Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



10 dezembro 2010

ALMAS GÊMEAS NÃO EXISTEM


Amados Leitores, Amadas Leitoras:

Juro que não sei o que está acontecendo comigo, mas simplesmente não consigo atinar se tudo caminha para um final feliz... ou não.

Na manhã de hoje, febril e com dor de garganta, fui convencida pelo meu marido a ir ao Pronto-Socorro. Vai que é bactéria e... Enfim, fui tartarugando pelo caminho irregular e cheio de buracos, sempre apoiada em meu super carro de Fórmula 1: minha bengalinha.

Ao chegar ao hospital onde fica o PS, recebi as "boas-vindas" de um elegante carro funerário. "Bom ou mau presságio? Chegou a minha hora?" Enfim, falei com o motorista, que parecia estar aguardando alguma autorização para deixar o local. Sim, havia um caixão levando uma senhora. Orei rapidamente. Nesse momento, chegou um senhor e contou que se tratava de uma tia sua, que morrera na madrugada naquele hospital. Apresentei-lhe meus pêsames e, mais uma vez, orei sinceramente pela senhora, porém de forma mais demorada. E orei pela família, é claro!

O hospital estava confuso, ninguém notou que entrei. "Seria eu uma alma penada?!". O pronto-socorro estava cheio e igualmente confuso... Mas alguém notou minha presença depois de certo tempo. Houve demora para tudo, mas levei numa boa... No final das contas, demorei-me mais do que imaginara... Mas tudo bem! Pelo menos, não teve injeção de Benzetacil: "Ebaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!" Eu achava que ia ter, tamanha a dor na garganta e o pus que eu, conhecedora como sou (rsrsrs), identificara em casa com a ajuda de um espelho. Mas saí de lá apenas com uma prescrição para um antiinflamatório maneiro, rsrsrs...

Enfim, tudo parecia tão lento e estranho... Lento como minha tentativa para marcar uma consulta com um neurologista. Lembram-se de minhas postagens anteriores? Minha "saga" pode ser acompanhada em PRECISO GRITAR: GRITO Nº 4 (publicação: 20/11/2010) + HUMANIZAÇÃO DA MEDICINA. URGENTE (publicação: 25/11/2010) + MEDICINA E UM PATO BRASILEIRO EM SEVILHA (publicação: 03/12/2010). A situação atual: Achei o médico (Ufa!), mas não consigo marcar a consulta: sempre que ligo, a secretária alega que "o sistema caiu" ou que "o computador deu pau". (????????????)

Assim, tentei aproveitar o tempo de espera no Pronto-Socorro e fazer algo útil: peguei meu caderno de anotações e mandei ver no texto prometido, sobre a existência ou não de almas gêmeas.


E lamento dizer, mas...

ALMAS GÊMEAS NÃO EXISTEM




Segundo a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec (1804-1869), somos todos “espíritos” criados por Deus. À guisa de uma classificação didática, dizemos que somos “almas” quando estamos “encarnados”, ou seja, quando estamos aqui na Terra vestindo um corpo que um dia perecerá.

Em O Livro dos Espíritos, cuja 1ª edição data de 1857, aprendemos que “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Deus é infinito, ou seja, “não tem começo nem fim”. A pergunta nº4, “Onde se encontra a prova da existência de Deus?” é assim respondida pelos espíritos que ditaram a obra a Kardec:

“Num axioma que aplicais às vossas ciências.
Não há efeito sem causa.
Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem
e a vossa razão responderá.”

Comentário de Kardec sobre a resposta acima: “Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo, tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.”


O brilhante físico Albert Einstein (1879-1955) assim falou sobre o Universo:

“Não há como conceber (= compreender)
o Universo sem que se aceite
a existência de Deus.”



