Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



18 dezembro 2010

MENSAGEM DE NATAL ATÉ PARA QUEM NÃO É CRISTÃO


Amados leitores, amadas leitoras:

Entre os noticiários televisivos, fala-se muito na "febre do Natal", uma verdadeira festa para comerciantes e consumidores que podem ir às compras, é claro! Não é o meu caso, nem o caso dos catadores de papel que me abordaram na noite de ontem, quando, após rever minha amiga Cyra, a quem não encontrava havia anos, e acompanhá-la até um táxi, voltei para o prédio onde resido.

Algumas pessoas passavam, mas foi a mim que os catadores se dirigiram, pedindo-me dinheiro para que comprassem café com leite e pão, pois tinham fome. Porém, eles falaram comigo de forma tão carinhosa que me senti mal por não dispor de qualquer valor - o que era a mais pura verdade! Os dois homens não exalavam cheiro de bebida, cigarro ou maconha. Desfaziam as caixas que pegavam do lixo do prédio e dobravam cartões e cartolinas com cuidado: era o cuidado de quem sabia que aquilo era (e é) sua subsistência.

Falei-lhes sobre o quão lamentava não poder ajudá-los e, diferente de muitas pessoas, que desconfiam ou que até nos mandam para aquele lugar, os dois demonstraram acreditar em mim. Agradeceram, perguntaram se eu era cristã, ao que eu disse "sim", e me desejaram um "Feliz Natal". Ao saber que eram irmãos, desejei o mesmo a eles, e, apontando para o meu apartamento, disse:

- Moro aqui, bem aqui, mas meu Natal será, de certa forma, como o de vocês: sem presentes mas de muita união. Meu marido, eu e os nossos cachorrinhos vamos passar o dia bem juntinhos e vamos orar a Jesus e a Deus, que é o Pai de todos nós. Sim, somos todos irmãos de Jesus! E, se vocês permitirem, quero abraçar vocês e, pelo meu abraço, desejar-lhes saúde, união e tudo de bom para vocês. Posso?


Os dois e eu, com os olhos marejados, nos abraçamos e rezamos juntos um Pai-Nosso, por sugestão de um deles. Depois nos despedimos fraternalmente e segui meu caminho. O portão do prédio estava próximo.

Já no nosso apartamento, e sentindo-me muito cansada, concordei com meu marido e fomos todos para a cama: nós e os cachorrinhos, é claro! E aí contei sobre os dois homens. Lembrei-me de um bisavô que não cheguei a conhecer... Ele trazia para casa pessoas pobres e famintas que encontrava na rua. E mandava providenciar uma refeição bem quentinha a todos. Os tempos eram outros, a violência já existia mas era exígua, e um costume como esse do meu bisavô nunca resultava em qualquer tipo de dissabor. Hoje, infelizmente, tudo mudou, a vida ficou feia, muito feia...

Gostei muito de encontrar os dois catadores de papel e de abraçá-los e de orar com eles. Entretanto, não dava para trazê-los ao nosso apartamento, por tantas e tantas razões que me reservo o direito de não explanar aqui. De qualquer forma, meu coração, já alegre por rever minha amiga Cyra, ficou mais alegre ainda por esses instantes de sincera fraternidade.

E hoje, ao invés de publicar o texto que vinha preparando, resolvi compartilhar com os leitores deste Blog um outro texto meu, escrito há algum tempo, mas igualmente verdadeiro. Para cristãos e não cristãos. Para crentes e descrentes. Espero que gostem e que sintam, durante a leitura, o meu mais fraterno abraço no coração e na alma de cada um de vocês.




AS ESTRELAS DE DEUS E AS ESTRELAS DOS HOMENS
                                                                                                                        
Era o dia 2 de janeiro de 1997, e meu marido e eu estávamos a bordo de um Airbus 340-300 da companhia espanhola IBERIA, em voo que saíra de São Paulo na noite do dia anterior. O nosso destino final seria Londres, onde ficaríamos uma temporada para que eu fizesse parte da minha pesquisa de mestrado. Esse voo com a IBERIA, portanto, pressupunha uma escala em Madri para troca de aviões.

Estava sem noção de tempo e espaço. No avião, todos dormiam. Decidi abrir a janelinha e fiquei observando as estrelas por um longo tempo. Aproveitei para orar. As estrelas pareciam viajar, lado a lado, com o avião... Em verdade, é claro, era o avião que se movia! Mas as estrelas reluzentes também mostravam que não estavam estáticas no Universo: elas pulsavam, pulsavam, como corações perfeitos. Contração, dilatação. Sístole, diástole. E, ao olhar para baixo, tive uma bela surpresa! Lá fora, naturalmente, predominava o escuro. Pudera! Além do horário, estávamos em pleno inverno europeu! No entanto, o tempo devia estar limpo, pois, da minha janelinha, fiquei emocionada com uma espécie de presépio que podia ver à minha esquerda, lá embaixo. Eram luzes!

Lembrei-me de meu pai, Francisco (encarnado na época, sendo transferido para o Plano Espiritual em setembro de 2006). Em todos os Natais ele perguntava:

- Mônica, sabe quem fez o primeiro presépio do mundo?

Eu sabia a resposta, mas meneava a cabeça negativamente, pois percebia que ele se esquecera de que já me havia contado a história. E, como ele queria contá-la, melhor deixá-lo feliz. Então ele me dizia que fora Francisco de Assis o primeiro a montar um presépio para perenizar a cena da Natividade de Jesus. E também contava o ano em que isso acontecera (1223) e sua fonte (meu pai nunca se apropriou de informações alheias, fossem elas acadêmicas, ou, como no caso, de almanaque). A informação estava num daqueles calendários de parede em que o usuário deve diariamente destacar uma página. No verso da página referente ao dia 25 de dezembro estava a história sobre o presépio de São Francisco de Assis.

