretas ou incorretas – a partir do momento em que entendemos nossa condição de espíritos vivendo experiências físicas (as reencarnações), que, por sua vez, e devido aos apelos da carne, constituem caminhos para a nossa evolução espiritual, caso seja este o nosso sincero desiderato.

Em suma, Deus nos criou para que, por méritos próprios, conquistemos a luz. Aparentemente difícil, tal caminhada pode ser mais simples e feliz se nos prontificarmos a não fazer o mal e, sim, a fazer o bem sempre que pudermos, ainda que em pequenas e rápidas tarefas cotidianas, como, por exemplo, ceder o nosso lugar no transporte público a pessoa idosa e/ou deficiente e/ou grávida; segurar a porta de um elevador para que os demais usuários não sejam surpreendidos pelo fechamento abrupto da porta, o que os machucaria; ajudar um cego a atravessar a rua, mesmo que ele confie nos sinais sonoros; etc.

A prática cotidiana dessas pequenas gentilezas faz bem ao nosso coração, pois, além de nos sentirmos úteis, ficamos felizes com a real sensação de termos feito o bem a outros seres humanos. Ainda que nossa gentileza não receba um “muito obrigado”, nosso coração se eleva a tal ponto que nos fortalecemos em espírito. Isso é importante, pois, fortalecidos, estaremos mais preparados para quando as sombras se apresentem – e elas um dia ou outro se apresentam, por mais que vigiemos e oremos (Não se apresentaram elas a Jesus?). Em um mundo onde existem o bem e o mal, e lembrando que o bem e o mal também estão na cabecinha de cada um de nós, ter força para superar as sombras significa estarmos mais preparados para vencer as tristezas de forma a não permitir que elas se instalem e façam de nossa alma franca morada. Aos poucos, constataremos que, conforme enxergamos mais luz, enxergamos cada vez menos as sombras, e isso é reconfortante!

Deus realmente nos fez para a luz! E por nos amar muito, deseja que aceleremos nossa evolução. Para tanto, enviou-nos um de Seus filhos – Jesus –, que, por sua vez, nos legou seu “Evangelho de Amor” (o caminho para a nossa evolução) e deixou-se ser crucificado para nos ensinar a mansuetude de coração, o amor fraterno e o perdão, semeando, assim, a vinda do Consolador Prometido: o Espiritismo.


Outros setembros virão, mas o de 2011 já foi embora! Que este mês de outubro seja melhor para os corações puros e bons, quer corajosos, quer amedrontados!

Logo de cara, celebramos, neste 3 de outubro,  os 207 anos de nascimento de Allan Kardec (03/10/1804), o "Codificador do Espiritismo".

"Pregação aos Pássaros"
(afresco de Giotto, 1267-1337)
Celebramos, também, o dia em que Francisco de Assis ganhou os Céus (03/10/1226)! Sua festa como "Patrono dos Animais, da Natureza e do Meio Ambiente" acontece logo em seguida, no dia 4.

E tem mais!

Nossos irmãos judeus, que entraram no Rosh Hashaná 5.772 (Ano Novo Judaico) no final de setembro, estão agora em período de reflexão e arrependimento, preparando-se para o Yom Kippur (Dia do Perdão), para que, assim, estejam preparados para enfrentar os desafios do ano novo. De minha parte, ainda que sendo cristã e espírita, opto por observar estas datas de forma muito particular.