Pois é assim que Deus se apresenta a nós: a inteligência suprema, causa de tudo e de todos, o infinito. A linguagem humana não tem elementos para defini-lo de outra forma. E o conhecimento humano nada vale se tentar explicar mais sobre Deus e sua Criação infinita: a matéria, o Universo, os espíritos. Cá entre nós, ainda bem que não temos inteligência suficiente para o entendimento de Deus e sua obra. Afinal, todo conhecimento, em mãos boas, serve para o bem. Porém, em mãos maléficas... Nem é bom tentar imaginar! Sobre isso, aliás, Kardec é bem claro ao dizer que Deus não permite que o homem conheça o princípio das coisas (pergunta nº 17), mas que, à medida que o homem se depure, passará a ter faculdades que ainda não possui, e, então, o véu se levantará a seus olhos para que ele comece a compreender certas coisas (pergunta nº 18).

Deus nunca para de trabalhar: está sempre a renovar o mundo, criando matéria, mais galáxias, estrelas, planetas e espíritos. Não há vácuos no Universo. Há matéria por todas as partes. A Terra não é o único planeta habitado. Segundo Ramatís (ilustração à direita), espírito puro, autor de vários livros, quase todos ditados ao médium Hercílio Maes, no nosso sistema solar temos amigos, porém mais elevados, em Marte, Júpiter e Saturno! O que dizer dos demais sistemas solares de nossa galáxia e das demais e incontáveis (infinitas) galáxias?

Deus, repito, está sempre criando novos espíritos. Somos individualidades perfeitas na forma (somos esferas), porém praticamente destituídas de conteúdo. Ou seja, somos ignorantes! Bem lá no inconsciente, temos alguma ideia da diferença entre o bem e o mal, e, para viver e evoluir, recebemos o “livre-arbítrio”, um presente democrático que Deus nos dá.

Só isso posso dizer! Não adianta lançarmos questões como: Por que Deus faz os espíritos? Por que os faz ignorantes? Por que já não nos faz perfeitos? Por que temos que evoluir? Por que o plano de Deus para todos é a perfeição, ou seja, a angelitude? Estas são perguntas cujas respostas pertencem somente a Deus. Tentar respondê-las é nadar em círculos e não sair do lugar!


Grosso modo, há três ordens de espíritos, segundo Kardec:

1ª) Espíritos imperfeitos (encarnados, almas imperfeitas) - Neles, a matéria predomina sobre o espírito. São orgulhosos, egoístas, levianos, pseudo-sábios e têm propensão para o mal.

2ª) Espíritos bons (encarnados, almas boas) - Neles, o espírito predomina sobre a matéria. Almejam o bem por meio do conhecimento, da ciência e da bondade. Todavia, ainda não são perfeitos, ou seja, ainda erram e, portanto, contraem "carma". Isso significa que ainda têm que passar por provas e reencarnar até que atinjam a perfeição.

3ª) Espíritos puros / perfeitos (se encarnados, almas missionárias) - São moral e intelectualmente superiores e não sofrem as tentações da matéria. Como já se despojaram de todas as impurezas, não têm mais que sofrer provas nem expiações e, portanto, não precisam mais reencarnar. Podem, pois, realizar a vida eterna no reino de Deus, com tarefas de maior envergadura. Se reencarnam, fazem-no somente com objetivos superiores e recebem o nome de almas missionárias.

As chamadas almas gêmeas, feliz ou infelizmente, não existem. Trata-se de uma linda história popular baseada no conhecimento de que Deus concebe os espíritos de forma esférica. Segundo lenda antiga, que já levou ao túmulo milhares de jovens voluntariamente entregues à tuberculose, em sua busca frustrada pela “cara metade”, Deus, ao aplicar a forma esférica ao espírito, divide tal esfera em duas partes, atribuindo a uma um polo positivo, masculino, e à outra um polo negativo, feminino. Porém, se Deus realizasse tal divisão, os espíritos nunca seriam individualidades e, portanto, não teriam motivo para passar pelo ciclo de encarnações e reencarnações em busca de evolução. Ficariam estagnados no tempo e no espaço, na companhia de suas devidas caras metades, e para sempre ignorantes!