Deixando meus devaneios natalinos para trás, comecei a checar os mapas que tinha em meu poder, posto que adoro viajar e curtir todos os momentos da viagem. Também tratei de observar os monitores a bordo, que acabavam de ser religados, provavelmente para despertar os passageiros de forma suave e tranquila. Pude comprovar que estávamos margeando o litoral sul português, e que o que eu contemplava era exatamente a cidade de Faro. Perguntei a uma “azafata” (comissária de bordo, em espanhol) e ela confirmou:

- Sí, es Faro, una ciudad portuguesa.

Os mapas estampados nos monitores do avião mostravam que logo entraríamos no espaço aéreo espanhol, numa rota que sobrevoaria Sevilha antes do destino final, Madri. A tripulação serviu-nos o café da manhã e os monitores começaram a mostrar imagens da Espanha. Quando nos aproximávamos da capital espanhola, já em manobras de aterrissagem, ouvimos a voz do comandante espanhol, que dizia:

- ¡Mirad! Arriba las estrellas de Dios y, abajo, las estrellas de los hombres, las luces de la bella capital española. Ojalá un día la paz de las estrellas de Dios pueda también reinar en las estrellas de los hombres de todo el mundo. (Vejam! Acima as estrelas de Deus e, abaixo, as estrelas dos homens, as luzes da bela capital espanhola. Tomara que um dia a paz das estrelas de Deus possa também reinar nas estrelas dos homens do mundo inteiro.)



Eu, Mônica, faço coro com o comandante Moreno
(era este o nome do inspirado senhor espanhol)
e desejo muita PAZ a toda a humanidade!
Feliz Natal e Feliz 2011!
Obrigada!



P.S. Também estou com febre, mas, infelizmente, é febre de verdade. Só não sei se é de fundo emocional (pois tenho me aborrecido muito) ou é doença mesmo. Minha febre, portanto, não é do tipo "consumista", que toma conta de muita gente nesta época do ano, rsrsrs... Quisera que fosse!

27 comentários:

  1. Oi pro, beleza? Curti a estória mas acho que a senhora se arriscou com os pobres. E se eles atacam a senhora ou levam sua bolsa, sei lá. Tirando essa parte do perigo, gostei de tudo. Também gostei da situação no avião,das coisas que o capitao disse. Noto que a senhora tem saudade do sei pai, neh? Pro, feliz natal e tudo de bom pra senhora e marido e peludinhos. E vê se fica boa dessa febre, tah bom? Amo a senhora demais. Bjs do Carlos "cara de neném" / COMEX Ibero

    ResponderExcluir
  2. Sylvia Maria Godoy Amorim19 de dezembro de 2010 às 20:36

    Querida Mônica!!!
    Quanto tempo, não é mesmo? Adorei seu blog, mas só consegui abrir agora que acabaram as aulas. Sabe, adorei a história dos catadores; fiz uma pesquisa em Psicologia Social com catadores de Ribeirão Preto. São gente sofrida e trabalhadora. Adorei a história de seu pai, gostei muito do cuidado que vc teve com ele ao ouvir sempre seu relato, que é muito lindo. A do avião também, que coisa linda as luzes e as estrelas. Saudade de vc. Bjo gde a vc, aos seus familiares e à quadrilhinha. O Ravi está lindo e muito sapeca.
    Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! E vê se se cuida desta febre...
    Sua eterna aluna e amiga
    Sylvia

    ResponderExcluir
  3. Amada Professora Monica!
    Foi mmo uma pena que não conseguimos nos encontrar na quarta. Se eu imaginasse o que ia acontecer com a senhora naquele dia (que a senhora me contou por e-mail, sobre aquela mulher e o que ela aprontou) eu tinha desrespeitado o seu pedido e vinha ao seu encontro pra ser mais uma testemunha. Coisa feia, uma suposta médica agindo assim...
    Bom, mas já ví que dá pra encontrar a senhora, feliz da Cyra que conseguiu. Eu a conheço?!
    Prô, linda, adoramos mais este post seu, achamos e sabemos que a senhora é incrível e vamos ainda nos rever, quem sabe com a Fabi e a Vitória junto?
    Desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo pra senhora, pro esposo e tb pras "crianças". Prô, fica com Deus e com esta certeza: TUDO VAI DAR CERTO. Bjs, bjs, bjs.
    Mr Rose & Family

    ResponderExcluir
  4. Prezada Amiga Monica:

    Muito obrigado por sua amizade e pelo belo Blog que inaugurou aqui na Internet. Um Blog com conteúdo, um Blog com emoção e razão!

    Sua mais recente postagem é mais uma prova do que falo. Sensacional o seu texto! Sensacional!

    Por que a colega não divulga este seu espaço? Estou certo de que muita gente se beneficiaria ao refletir sobre suas palavras e ações. E o resultado seria maravilhoso!

    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo Especial, com novos horizontes, com muita coragem e com realizações e sucesso! Que Deus abençoe a colega e toda a sua família!

    Beijos do

    Roberto

    Prof. Roberto de Almeida - auditor ISO/FV-USP

    ResponderExcluir
  5. Nilda Klein (Curitiba-PR)20 de dezembro de 2010 às 20:22

    ¡Hola Mónica!
    Pensou que eu não ia mais passar no seu blog depois de saber a verdade sobre o "ajito"? Ai menina, estou rindo até agora tanto da minha ingenuidade quanto do que você contou, sobre o trabalho que o "ajo" deu para você no dia da "clausura", rs.
    Puxa amiga, estou orgulhosa de você. Este seu blog não é como muitos que estão por ai, com besteiras. O seu blog força a gente a pensar em todas as suas colocações. Meu marido te elogiou. Disse que suas postagens vão ser leitura obrigatória aqui em casa. No dia que rezamos em família, vamos também ler e comentar sobre as postagens, para aprender.
    As histórias dos catadores de papél, do teu pai e o presépio, e o do capitão da Ibéria são fantásticas. Lendo e refletindo, nos tornamos seres humanos melhores. Parabéns!
    Querida, Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra você e todos os seus familiares. Que Deus te abençõe muito e que você sempre seja essa Monica maravilhosa que amamos e admiramos! Besos.