Uma curiosidade a meu respeito:
Sim, e para quem não sabe, conto algo que descobri por meio de muita pesquisa! A família do meu avô paterno é de origem judaica. Viviam na Espanha, e, com a Inquisição (lembrando que a Inquisição Espanhola foi a mais sangrenta de toda a Europa), fixaram residência no “pueblo” de Miranda del Castañar, lá no topo da Sierra de Peña de Francia – perto da minha amada e dourada cidade de Salamanca, onde me doutorei. Muitas famílias judaicas foram para lugar tão distante e de difícil acesso para fugir da perseguição aos judeus e, acima das portas de suas casas, colocavam o emblema da Inquisição, a dizer: “Aqui vivem católicos!” Porém, alguns rituais com velas, algo comum na cultura judaica, chamaram a atenção dos xeretas, que acabaram por denunciar as famílias do povoado. A família do meu avô fugiu de lá, junto a outras famílias, e foram se abrigar no país vizinho: Portugal. Lá, onde a Inquisição era mais branda, muitos acabaram por se converter ao Cristianismo, passando à história como os “cristãos novos”.
Para mim, encaro o período entre o Rosh Hashaná e o Yom Kippur como mais uma oportunidade para que eu reveja minha vida, meus pensamentos, meus atos... São dias de reflexão, autocrítica e arrependimento – algo que, pelo menos para mim, considero válido, haja vista o processo de reforma moral ao qual venho me dedicando.

Paz e Luz a todos!



[1] XAVIER, Francisco Cândido (psicografia); EMMANUEL (espírito). Palavras de Vida Eterna. 35. ed. Uberaba, MG: Comunhão Espírita Cristã, 2010. 379p.

[2] O motivo para que Deus nos tenha criado, o motivo para que nos tenha criado ignorantes, e o motivo para que tais perguntas se mantenham sem respostas, figuram entre tantos outros mistérios e decisões de Deus que não devem ser indagados, pelo menos por nós que, de todo o coração, aceitamos Deus e acreditamos em Sua existência e em todos os seus atributos, sem que nos seja preciso vê-Lo. Desvendar os mistérios divinos pode ser perigoso, pelo menos à chamada Humanidade terrena – espíritos encarnados no Planeta e desencarnados (vivendo em moradas apensas à Terra). Com dois-terços da Humanidade querendo “ser Deus”, a revelação de tais mistérios, dentre tantos outros, agigantaria a prepotência e a empáfia dessas pessoas, que certamente desejariam tornar realidade o futuro hipotético e sem escrúpulos concebido no livro Admirável Mundo Novo (do original Brave New World, de autoria do inglês Aldous Huxley, e publicado pela primeira vez em 1932).



9 comentários:

  1. WILL / The Consulate of Portugal in NYC3 de outubro de 2011 às 11:26

    Dear Monica,
    I don't know what to say... I mean, I'm actually speechless.
    You're too sensitive, too intelligent! How can you come up with a myriad of subjects at once? God surely sent you to this planet with a mission that's part of sth bigger. President Obama needs you here, maybe as an aide to Hillary Clinton. Have you ever thought abt being an ambassador or sth like that? If you haven't, you should've! I could've said Portugal, since you're a EU citizen! But your charisma and approach oughta be used in wider areas. The US is the one country in the world with such wider concerns. I think you'd be happier to be involved in sth bigger, sth that could bring abt peace and understanding among men. Just promise you'll think abt it, please. And count on me!
    Love,
    Will

    ResponderExcluir
  2. Enviado por e-mail pela amiga Nilda Klein, de Curitiba (PR), que conheci na Espanha. Nilda contou que não conseguiu blogar o comentário.


    Hola Monica!
    Muy bueno tu nuevo mensaje en el blog! Quanto orgulho tenho de conhecer voce, de sua amizade, de ter compartido meses felizes contigo lá na nossa Salamanca (mais tua do que minha), a estória do AJITO. Te acuerdas? E te admiro cada vez mais pelo conhecimento, pela sensibilidade. Voce sabe tanto de tantas coisas, como es posible? Voce é uma anjinha!
    Eu não sabia que a inquisição espanhola tinha sido assim tao terrivel,será que isso tem a ver con el gusto por las toradas? (ai, desconfio que escrevi errado, toradas?) Sobre o Roberto, tambem me emocionei com o show, e concordo contigo sobre a Ciça. Ela está na novela das 7, voce acompanha? Ai esse mundo de fofoca e de inveja!!
    Monica, perdona esta amiga aqui por não visitar o blog sempre. Eu dependo dos teus avisos de atualização. Não é que esqueço de ti,é que fico perdida no montón de cosas del dia a dia. Mas eu te amodoro, nunca dudes!
    Fica com Deus!
    Besos de tu amiga Nilda