O que existe, minha gente, é afinidade entre almas. Espíritos afins (encarnados, almas afins) são individualidades que, ao longo dos séculos, vão se encontrando aqui e ali, nas mais diversas situações, e desenvolvendo afinidades mútuas. Toda vez que se reencontram, experimentam a sensação de já se conhecerem, e costumeiramente demonstram uma alegria quase que inexplicável. Parece um encantamento!

Observação: Há, igualmente, almas afins que alimentam sentimentos inferiores: ódio, inveja, antipatia, etc. Quando aqui se reconhecem, sentem uma repulsa que, para os mais inteligentes, lhes parece gratuita. Há, inclusive, quem se pergunte: "Por que não consigo gostar de tal pessoa?" Pois é, são inimizades oriundas de vidas passadas, e, para aqueles que querem evoluir, e que já se fazem a pergunta aqui demonstrada, vale a pena fazer uma forcinha para se aproximar da "tal pessoa", tentar ver o que ela tem de bom, e, quem sabe, começar a cultivar uma convivência saudável.


Mas voltemos às almas afins que cultivam bons sentimentos:

Se tal reencontro (o do encantamento) leva a um sentimento de "amor fraternal", no sentido mais lato da expressão, há duas possibilidades:

(a) O desenvolvimento de um sentimento de amor com atração física, que pode culminar com uma união conjugal, sejam as pessoas heterossexuais ou homossexuais.

(b) O desenvolvimento de uma grande amizade, baseada em admiração e respeito mútuos.


É importante que tal encantamento e suas duas possibilidades fiquem claros, pois há pessoas heterossexuais que, por medo ou preconceito, se distanciam daquelas que "reconhecem" simplesmente porque acham que está nascendo ali um amor homossexual - por parte de sua própria pessoa, por parte da outra pessoa, ou por ambas as partes! É uma pena que almas afins se distanciem devido a esse "achismo", pois grandes amizades, vindas já de outras vidas, podem aí ser interrompidas...  E, com isso, a(s) parte(s) que se distancia(m) adquire(m) "carma negativo", o que demandará futura ou futuras reencarnações.

Exemplos de almas afins que contraem "carma negativo":

1_ Professor e aluno simpáticos um ao outro. Em determinado momento, tendo o aluno plena confiança no professor, roga a este que lhe ensine (ou explique de outra maneira) determinada teoria. O professor, geralmente trabalhando em 3 ou 4 escolas diferentes para completar a renda necessária à sua sobrevivência, parece se esquecer que ali está um ser humano que pode evoluir se for bem orientado naquele momento, e responde friamente: "Procure outro professor, agora estou muito ocupado."

2_ Médico e paciente simpáticos um ao outro. Em determinado momento, tendo o paciente total confiança naquele profissional, roga a este que lhe trate de determinada doença (da especialidade do médico, é claro!). O bom médico tem família, horários e compromissos, mas, esquecido do voto que fez pela VIDA, retruca friamente: "Procure um colega meu. Há muitos e excelentes, posso até lhe indicar nomes. Mas eu, neste momento, não quero isso para mim."

3_ Ator consagrado e um fã. É uma tarde muito fria, a rua está quieta, e o ator passa pela porta do trabalho do fã, encolhido em seu cachecol, cigarro na boca e mãos nos bolsos. O fã sai à calçada, correndo e levando bloco e caneta: "Por favor, fulano, sou seu fã! Acompanho sua carreira, novelas, filmes, teatro... e ficaria muito honrado em ter um autógrafo seu. Pode ser?" Sem tirar as mãos dos bolsos, porém deixando um tanto de cinza do cigarro aceso cair ao chão, responde o astro: "Ai, meu bem, agora está muito frio para eu tirar as mãos dos bolsos!"