    ResponderExcluir
  6. Minha irmã,
    Quanta emoção nos teus relatos ! Se não recebeu o tratamento humano de quem muito estudou, recebeu muito mais dos simples. Tomara, todos pudéssem ter a tua sensibilidade e enxergar além das aparências, os filhos de Deus. Assim, "a paz das estrelas de Deus também reinaria nas estrelas dos homens do mundo inteiro".
    Deus te inspire sempre. E que tuas palavras ecoem nos corações e despertem as mentes.
    Grande beijo,
    Kátia

    ResponderExcluir
  7. WILL, The Consulate of Portugal in NYC21 de dezembro de 2010 às 11:23

    Querida Monica,
    Muito bonito historia do comandante Iberia. Voce saber que hoje Iberia voar junto com British Airways? Verdade e bom para todos passageros. Tambem, gostar historia Nativity by Saint Francis of Assisi, eu nao saber antes. So nao entender bem o de catadores de papel. Ter impressao que historia de pobre pessoas. Non entender bem.
    I wish you the best Xmas of all! Be sure Santa won't disappoint you, hohoho. And may the forthcoming New Year be successful to you and your whole family! Cheers! We miss ya here in New York! Pls come back soon!
    Lotsa love,
    WILL (The Consulate of Portugal in NYC)

    ResponderExcluir
  8. Khalil Hommaid, aluno de turma 198421 de dezembro de 2010 às 17:25

    Minha Para Sempre PROFESSORA,
    O título desse post no seu blog chamou minha atenção porque sou muçulmano,como a senhora sabe. E lendo, fiquei esperançoso com o seu texto. Esperançoso e saudoso. Lembra que a sra me proporcionava um espaço para que eu falasse sobre o Islã, o Cristianismo e o Judaismo? Eu provava na faculdade, lá naquele inicio do anos 80, que somos todos primos e irmãos. Os alunos não tinham muita consciência, mas com a sua ajuda eu provava por a+b+c que isso era verdade. Foram tempos muito bons e a sra me ajudou a ser aceito, porque, com a minha cara, meu sotaque/nacionalidade e religião, eu era colocado de lado. E com a sua ajuda os colegas me aceitaram. Obrigado, PROFESSORA (com todas as letras maiusculas). Que Alá perfume os seus caminhos e também os caminhos do piloto da Ibéria. E que a sra e sua familia celebrem, com paz e abundância, o nascimento de um judeu que faz historia até hoje! Beijos, minha habiba, do seu para sempre aluno Khalil Hommaid, turma 1984

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Mô
    Estou emocionada. Sem palavras... Lindo texto!
    Abençoados e felizes foram esses dois que receberam seu abraço. Com certeza foi com muita ternura e sinceridade. Vc é uma pessoa incrível, iluminada ! Espero que sua febre tenha passado e que esteja bem hoje.
    Desejo um Feliz Natal e um 2011 cheio de Paz e Saúde para vc e sua família.
    Com carinho e muita saudade, Sueli.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida Monica! Demorei mas cheguei ! Sua mensagem é linda pois fala aos corações. Em que momento veremos as pessoas, todos nós, enxergando-nos como seres humanos de verdade eu acredito que a cada Natal mais corações podem ser conquistados - pelo amor ou pela dor - nessa conversão de humanidade.
    tenho certeza de que os catadores eram anjos disfarçados para poderem compartilahr essa experiência com você.
    Querida amiga, além de tudo, sou sua fã incondicional.
    UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE PAAAAAZZZZ!
    Para você e sua bela família.
    Beijos da Cyra

    ResponderExcluir
  11. Olá Professora querida:

    Ah, que mensagem linda que você postou - é simplesmente emocionante!Aproveito o espaço para lhe desejar um Feliz Natal e um 2011 repleto de paz, porque você merece! E também para deixar uma mensagem para você que é tão especial para mim, my dear teacher!

    TEMPO DE PAZ
    Todos os dias deverão ser de paz. Mas a proximidade do Natal nos faz pensar nisso e desejar mais essa paz.
    A paz que se encontra dentro de você,
    Essa tem que ser buscada em primeiro lugar,
    Não importa onde estejas, o que esteja fazendo
    Se o presente está em desarmonia,
    Harmonize-o,
    Faça isso com suas próprias mãos, com seu pensamento
    Utilize sua coragem,
    A coragem de dizer que acredita em voê mesmo, e que assim
    Amanhã será melhor que hoje
    A PAZ que habita o seu coração ao sonhar,
    A mesma PAZ que mora com os anjos
    E que ronda nossas energias.
    Esse estado pleno de que você faz a coisa certa,
    Mesmo que não esteja ainda muito certa de certas coisas.
    E disso que falo, de ousar ser feliz e buscar essa PAZ,
    que já está dentro de você
    E precisa irradiar aos outros seres do PLANETA.
    A PAZ que se encontra ao se abraçar verdadeiramente a sua alma e a alma de outrem.
    Neste Natal desejo essa PAZ a todos desse planeta Terra.

    Super bjs da Juliana Brandão

    ResponderExcluir
  12. :: FEEDBACK AOS 11 COMENTÁRIOS JÁ FEITOS ::

    Amados & Amadas, adorei seus comentários e votos por ocasião das Festas de final de ano. Agradeço e retribuo todo o carinho. E agradeço, em especial, a preocupação de vcs em relação a minha saúde. Com tanta gente boa torcendo, vou, certamente, ficar bem!

    Agora, como de praxe, darei o feedback aos que comentaram na postagem MENSAGEM DE NATAL ATÉ PARA QUEM NÃO É CRISTÃO.

    Se houver mais comentários, prometo mais feedback! Ok?!


    01) CARLOS "CARA DE NENÊ", obrigada pela preocupação, mas os moços não representaram risco algum. Eram apenas trabalhadores, porém não reconhecidos pela sociedade como, por exemplo, o inspirado comandante da IBERIA. Fique tranquilo!