    ResponderExcluir
  3. Dear Mônica,ainda bem que não chorei sozinha com o show do Roberto Carlos! Ufa!!!!
    Sobre o pedido da Cissa, a banda " Capital Inicial" entregou uma carta em mãos para o Red Hot, para que fizesse uma homenagem ao Rafa. As pessoas que criticam, não possuem inteligência emocional e muito menos coração. Eu não consegui ver o Red Hot,mas acredito que tenha sido muito emocionante. E realmente como sempre vc nos ensinando,com esta sabedoria universal, a qual tenho certeza que vc já nasceu com ela.
    Bjos

    PS- Já estava sentindo sua falta.
    Isabel

    Isabel Fedeli

    ResponderExcluir
  4. Carlos "cara de bebê" - curso Comex Unibero4 de outubro de 2011 às 12:17

    Aeeeeeeeeeee Prô! Mandando ver nesta sua volta pro blog! Blz, minha linda! A senhora eh incrivel, diz que nao ta mais dando aula, mas isso que a senhora posta no blog eh uma aula. E que aula! Super manero tudo que a senhora escreve. Esse lance tb de ter judeus no seu passado eh o maximo! Talvez explica a sua ultra inteligencia. Todos judeus que conheço sao gente boa e mt inteligentes. E agora tem a senhora, prô. Nao esqueço das aulas de ingles instrumental. A senhora nos ensinou um monte de coisas e jurou que nao trabalhava com comércio exterior. Então como sabia tanto? E aí chegava aquele professor mala de sistemática de comércio exterior, que nao sabia explicar nada e todo mundo fazia as provas dele com aquilo que aprendemos com a senhora. Um dia uma garota contou Pra ele e ele ficou puto e chamou ela de mentirosa. Então a classe deu uma vaia nele e ele saiu todo metido a bravo. Prô Mô, a senhora era, é e sempre será incrível p ra mim e pra todos nos. Nao esquece disso.Um beijo no céu da tua boca. Carlos "cara de bebê", seu aluno favorito.

    ResponderExcluir
  5. De: Prof. Roberto de Almeida, auditor FV/USP
    Para: Profa. Monica Derito


    Prezada Amiga!

    Você não imagina a minha felicidade ao saber de seu retorno ao blog! Cheguei a temer que fosse abandoná-lo. Onde encontrarei leitura inteligente se isso acontecer? Foi o que pensei. Por sorte, estava errado!

    Muito interessante o seu texto! Não sei dizer qual parte mais gostei. Vale dizer que gostei de tudo? Minha esposa concorda comigo. Já lhe disse que ela também é sua fã?

    Amiga, apesar da variedade temática, porém muito bem "costurada", percebo que você é a pessoa triste cuja alma foi roubada. Sentia um pouco na época em que auditava o saudoso Centro Universitário, e entendi tudo quando a amiga foi brutalmente demitida. Porém, preocupa-me continuar sentindo isto! Não lhe aliviaria nomear a pessoa? Ou as pessoas? Se não quiser tornar isso público, lembre-se deste seu velho amigo! Ví sua pessoa chorando na lista das monstruosidades atuais, na sugestão de leitura do jovem Padre Fábio, na indignação as pessoas que criticam o cantor e a atriz. E depois ví sua pessoa em belo texto de cunho espiritualista a pràticamente pedir aos seus leitores que encontrem alegria em ajudar os semelhantes. Muito digno da sua parte, porque sinto que perdoa quem lhe fez mal. Mas ao mesmo tempo a amiga parece estar se despedindo do mundo. É isto que me preocupa mais. E novamente pergunto: quem roubou a parte da sua alma que continha o amor e a esperança em si mesma?

    Receba o meu abraço amigo e a certeza de sempre poder contar comigo.