Os três exemplos acima falam por si só. Mesmo no ator, usualmente cercado de fãs e de pedidos semelhantes, não se explica tal frieza, inclusive porque não havia outros fãs naquele momento! E nos casos do professor e do médico, prefiro calar-me. O aluno pode se desinteressar completamente; e o paciente pode ser relapso com sua própria saúde. E tudo isso porque somos, acima de tudo, pessoas - umas mais, outras menos - sensíveis! E professor/aluno, médico/paciente e ator/fã passam, a partir deste momento, a contrair "carma negativo", que, se não consertado nesta vida, demandará outra reencarnação (ou outras) até que as almas voltem a se entender, colaborar mutuamente, e se amar fraternalmente. Afinal, não há almas gêmeas! O plano de Deus para todos nós é o da angelitude e do mais puro amor fraternal entre todos os seres de sua Criação.


Para concluir, um caso verídico ocorrido comigo, quando professora. Uma aluna muito simpática e interessada sempre me consultava sobre seus projetos acadêmicos e, vez por outra, pedia ajuda em determinadas questões da sintaxe da língua inglesa. Um dia, porém, a aluna me procurou e pediu que eu fosse ao banheiro com ela para ajudá-la. Adivinhem, caros leitores, qual era o problema de minha aluna: "prolapso hemorroidário" (em linguagem popular, as hemorróidas estavam para fora do ânus). A aluna disse que não conseguia colocá-las para dentro sozinha. Disse que quando isso acontecia em casa, a mãe a ajudava. Mas, daquela feita, acontecera na faculdade... E ela só confiava em mim para a tarefa! Nosso diálogo foi mais ou menos o seguinte, após a exposição do problema.

- Fulana, eu nunca fiz isso na minha vida!
- Mas eu ajudo, professora. A senhora entra no banheiro comigo, lava bem as mãos, e eu vou dizendo o que a senhora tem que fazer.
(Quase chorando, repliquei):
- Filha, acredito que este não seja um caso de eu lavar as mãos e seguir suas instruções. Precisamos de assepsia total e de acerto. Só um médico pode fazer isso. Ou sua mãe, como você diz, já que ela sabe...
- Está doendo muito, professora! (Soluçando) Aqui, nesta faculdade, eu só confio na senhora!
- Ai, filha, vamos ligar para a sua mãe. Eu falo para ela que vamos ao pronto-socorro aqui do lado. Eu vou com você! 

Felizmente, o pronto-socorro era parede com parede em relação ao prédio da faculdade. Liguei para a mãe da aluna (na época não havia celulares) e ela concordou que eu levasse a filha ao PS. Disse que iria buscar a filha de carro, mas que demoraria um pouco, pois morava em São Bernardo do Campo - e a faculdade ficava na região central de São Paulo!

Até hoje me pergunto: "Será que agi certo com essa aluna?"

Paz e luz a todos!


Importante: Para saber mais sobre simpatias e antipatias entre as almas (as pessoas encarnadas), recomendo a leitura da obra de Kardec aqui referida, em especial as perguntas e respostas números 291, 297, 298, 299, 300, 301, 302, 303, 386, 387, 388, 389, 390 e 391.

15 comentários:

  1. Querida Professora,
    Então as almas gemeas não existem? Lí seus argumentos e fazem sentido. Mas é uma pena porque o pensamento da existência de almas gemeas é muito romântico!
    Fico imaginando, acho que a senhora não para de pensar nunca, né? Como produziu um texto como esse na espera do pronto socorro? Só um genio, mas eu e a Fabi e tambem a minha turma toda lá da FMU sempre achamos a senhora um genio.
    Então, essa semana devo ir a Sampa a negocios, uns 2 ou 3 dias. Fico num hotel, mas gostaria demais de ver a senhora (a Fabi deixa). Vou ligar naquele telefone que a senhora me passou pra combinar um café ou um almoço. Acho que a senhora vai estar boa da garganta até lá.
    Beijão do Mr. Rose Vinicius.

    P.S. Seu marido está convidado também.