    Quanto ao meu pai, sim, é verdade, sinto muita falta dele, e vou te contar um fato: dia desses, no Centro Espírita que frequento, eu estava na lanchonete, tomando um café com leite e pensando. Passado algum tempo, um amigo chegou, puxou a outra cadeira e sentou-se. Aí veio até nós o senhor do caixa... Contou-nos que, ao ver meu amigo tocar a cadeira, ficou surpreso, pois já havia um homem sentado ali. Aliás, disse ele que tal homem me olhava em silêncio, enquanto eu bebericava o café com leite... Porém, quando este senhor do caixa viu que o meu amigo se sentou, percebeu, então, que o homem que estivera comigo só podia ser um espírito. E ao descrevê-lo "fisicamente", surpresa! Era o meu pai! Perguntei mais, porém o senhor disse que "o homem desapareceu no momento em que o meu amigo puxou a cadeira para sentar-se". Achei isso incrível, Carlos!
    Todavia, peço-lhe desculpas se isso fere suas convicções religiosas. Ok?! Bjs.


    02) SYLVIA, adorei sua visita, que, espero, seja a primeira de muitas. Entendo sua vida corrida, mas, enfim, não posso disfarçar minha alegria em tê-la aqui e também em constatar que vc é "seguidora" deste Blog. Obrigada! E que bom que vc tenha gostado dos fatos que relatei nesta postagem. São todos reais e agradeço a Deus por eu ter vivido - e ainda viver - coisas bonitas na minha vida, hoje um tanto quanto apagada pelas circunstâncias...

    Sabe, eu gostava de ouvir meu pai contar as mesmas histórias! Meu sogro também era assim, e meu marido segue a tradição. E tantas outras pessoas, enfim. Mas aprendi isso com uma cabeleireira (já falecida) lá do Nordeste, na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Ela comentou que muitas clientes vinham contar coisas das novelas ou da cidade ou mesmo sobre suas famílias. Eram coisas repetidas, ou coisas que a cabeleireira já sabia, como, por exemplo, o resumo dos próximos capítulos das novelas. Porém, disse a sábia senhora:

    - Se elas vêm aqui e me contam essas coisas, é porque elas têm necessidade de conversar. E se eu disser, como já aconteceu, que sei disso e daquilo, elas geralmente se calam, ficam sem saber o que dizer. Então aprendi que cada um tem a sua verdade, a sua forma de ver e entender as coisas, e que é importante ouvir. Muitas pessoas não têm onde ou para quem contar o que lhes agrada, e se vêm ao meu salão para contar essas coisas, é porque têm necessidade de contá-las e sentem que são bem-vindas. Então eu sempre finjo que tudo é novidade para mim, e elas falam, eu vou seguindo a conversa e faço perguntas para mostrar interesse, e elas ficam contentes.

    Legal, não é mesmo, Sylvia?! E assim vamos nós: vivendo e aprendendo, sempre!

    Querida, Boas Festas a vc, ao maridão, Renata, Príncipe Ravi, e toda a família. E aproveitem a "sapequice" do Ravi. É uma época que deve ser curtida ao máximo, pois passa rápido! Deus tem um tempo certo para tudo e este é o tempo para o Ravi "causar" e a família "babar"! Bjs.


    AVISO: Abrirei novo "Postar um comentário" para continuar o "feedback".

    ResponderExcluir
  13. :: FEEDBACK _ PARTE II ::

    03) VINICIUS "MR ROSE", foi realmente uma pena aquela quarta-feira 15. Sabe que quase todo o dia foi perdido, que quase tudo deu errado? Eu estava para desistir do meu último compromisso, o Centro Espírita, mas um amigo de lá insistiu:

    - É nas piores horas que precisamos de apoio. Não prescinda do passe (=transmissão de energia com a sobreposição das mãos).

    Peguei um metrô horroroso, cheíssimo... Acho que se alguém "soltasse um gás", o metrô explodiria, rsrsrs... Mas felizmente a ida ao Centro compensou: recebi um tratamento especial e amoroso, graças a Deus.

    Enfim, as outras coisas que deram errado foram a ida ao cabeleireiro (lutei, lutei, mas não consegui horário), uma consulta médica desmarcada na hora em que eu sairia de casa (o médico estava na estrada, não chegaria a tempo), e aquela que vc já sabe: o forma como aquela médica sobre a qual lhe falei me tratou em público. Aquilo foi simplesmente... Mas não adiantaria vc ou o meu marido ou alguém mais ter me acompanhado. Nenhum de nós é violento, graças a Deus, mas vcs talvez começassem uma altercação... E isso não ia resolver... A moça estava transtornada com alguma coisa e descontou em mim! E sabe de uma coisa? No final das contas, ficou feio para ela, isso sim! Quanto a mim, já a perdoei e mandei avisar.

    Bem, é isso, meu amigo! E sobre nos revermos, não faltará oportunidade. Vc falou bem: quem sabe não dá certo numa próxima vez, e Fabiana e Vitória vêm com vc? Vamos torcer!

    Super bjs e felicidades para vcs!


    04) ROBERTO, que bom que vc goste tanto deste espaço! Aliás, vc é um "seguidor" atuante: conhecendo vc e sabendo que "a voz do auditor" acaba falando em todas as situações, confio na sinceridade dos seus comentários e me pauto muito por eles. De coração, muito obrigada por todas as dicas!

    Sobre divulgar o Blog, deixo isso por conta dos próprios leitores. Acho que é algo que deve sair deles (de vcs), se for o caso, é claro! Não tenho patrocínio e não tenho o quê vender.

    De qualquer forma, meu bom amigo, fico feliz em saber sua opinião: a de que boas reflexões possam surgir a partir da leitura de minhas postagens. Porém, escrevo apenas por escrever. Penso o tempo todo, o tempo todo! Se fosse inventada uma máquina especial, em que eletrodos poderosos fossem conectados a uma determinada área do meu crânio, puxando, para si, minhas ideias, e passando-as para um avançado editor de textos, ih... eu escreveria um livro enorme a cada dia!!! E ninguém, nem mesmo a máquina, iria aguentar esta sua amiga, rsrsrs...

    Super obrigada e bjs.


    05) NILDA, não tenho palavras para agradecer tantos elogios que, ainda que eu não os mereça (e não mereço mesmo), sei que são sinceros, sei que refletem o que vc pensa a meu respeito.