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. Amada Professora Monica!
    Que delícia este seu texto! E quantas saudades suas! Puxa vida!
    Lí os outros comentários e concordo com todos. Mais uma bela aula sua, sobre temas os mais variados!
    Sabe, na minha época de FMU tinha umas palestras que o diretor queria forçar a gente a ir. Ele sempre dizia que uma boa palestra valia mais que 1.000 aulas em sala. Geralmente minha turma aproveitava para fugir no caminho entre o prédio 10 e o auditório da Rua Taguá. A gente fazia isso porque quase todas as palestras eram um saco, desculpa! E teve um dia que uma palestra pegava a sua aula de literatura norte-americana. O aviso estava na lousa desde as 18:00 hs. Eu chegava cedo e logo que ví o recado fui a sala dos Professores. A senhora não tinha chegado, era muito cedo ainda. Então fui falar com o diretor e exigir a sua aula em vez da palestra. Ele me chamou de atrevido, repetiu aquela coisa das 1.000 aulas, e não me convenceu. Resultado: quando a senhora chegou na sala e nos chamou Pra palestra e disse que ia conosco, eu só fui porque a senhora ia. A classe inteira foi em respeito a senhora! Mas a senhora deve se lembrar do que aconteceu... Conforme nós alunos percebemos a enrolação daquela palestra, fomos nos escafedendo. A gente ainda comentou: "Tadinha da prô que vai ter que ficar até o final desse lixo!"
    Fim de semana.
    Veio a segundona. Eu estava na cantina lá pelas 6 e pouco e o diretor chegou. Falou assim: Vc é teimoso, rapaz! Fugiu da palestra!"
    Eu lembrei-o que queria ter tido a sua aula. E ele respondeu: "que ninguém nos ouça, mas eu, se pudesse, deixava vcs com a professora e tbm ficava na aula. A palestra foi uma porcaria! E as aulas da Profa. Monica são as melhores do curso de Letras!"
    É, prô, eu nem sei se o diretor ainda vive. Era forte, bravo, mas velho. Mas a partir daquele dia, na cantina, e passei a vê-lo com respeito. Sentí um super orgulho ao perceber que ele não ficava só na sala dele assinando papeis, e indo as salas pra dar bronca. Foi bom saber que ele conhecia os professores e que sabia do seu trabalho, do seu valor. Se ele estiver vivo, gostaria que ele soubesse tudo que aconteceu pra senhora e que lesse o seu blog. Ele ia dizer, como eu e a Fabi e seus ex-alunos: "E ela continua ensinando, através de um blog, mas continua. E cada postagem-aula dela vale mais que 1.000 palestras e aulas de outros professores!"

    Prô amada, valeu!

    Beijo grande do para sempre seu pupilo
    VINÍCIUS GONÇALVES ROSA


    P.S. Desculpa tbm pela ausência no blog. Agora vai uma pequena crítica a senhora, se me permite: a senhora acostumou mal os seus leitores, sempre avisando das atualizações. E aí parou de avisar... Sabe como são os alunos, né?! A gente se acostuma com mordomia, huahauhauhauhau...

    ResponderExcluir
  7. Parabensss pelo blog!!!!é lindo.
    Ja li o livro quem me roubou de mim, uma grande ajuda!!!
    Muitos valores que nunca tinha pensado. Parei para refletir e muitos aspectos da minha vida!!!! Grandioso livro.....

    bjs
    Débora

    ResponderExcluir
  8. Estou aqui lendo a critica a Cissa...Não sabia desse fato ocorrido!! Infeliszmente vemos essa insensibilidade nas pessoas, nao tenho filhos, mas tenho sentimentos, sensatez, e tenho certeza que a perda de um filho é algo que nao se esquece jamais...nao importa o tempo que se passe.
    Parabens aos integrantes da banda....e a homenagem realizada...
    Merece aplausos ....em pé...
    bjs
    debora

    ResponderExcluir
  9. Mônica, aqui estou eu, seguindo seu blog! Parabéns, você realmente escreve muito bem! Estarei sempre por aqui para comentar...

    Um grande beijo no seu coração...

    ResponderExcluir