    ResponderExcluir
  2. :: FEEDBACK ADIANTADO - LEIA E VEJA O PORQUÊ ::

    Oh, Vinicius!

    Vc é sempre gentil! Aliás, vc e a Fabi e, de quebra, a pequena Vitória tbm, certa/e!

    Pois é, achar q existem almas gêmeas pode ser romântico, mas, se pensarmos bem, Deus sabe o q faz. Já pensou olhar p/ a sua esposa e ficar se indagando se ela é ou não sua alma gêmea? E pior: e se vc duvidar disso e achar q está traindo a sua verdadeira alma gêmea, perdida em algum rincão deste infinito Universo de Deus???

    Vivo o tempo todo pensando, é verdade, e isso me atrapalhou sempre q tentei fazer meditação! Mas não sou gênio, estou longe disso! Qto a conseguir escrever no Pronto-Socorro, a demora permitiu. E olha q o lugar é particular (convênio); não é público! Enfim, deu p/ escrever e, de volta ao meu apErtamento, só conferi alguns dados e peguei "O Livro dos Espíritos" p/ confirmar os números das questões.

    Agora, importante, Vini! Vc diz q vem a Sampa nesta semana, mas não diz exata/e qdo. OK, use o número q lhe dei. É o celular e nunca o largo (esperando ligações e torpedos q nunca chegam, rsrsrs). De qq forma, quero lhe alertar sobre a eventualidade de eu não poder sair c/ vc, quer p/ um almoço ou um mero café. E a questão não é ciúme do Renato! Juro!

    Em verdade, meu amigo, piorei mto depois q passei no PS. Não sei o q há comigo, mas estou até c/ dificuldade p/ respirar... Ok, o médico q prescreveu o antiinflamatório p/ a garganta nem auscultou coração e pulmões, mas acho q tudo bem, não? Afinal, minha queixa era apenas "gargantal".

    Mas algo deve ter mudado no meu organismo. Ontem, sábado, 3 coisas: (1)a garganta piorou, apesar do remédio. (2)Ao ir ao Centro Espírita q frequento, a médium q comanda as atividades do "Passe" convocou 2 médiuns p/ aplicar o Passe em mim. (3)Depois, ainda no Centro, qdo fui à lanchonete tomar um café c/ leite - p/ forrar o estômago e tomar o antiinflamatório -, o senhor do caixa veio me falar q havia um homem sentado à mesa comigo. Ao descrever tal homem, fiquei surpresa: era o meu pai (falecido há 4 anos).

    Enfim, e hj estou mal msm! Tosse intermitente, garganta doendo mto, e a novidade: está difícil respirar!

    Assim, qdo vc ligar, esteja preparado se eu disse q não poderei sair. Espero melhorar até lá, mas... Nunca se sabe. OK? Amigos?

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vinicius,
    Perdão pelo erro no último parágrafo. Onde está "se eu disse", leia, pfv, "se eu disser".
    Viu como estou atrapalhada? Ah, e tem ainda a dor de cabeça. Nesta situação, ela acabou voltando... Droga!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Monica,
    Apreciei muito este registro sobre almas gêmeas. Confesso que a idéia sobre a existência da outra metade nunca me cativou. Minha esposa pensa o contrário, então agora vou imprimir seu texto e pedir que ela leia sua argumentação.
    Posso ser curioso e perguntar quem é "Doctor CGRB", em foto-mensagem logo no começo do Blog? Curiosidade humana e também deste velho auditor!
    Beijos e um grande abraço do
    Roberto

    Prof. Roberto de Almeida - auditor ISO - FV/USP

    ResponderExcluir
  5. :: FEEDBACK ADIANTADO ::
    Nesta época de "festas de final de ano" e "férias", pouca gente está escrevendo. Assim, conforme os comentários chegarem, vou dar o devido "feedback".



    Ei, Roberto!