    E agora também devo enviar meus agradecimentos ao seu marido, pela ideia de usar as postagens no dia da oração em família. Aliás, posso saber qual é a religião de vcs? (Responda se quiser e puder, ok? Vc pode mandar a resposta como um comentário e acrescentar, caso deseje, um aviso como "Monica, é só para vc saber. Não desejo que publique!" Nilda, ressalto: responda SE quiser e puder, ok?! Só peço que não responda algo como "Não interessa!" Cara, isso dói demais...)

    Querida, vc fala tanto do "ajo" que acho que vou publicar a história qualquer dia desses. Já recebi perguntas a respeito. Alguns leitores escrevem e pedem isso, pois, ao lerem os seus comentários e os meus feedbacks, sentem-se "no ar", ou seja, sem contexto. E vai valer também para contar algo sobre Salamanca, uma cidade que "echo de menos". Tudo o que lá vivi foi muito intenso e positivo. Se hoje o bolso permitisse, voltaria para lá. ¡Ojalá para siempre! Bjs.


    AVISO: Abrirei novo "Postar um comentário" para continuar o "feedback" (será a parte III).

    ResponderExcluir
  14. :: FEEDBACK _ PARTE III ::


    06) KÁTIA, minha irmã!

    Minhas palavras nada são se comparadas à poesia, à verdade e à sabedoria das suas. Ademais, eu preciso de muitas palavras para registrar uma ideia de forma legível e interessante. Vc, no entanto, tem o dom da coesão associada ao calor do coração. Parabéns e obrigada por ser assim, por existir e por trazer tanta paz a todos nós que temos o privilégio de conviver com vc.

    Sobre a pessoa que muito estudou, ha, esta não teria saído sem uma lição sua! Vc, sem destratá-la, ia mostrar o quanto vale todo o estudo que ela supostamente tem! Quanto a mim, mais uma vez calei e engoli o sapo, sentindo-me o lixo dos lixos. No entanto, a situação com os mais simples veio no momento certo: abraçada àqueles homens, senti suas almas belas e fortes, tão sábias e, ao mesmo tempo, tão fraternas! Ih, já comecei a chorar só de lembrar tal sublime encontro! Bjs.


    07) WILL, I miss you too. And, of course, I miss New York, mesmo com toda a neve! Mas o dinheiro está curto, quase zerado... O jeito é fazer coro com a Sarah Brightman: "I believe in miracles!"

    Pois é, amigo, vc acertou! Os catadores de papel são pessoas pobres tentando uma vida melhor. O trabalho deles consiste em recolher caixas vazias que são deixadas no lixo. Eles desmontam as caixas, dobram-nas com cuidado e tentam vender o material a empresas de reciclagem.

    Há muita gente aqui no Brasil que vive do lixo. Explico: como o povo brasileiro, em sua maioria, não tem consciência sobre questões como ecologia e meio ambiente, a maior parte do lixo não recebe tratamento adequado. No entanto, estão surgindo programas de conscientização: os do governo são poucos e tímidos, mas os das nossas gloriosas ONGs (NGO's) são mais ousados e abrangentes. Com isso, principalmente as pessoas sem renda - ou de baixíssima renda - estão vendo uma forma de subsistência. E o mais incrível é que essas pessoas se sensibilizam mais com a questão ambiental!!! Muitas vezes, são enganadas e nada recebem, mas continuam preocupadas com o destino do lixo e com a necessidade de reciclá-lo e preservar o Planeta. There's still some hope, I guess!

    Happy New Year, Will! xoxoxo


    08) KHALIL, oh meu querido! Quanta sabedoria em seu comentário! Vc, muçulmano, desejando a mim e minha família, todos cristãos, uma feliz celebração do nascimento de um judeu que faz história até hoje! Vc é incrível, meu amigo! E se eu ainda fosse professora, faria questão de que vc nos visitasse em sala de aula e fizesse o seu "speech".

    Quanto a eu ter lhe ajudado a ser aceito naquela época, ah, só fiz o que cabe a nós, educadores: mostrei os horizontes aos alunos. Só. E eles constataram que somos todos irmãos, que não pode haver qualquer tipo de discriminação. Aliás, falando em culturas e religiões diferentes, duas notícias: (1ª) Estou programando uma postagem sobre uma experiência maravilhosa de COEXISTENCE que tive em Nova York; e (2ª) A TV Globo vai reprisar, a partir de 10/janeiro/2011, a novela "O Clone", que retrata, entre seus temas, a cultura muçulmana. Só o horário da reprise é que é ingrato: à tarde, com início mais ou menos às 14h30. Mas é legal, pois muitas crianças e adolescentes estão em casa nessa hora. E é de pequeno que se aprende a igualdade entre os seres humanos, não é mesmo? Bjs, bjs, bjs.


    AVISO: Abrirei mais um "Postar um comentário" para concluir o "feedback" (será a parte IV)

    ResponderExcluir
  15. :: FEEDBACK _ PARTE IV ::


    09) Sueli, amada amiga! Como é gostoso sentir a sua presença, a sua lembrança, a sua torcida. Vc tem uma vida atribulada, gerenciando marido, filhas e au-au (e outros familiares). Todos dependem da sua organização e bom senso para cumprirem seus compromissos, para viverem com tranquilidade e alegria... E, mesmo assim, vc ainda se lembra de mim e passa por todos os meus cantinhos aqui na Internet.

    Este Blog também é seu, Sueli, pois vc sempre foi uma das pessoas que mais me incentivaram a continuar colocando na rede as minhas ideias. Obrigada, obrigada, obrigada! E que o bom sentimento que tive ao abraçar aqueles homens e orar com eles o Pai-Nosso se transforme numa doce lembrança de forma a que vc, não sei se no curto, médio ou longo prazo, transmita, aos seus netinhos (rsrsrs...), o quanto de sabedoria podem ter os mais humildes! Bjs.