    Que alegria receber seu comentário, que, em verdade, é minha ideia também. Apesar da explicação que apresentei, sob o prisma do espiritismo, eu sempre achei essa história de almas gêmeas muito romântica para ser verdadeira! E, sob a luz do espiritismo, particularmente acho que seria uma pena se existissem tais almas, assim como seria uma pena se existisse uma só vida. Tudo seria muito restrito!

    Quanto à sua curiosidade, "Doctor CGRB" é uma pessoa humana e profissional médica de elevadíssimo quilate. Aprendi a admirá-la e respeitá-la, e, como não estou conseguindo contato com ela ultimamente, deixei a mensagem no início do Blog na esperança de que ela visite o espaço e entre em contato comigo. É isso!

    Obrigada por ser fiel seguidor do Blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Monica minha querida!
    Espero que se lembre de mim. Sou a Nilda Klein, de Curitiba, que estudou em Salamanca com vc +/- 2000 ou 2001. Eu e minha turma de Curitiba ficamos hospedados com as freiras perto de um palacio da universidade. E você na pensão dos professores.
    Eu e você éramos companheiras de classe nas aulas daquela professora que odiava o proprio nome, Eva Guerrero y Guerrero. ¿Te acuerdas? Eu ia ser sua colega nas aulas de economia também, mas achei um horror a didática daquele professor. Nem lembro o nome. Aí fui a secretaría e troquei de disciplina. Mas você fez o módulo dele até o final. Todo mundo dizia que ele gostava de você e você negava. :)
    Depois, no final do trimestre, nem te vi. A Guerrero ficou com a sua prova na mão, você foi a única que faltou.
    Minha filha achou teu blog por causa da Espanha e eu estou correndo para ler tudo. Você escreve muito bem, acho que em todas as línguas que fala, né?
    Espero que você lembre de mim. Quero reatar o contato e vou escrever sobre o conteudo do seu blog, prometo.
    Besos

    ResponderExcluir
  7. Oh, Nilda, é claro q me lembro de vc! ¡Mi amiga de Curitiba!

    Mto legal sua filha ter encontrado meu Blog (é o 3º q abro desde q nos conhecemos na dourada Salamanca)! E super legal vc ter escrito. Qto a ler todo o conteúdo, ¡no hay que darte prisa!

    Bons tempos aqueles! Ah sim, vc errou sobre a Profª Eva... O problema dela não era o Guerrero y Guerrero, mas o 1º nome: Evarista! Rsrsrs...

    E sobre o Prof. Juanjo, de Economia, vc e pessoal adoravam tirar sarro de mim. Incrível como a minha fama de namoradeira cruza fronteiras! Rsrsrs... Que é isso! Desde q o Renato veio morar comigo, sou a mais fiel das esposas. Juro! Mas não acho q o Juanjo gostasse de mim: ele estava solitário. Lembro-me q a família dele estava passando férias em Astorga, se não me falha a memória. E como ele estacionava o carro perto da pensão dos professores, acabávamos caminhando juntos todo aquele trecho. E conversávamos. Só.

    Fico feliz q reatemos o contato. Vc sabe mto español e eu acho q estou esquecendo o meu. Buááááááá...

    Então, na "clausura" do trimestre amanheci doente. Acho q nem rolha seguraria tudo, rsrsrs... Foi de tanto alho q comi. Verdade! Lembra-se q às vezes, na aula, vc comentava q alguém devia estar cozinhando alho? Vc dizia "ajito"... Era o meu bafo, minha querida! Uma tentativa p/ não pegar gripe. Porém, pela manhã, o estômago ficava meio chateado c/ o alho e todo o cuidado q eu tinha p/ disfarçá-lo ia por terra! Vc nunca notou q a "fonte do alho" era esta sua amiga aqui? Rsrsrs... Pois o alho me castigou no último dia, nem te conto!!!