    10) CYRA, obrigada pelas suas lindas palavras e obrigada por todas aquelas horas. Seguimos orando pelo seu irmão e, aliás, deixe-me contar uma coisa: naquela noite mágica, ao abraçar e orar com os catadores de papel, tive um "flash" em minh'alma e nele passaram tantas pessoas e nomes queridos, como também passaram aqueles que preferiram me tratar mal, fazer mal e, depois, me ignorar. Foram todas lembranças boas, até as dessas últimas pessoas. Sabe como me senti lá no fundo? Como que participando da natividade de Jesus. Não que ali houvesse um honesto José e espíritos de tão grande envergadura como Jesus e Maria. Todavia, era como se fôssemos, os catadores e eu, pastores e curiosos pobres, mas com o coração transbordante de amor. E havia estrelas no céu e um gostoso aroma de mirra no ar. Te falei que, como parte da minha mediunidade, sinto muitos aromas, não?! Tanto aromas bons (como esse, ao lado dos catadores), quanto ruins, como o de enxofre ao lado da pessoa que articulou minha demissão da faculdade.

    Espero que nos encontremos mais em 2011 e em circunstâncias mais felizes. Aprendo muito com vc. E esse meu texto que vc elogiou nasceu justamente naquela noite linda! Coincidência?! Isso não existe para Deus! Bjs.


    11) JULIANA, minha querida e meiga JULIE!

    Obrigada por apreciar a minha postagem. No entanto, tenho que também agradecer a vc: por sua amizade, companheirismo, sensibilidade e pelas belas palavras que compartilhou comigo e com os demais leitores deste Blog.

    Tomei a liberdade de colar e imprimir sua mensagem - TEMPO DE PAZ - e de espalhar cópias em quase todas as partes do meu apê (além da agenda para 2011, é claro!).

    Ganhei, recentemente, uma foto do seriado televisivo RIN-TIN-TIN (coisa lá da minha época, rsrsrs...). Pois apliquei uma cópia da mensagem à foto. Por quê?! Porque, naquela época, eu só desejava crescer rápido para me livrar da condição de criança. Hoje sou uma "véia" que lamenta não ter aproveitado melhor a infância e toda a ingenuidade e humildade que havia naquela época! Porém, a sua mensagem é um chamamento a que eu tome as rédeas de minha vida e faça dela o melhor possível. Não dá para ser "criança" novamente, nem largar a condição de "adulto", mas é possível viver uma 3ª idade com a alegria infantil, o conhecimento adquirido na fase adulta, e a sabedoria que espero que premie a minha velhice! Bjs, bjs, bjs.

    ResponderExcluir
  16. AI, VINICIUS, IA ME ESQUECENDO...

    Amigão, vc elogiou a sorte da Cyra por ter conseguido me rever, rsrsrs... E também perguntou se vc a conhecia... Não, querido, vc, acredito, não a conhece. Ela não estudou na FMU.

    Originalmente, Cyra é lá de Santos e estudou os anos do colégio ao lado da minha irmã, de quem se tornou grande amiga. Eu entrei nessa amizade também, e assim fomos aumentando a nossa rede fraterna. Depois do colégio, Cyra e minha irmã seguiram caminhos diferentes, na universidade e no trabalho. A amizade segue, é claro!

    Cyra já trabalhou muito aqui em São Paulo, mas não sei se nessas vcs se conheceram. Acredito que não.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  17. Amada Amiga Monica!!

    Espero que seu Natal e de sua Família, assim como dos colegas que frequentam os posts de seu blog tenha sido MARAVILHOSO !! Paz, Harmonia e União para todos, hoje e sempre.

    Hoje posso escrever mais, e com calma e gostaria de registrar que fiquei muito feliz pela data de nosso reecontro ter sido tão feliz e cheia de tantos frutos. Também fiquei feliz com seu encontro com os catadores de papel. Acredito que se você tivesse o que temer teria sentido de alguma forma que não deveria se aproximar - confiando em sua mediunidade e no seu sexto sentido. Na filosofia oriental - digamos assim - há uma crença forte de que verdadeiros mestres se apresentam em formas humildes, muitas vezes de alguma maneira que choque as pessoas, com seus preconceitos. Talvez os irmãos catadores de papel tenham sido um instrumento da vontade divina, para poder proporcionar à uma filha tão querida, um momento de paz, reflexão e oração em plena avenida (ou rua). Sinto-me reconfortada ao saber de que, quando nos despedimos, você teve uma boa experiência e nenhum incômodo, pois já era noite.
    Desejo que 2011 nos traga mais reencontros e mais risos e mais reflexões. Eu é que aprendo com você Mônica. Para nada serve inteligência sem um bom coração, pois não se saberá o que fazer com ela. Os céticos caem pelo caminho, mais dia menos dia. E as pessoas de fé, como você - e inteligência - atingem seus objetivos - visivel ou invisivelmente. Assim é você: uma fortaleza de doçura, de bons principios, de esmeirada educação e equilibrio. Só tenho boas palavras para ti querida. Para os que não a compreendem, só orações.
    Realmente tenho muita sorte, tanta que a reencontrei, como observou seu amigo Vinicius, em outro post e que certamente não conheço, pelo que pude ler.
    Fica aqui meu carinho, o desejo de novos reencontros (somos vizinhas praticamente)e meus agradecimentos por ter você como uma amiga querida.
    Nosso reencontro me fez bem, me fez rever algumas coisas. Tive um Natal abençoado porque pude trazer meus pais para visitarem meu irmão por dois dias. E meu irmão está bem melhor do que esteve no ano passado, nessa mesma época. E eu, que ando remoendo tantas dores, vi que na verdade, fui muito abençoada.
    Minha percepção sobre isso vai mudando dia após dia. Meu melhor sinal foi ter vontade de montar meu presépio de novo. Eu que sempre amei o presépio e meus reis magos, não quis monta-los por uns dois ou tres anos. Pela primeira vez, depois de tanto tempo tenho um presepio, bem aqui do meu lado (só não consegui achar meus reis magos - buááá). O mais perto que cheguei deles foram os 3 reis magos do conjunto nacional (que são gigantes par ao presepio que tenho). Mas, enfim, ainda os encontrarei para completar meu presepio, na verdade, o presepio que montei para meu irmão.
    obrigada Monica, porque foi a partir da nossa conversa que as coisas boas puderam voltar.
    Também gostaria de pedir licença à sua amiga JULIANA BRANDÃO para postar a mensagem dela: TEMPO DE PAZ, com o devido crédito, em meu blog. Eu ainda não o comecei, mas gostaria de iniciar postando a mensagem dela, o que pode acontecer no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

    Beijos, bjs, bjs

    Um 2011 de PAZ!

    ResponderExcluir
  18. Cyra, Cyra, Cyra!!!

    Que ótimo saber que vc entra aqui para postar comentários e ler comentários. Espero que todos façam o mesmo, não tanto pelos meus "feedbacks", mas, principalmente, pelo conteúdo dos outros comentários! Parabéns por ser assim, fraterna! Os ignorantes talvez digam "curiosa". Pode até ser, mas é a "curiosidade construtiva" que transmuta o mundo. No seu caso (e no meu também, permita-me a inclusão pessoal), eu definitivamente não descartaria o "curiosa construtiva", mas usaria, em especial, o adjetivo "fraterna".

    Cyra, vc é fraterna, além de saudavelmente inteligente, curiosa construtiva, companheira, inteligentíssima (aliás, sabia disso mesmo antes de te conhecer), e tantas outras coisas boas. Mas vc também é EQUILIBRADA em suas posições e em suas verbalizações. Vc corresponde ao nome deste Blog: CARDIO-LOGOS (emoção-razão). Uau!!!

    Fico feliz em saber sobre o seu Natal, ao lado de sua família, ainda que num local, que, friamente falando, não é dos mais convidativos: um hospital, como acompanhante de paciente (seu irmão). Porém, ao trazer seus pais e conseguir montar seu presépio, vc deu um toque especial ao lugar. Certamente, o apartamento em que está o seu irmão, e possivelmente até o hospital inteiro, por seu intermédio (sopram-me aqui no ouvido direito, onde ainda tenho audição), entraram em sintonia com o "Hospital Maria de Nazaré", no Espaço. Procure saber, caso possa e queira, se o hospital, apesar de casos delicados, experimentou uma noite de Natal um pouco mais tranquila que nos anos anteriores. Mas fale com um funcionário equilibrado, e não com alguém com cara enfezada, pois este provavelmente lhe dirá: "Não interessa!" E ninguém merece tal resposta! Dói muito... Mas o funcionário responsável, competente e equilibrado, e que tenha acesso aos dados, vai lhe confirmar o que estou falando sobre a tranquilidade. Grave o que lhe digo!

    Aqui em casa tudo foi igualmente simples e feliz. Eu, doente (ainda a febre); o maridão fazendo tudo por mim e para mim; as crianças aprontando; a mesa simples, com peito de peru assado (serve exatamente duas porções) e um arroz criativamente colorido; a árvore simples mas com carinha alegre; um presépio minúsculo comprado na lojinha vizinha; e um presente para mim. Simples, prático, funcional e, segundo o meu amor, baratinho (que, de qualquer forma, deixou-o com pouquíssimo dinheiro na carteira até que possa receber algum, em 15 dias). Eu não tinha nada para ele; as crianças também ficaram sem presente. Mas, sinceramente, experimentamos tanta paz, tanto carinho, tanto amor... Era como se flutuássemos! E juro que tal sentimento não era produto da febre - afinal, somente a sua amiga aqui estava com a dita-cuja! Mas acho que espíritos puros e lindos anjos estiveram por aqui. E que o coração de Mãe Maria Santíssima nos agasalhou.

    Cyra, acho que estou escrevendo uma postagem aqui, rsrsrs... E a febre, ai, está aumentando. Desculpe-me, mas vou parar por aqui, tomar algum remédio e me deitar.

    Ah, e quanto ao texto da Julie (Juliana Brandão), pode crer que ela ficará contente com a publicação em seu futuro blog. Ela é uma pessoa meiga e fraterna. Caso vc queira entrar em contato com ela, vai achá-la nos "meus amigos" do Orkut. Juliana foi uma aluna querida e é uma amiga querida. Pode crer!

    Cyra, fique com Deus e aceite o meu mais afetuoso abraço em sua bela alma. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Monica, é a primeira vez q visito seu blog e fiquei com lágrimas nos olhos ao ler sua experiência com os catadores. Sou espírita tb e penso q a importância maior de tudo isso é vc ter sido verdadeira. Não podemos levar as pessoas para nossas casas, mas podemos falar com o coração e tocar o coração do próxímo de alguma forma, como fez vc. Te desejo melhoras. Q vc possa seguir sendo verdadeira. Te convido a visitar meu blog. Saudações.

    ResponderExcluir
  20. Oi querida
    saudadesssssssssssssss
    queria estar no lugar da Cyra pra poder ver vc de novo.... tenho tta saudade dos nossos papos, das nossas brincadeiras ....
    tempinho bom aquele ...
    como foi de natal?
    espero q melhore logo dessa gripe
    cuide-se...
    lembre-se sempre q eu te amo mto...
    vc é mto especial
    Feliz Ano Novo!!
    beijos com carinho
    Carla, Wendy e marley

    ResponderExcluir
  21. Olá querida Mõnica:

    Fiquei muito feliz por ter gostado da mensagem que postei - Tempo de Paz. Recebi de uma pessoa muito querida, e tenho guardada comigo há alguns anos, e foi por meio dela que superei alguns obstáculos que a vida me mostrou.
    Por isso, tanto você quanto a sua amiga Cyra têm a total liberdade de imprimir, postar, passar e repassar a mensagem, ficarei honrada inclusive, Cyra, se você postá-la em seu blog (depois passa o endereço, ok?)pois vocês, assim como eu, também buscam a paz e querem viver em um mundo mais justo e melhor.

    Super bjs de sua aluna
    Juliana (ou Julie, como quiser!)