    Fico por aqui, no aguardo dos seus comentários. Vamos manter contato, c/ certeza!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Monica, boa noite. Acabei de conferir seu último post. Seus amigos e admiradores tem razão: Você é um gênio ! Não somente escreve muito bem, com fluência e graça, mas igualmente com conteúdo genial. Você é um SER admirável querida ! rsrsrs Porém eu li e fiquei preocupadíssima com a questão de sua saúde ! Só não te ligo agora porque já é quase "amanhã" !!!!
    Mônica, por favor, não espere. Vá a um clínico ou a um pneumo. Por favor. Sei o quanto está dificil. Se eu pudesse te enviava o pneumo do meu irmão ai na sua casa. Vc deve se cuidar, por favor. Pode ser o início de uma pneumonia. Não gosto de bancar a médica nem de fazer prognósticos no seu blog, but, como acompanho meu mano em sua saga particular de saúde, aprendi a reconhecer alguns sinais (e naturalmente torço para estar completamente enganada)que podem indicar uma sensibilidade pulmonar.
    Com fé em seu juízo e nos olhos atentos de seu marido - a respeito de sua saúde - sigo em frente.
    Li e reli sobre almas gêmeas e concordo 100%. Aliás - com certeza - vai mais além de concordância e de fé. Está mais para os fatos. Nos estudos esotéricos que sigo há anos a orientação a respeito é similar, acrescentando que, nesses estudos, a explicação para o termo "almas gêmeas" está mais para a união entre a parte divina e a parte matéria de cada ser humano, do que para questões, digamos, mais românticas. Claro que minha explanação é absolutamente tosca a esse respeito. E acrescento que sempre acreditei que há um plano B para tudo e para todas as situações. Não creio que tudo esteja tão determinado a ponto de não receber modificações. E o que mais conta nessa vida é justamente acertarmos nossos ritmos, tornando-a melhor. bjs e até breveeee

    ResponderExcluir
  9. Monica, sua danada, então aquele bafo de alho era seu? Olha que eu tão ingenua achava que era de um daqueles bares-restaurantes! Como os españoles dão aquela paradinha as 10:00 para o lanche... Que ingenua eu sou. claro, o bafo do alho era perto de você! Bom, mas eu sempre estava perto de você, até por causa da nossa idade ser parecida. Mas que danada! Beijão.

    ResponderExcluir
  10. :: FEEDBACK PARA CYRA ::

    Cyra, minha querida, não me dê ideias, pfv! Rsrsrs... Estou brincando, é claro! Porém, qdo li o q vc escreveu sobre a união da parte divina c/ a parte material, lembrei-me de um lindo pôster q tenho aqui, "exposto" "dentro de um armário" (Que paradoxo, não?!), no nosso apErtamento. É da Fraternidade Branca e mostra exata/e o momento dessa união. Em sua homenagem, acresci a imagem a este Blog. Espero q goste!

    Cyra, concentre-se no seu irmão, este real/e precisando de cuidados e orações! Aliás, seguimos orando por ele: eu e meus amigos lá do Centro.

    Qto a mim, agradeço a preocupação, a amizade e as boas intenções, mas isso vai passar. Sou vaso ruim!!! Preciso de um susto de vez em qdo, só! Mas vou quebrar apenas no dia q Deus decidir, e, por + q eu peça o contrário a Ele, tal data está cada vez + distante, rsrsrs... A garganta incomoda, porém menos. A tosse, a febrinha leve e a respiração curta (c/ relativa dificuldade) prosseguem... mas vão passar! Deus ainda quer q eu me arraste por mto tempo!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. :: FEEDBACK PARA NILDA ::

    Nilda, rsrsrs... Perdão por rir. Em verdade, estou rindo a meu respeito, lembrando do "trabalho" q o alho me deu no dia da "clausura", qdo nem uma rolha resolveria o problema, rsrsrs...

    Não digo q vc seja "ingênua", mas uma pessoa boníssima", isto sim. ¿Vale? Besitos.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Monica! Fiquei felicíssima por você ter postado a imagem do belo poster! Sem dúvidas, adorei !:) Queridíssima Monicaaaaa (para dar ênfase rsrs) eu agradeço de coração pelas orações e pela força em relação ao meu irmão. Agradeço à você e aos seus. Sem sombra de dúvida estou concentradissima nele. Mas, com certeza, há espaço de sobra para dar atenção aos meus amigos queridos, meus afetos e minha particular legião de anjos (particular mas não exclusiva). Estamos recebendo inúmeras bençãos. Certamente a maior será a cura dele. Mas chegaremos lá, com fé. Monica tenho certeza de que nosso Pai dará a você incontáveis dias bons e saudáveis. Por favor não leve a mal os cuidados e os pedidos para que dê atenção a si mesma em momentos em que está fragilizada. Acaba acontecendo com todos aqueles que vivem intensamente o acompanhamento de cuidados da saúde com suas pessoas queridas: o cuidado e a atenção se estendem além das fronteiras, mas não é por mal. Também vivo sobre as asas carinhosas de vários cuidados, as vezes exagerados, as vezes não. Sei que você viverá por muito tempo eu tenho certeza, pois é um ser humano ímpar: de bondade contagiante e de uma meiguice acolhedora. Mas, com certeza, desejamos - eu e pelo que leio, seus fãs, amigos e admiradores - que você viva a longa vida com muita saúde. Assim como gostaria muito de vê-la em breve, e bem, pois aproxima-se o meu dia de voltar para casa. Salvo alterações involuntárias nesse calendário, que é compartilhado com as potências divinas, nas quais creio, e que contribuem para as necessárias mudanças, conforme precisamos delas.
    Minha querida cuide de sua saúde que é certamente o bem mais precioso que temos. Será que ainda nos veremos em 2010 ? Torço para que sim. Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  13. :: FEEDBACK PARA CYRA ::

    Cyra,

    Perdoe-me o atraso no feedback. Em verdade, acho que este acabou seguindo por email, não?!

    Estou contando as horas para que nos encontremos. Vai ser ótimo revê-la, ouvi-la e contar "unas cositas", principalmente sobre o absurdo ocorrido ontem. Absurdo mesmo!

    Bjs e até mto breve!

    ResponderExcluir
  14. Querida Monica! Amanhã é o dia ! Beijos e até amanhã!!!! :)

    ResponderExcluir
  15. :: FEEDBACK PARA CYRA ::

    Cyra, minha Amiga!
    Conseguimos! Conseguimos! Final/e conseguimos nos rever após um ano de tentativas p/ agendar! E após quase duas décadas sem nos vermos! Uau!

    Pois é, só agora publiquei seu comentário "amanhã é o dia" pq, haja vista todos os problemas que temos enfrentado, cada uma na sua vida, decidi que só comemoraria qdo nos reencontrássemos!

    E sabe o que conversamos sobre "atrair pessoas"? Pois esperei c/ vc até que pegasse o táxi (Aliás, o motorista foi legal c/ vc?) e atravessei p/ o meu lado da rua. Havia dois catadores de papel quase na porta do prédio onde moro. Passavam algumas pessoas, mas foi a mim que eles pediram um dinheirinho p/ um café. Porém, eles mostraram tanta meiguice (é verdade!) que me senti culpada por não ter nada. Fui sincera c/ eles e, diferente de alguns pobres que mandam a gente p/ a pqp, ou de pessoas diplomadas que nos tratam como lixo, os dois homens me desejaram um Feliz Natal e, do jeito deles, me falaram coisas mto bonitas. E fiquei ali c/ eles durante um tempinho, conversando sobre a alma humana.

    Só agora subi ao meu apê (são 22h58 e acredito que vc já tenha chegado ao seu destino). E fui recebida c/ mto amor pelo meu amado e pelas nossas criancinhas.

    Amiga, valeu, valeu, valeu!

    Boa noite p/ vc e seu irmão!

    Bjs.

    ResponderExcluir