    ResponderExcluir
  22. Uauuuuuuuuuu! Desculpem, mas esta me parece a melhor expressão, no momento, para registrar minha alegria ao ler os posts!!!! Poxa que bacana ! Todo mundo lê todo mundo (eu e meus exageros nas expressões)e veja que bacana !!! Isso é comunicação !!!!
    Querida Monica, você é ímpar. Praticamente um Mestre Jedi (isso eh honroso demais) nas palavras e na alma. Fico muito feliz com seus retornos e também por ler os posts inteligentes, amáveis e super da Paz de seus amigos.
    Onde você conheceu tanta gente legal assim ? :)
    Mônica, só para efeito de registro (desnecessário por um lado, precavido por outro): se por acaso alguém comentasse sobre a minha leitura de outros posts (ou mesmo sobre outro leitor que fizesse o mesmo) você pode responder com total segurança querida: Blog é para isso mesmo ! rsrsrs Sem dúvidas: tá escrito, é para ler. E leio todos sim. Raramente encontro pessoas que gostem de escrever e que se comuniquem bem, com carinho, com cuidados ortográficos e nos termos empregados. Mas é isso, quem tá na internet é para ser visto. Quem não quer ser lido, não apareça, não é mesmo ? Você já pensou entrar no blog e só ler o post e o comentário que lhe diz respeito ? Então haveria algo de muito errado no blog, pois ele tá aqui para despertar interesse. Já reparei que a quantidade de comentários cresceu. Sucesso é isso querida: empatia, simpatia e delicadeza.
    Aproveito para agradecer a delicadeza e simpatia da Juliana, que leu meu comment e já aprovou a idéia de publicar o texto (valeeeu! depois divulgo o blog). E agradeço à Carla Dutra e ao Vinicius que me citaram em suas mensagens e que demonstraram vontade de terem estado no meu lugar. Reconheço: eu sabia que estava em situação privilegiada no reecontro com a Monica. Criatura rara !!!! Torço para que vocês também a reencontrem o mais breeeeve possível !!! É uma alegria só.

    ResponderExcluir
  23. ( rsrs - acho que escrevi demais, então ai vai a segunda e ultima parte)

    Falando em jedis meu irmão não fica atrás. Tem demonstrado muita coragem para passar por tudo o que tem que passar e minha missão é infinitamente menor do que a dele(não gosto da palavra "missão" porque acredito que não seja o meu caso, mas vá lá, para poder expressar uma ideía.)
    Missão mesmo é a dele, sou apenas a pessoa designada para acompanhar e aprender. Amo muito meu irmão mas a situação me fez admirá-lo mais ainda por sua coragem. Espero apenas ser capaz de poder cumprir meu papel.
    Passei meu Natal em paz, muito melhor do que ano passado, sem dúvidas. Mas passei sem ceia, sem peru, sem abraços, sem árvore de natal, sem presentes, sem familia, sem amigos e até sem meu presépio e meus reis magos (ainda não os achei)que só vieram depois mesmo, quando me dei conta que tive muito mais do que podia imaginar. E ainda por cima em um quarto de hospital, há 3 meses. Mas pude ver meu irmão dormindo, à meia-noite, em paz e sem febre.
    E nós que adoramos uma ceia, uma boa comemoração de Natal.... Pelo menos meus pais puderam ter um pouco disso: foram acolhidos com carinho, em uma casa cristã, de amigos humanos para uma ceia, conforto e descanso para enfrentar tudo o que estão enfrentando.
    E passaremos o Ano Novo assim (embora seja uma data que não curto mesmo) Passaremos sozinhos, sem abraços, sem amigos, sem familia, sem comemoração, sem mesa bonita ou presentes. Mas se ele está bem, sem febre, dores ou riscos eu já estou é muito feliz. Para mim ele é um Mestre, pois mesmo em meio à tudo que me causa dor e espanto ele se mantem sereno. Sem revolta, sem desiquilibrio. Beijo as mãos dele todos os dias,mas muitas vezes disfarçando com os agrados e as brincadeiras entre irmãos, que somos, para que ele não se emocione demais por eu agradecer silenciosamente por tudo o que ele me ensina involuntariamente e que, forçosamente, eu devo aprender.
    Eu me despeço de 2010 desejando nunca mais me lembrar deste ano e de todas as dores que vivi e acompanhei.
    Levo para 2011 a coragem de lutar pelo melhor, somente pelo melhor, deixando a dor para trás e desejando viver somente um longo periodo de coisas boas.
    Desejo à você Monica e aos seus amigos e leitores um 2011 muito melhor, cheio de Paz, Saúde e Harmonia.
    Namastê !
    Bjs, Cyra

    ResponderExcluir
  24. Oi, Monica.
    Só hoje descobri o seu blog e gostei muito de t udo o que eu li. Espero que já esteja melhor dessa febre danada. Aproveito para passar o endereço do meu blog. um grande beijo e fique com Deus.
    http://rogeria-b.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  25. DENISE
    CARLINHA DUTRA
    JULIANA BRANDÃO (JULIE)
    CYRA FERNANDES
    ROGÉRIA BARROSO

    Não me esqueci de vcs, Amigas! Sei que ainda lhes devo um "feedback" aqui na MENSAGEM DE NATAL ATÉ PARA QUEM NÃO É CRISTÃO. No entanto, como não tenho estado legal de saúde, tudo atrasou. E ainda havia a promessa de uma nova postagem nesta 1ª semana útil de 2011. Sei que, se não cumprisse tal promessa, iria começar a bagunçar o Blog até abandoná-lo. Assim, consegui inserir a postagem e, tão logo eu possa, dar-lhes-ei, aqui, o "feedback" carinhoso que vcs merecem.

    Obrigada e bjs!

    ResponderExcluir
  26. Olá Querida e eterna professora Mônica.
    Permita me compartilhar dessas preciosas informações do seu blog. Gosto e tenho muito para aprender e por dedicar meu tempo à família não consigo muitas vezes arrumar tempo para ler, escrever ou conversar com amigos.
    Me emocionei com suas palavras sábias e de um ser humano maravilhoso.
    Deus te abençoe sempre e obrigada por existir.
    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  27. :: FEEDBACK PARA MIRIAM ::


    Querida Amiga,
    Muito obrigada por sua visita (e fique certa de que entendo o problema de falta de tempo)! Obrigada, igualmente, pelos elogios. Estes, em verdade, refletem a sua alma humana. Não tenho sabedoria, mas tenho amigos sábios como vc!
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir