Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



31 janeiro 2011

APRENDAMOS COM O RIO


Aos leitores e às leitoras deste Blog:


Neste último dia de janeiro, percebemos que este Blog não recebeu atualização desde a colaboração do Renato, postada no dia 23.

A Mônica continua sem condições de escrever, e o Renato está bem ocupado - trabalhando e, é claro, cuidando da esposa amada.

E é a pedido dela que inserimos aqui um pensamento de Emmanuel, espírito que durante muitos anos mandou mensagens por meio da psicografia do grande médium brasileiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Para quem não sabe, Emmanuel reencarnou por volta do ano 2000, aqui no Brasil, sendo, agora, uma criança entrando na adolescência. Chico sabia que isso ocorreria, pois fora avisado por seu amoroso mentor.

Esperamos que a pessoa hoje encarnada que foi Emmanuel tenha sorte na vida e se lembre deste pensamento que nos legou quando dos anos que passou na espiritualidade. É uma lição para sua alma, ora habitando novo corpo, e é uma lição para todos nós, igualmente vestindo corpos perecíveis, que nos foram emprestados. Um dia, devolveremos nossos corpos, mas nossas almas, que são imortais, sobreviverão. Como diz certo ditado, "Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos seres espirituais passando por uma experiência humana."


A lição de Emmanuel para que reflitamos:



A Mônica diz ter cabeça dura, mas está se esforçando ao máximo para aprender com o rio. Que possamos todos fazer o mesmo!

Paz e Luz a Todos!

7 comentários:

  1. Dificil eu aprender a postar comentarios mas agora acho que já sei como. Fico muito feliz de vc estar junto com a Monica nessa. Espero poder conhecer Emanuel pessoalmente, mesmo que ele nao saiba quem é. Quanto ao rio eu tambem vivo tentando aprender a liçao dele, mas quando se tem uma cabeça dura fica dificil, pra ele é mais facil que é todo molinho. Bjus pra Monica pra vc e um apertao nos narizes da quadrilhinha.

    ResponderExcluir
  2. Meus queridos,
    agora á noite senti saudades dos tempos de faculdade em que vcs eram meus "prôs" queridos!
    Gostaria de notícias de vcs, pq pelo que vi, algo não anda bem...
    Me escrevam, pleeease! Rezo, rezo, rezo por todos que amo e vcs estão ali, logo ali nos meus pensamentos... que saudades!

    Me dêem notícias via e-mail (mariapaulaleandro@hotmail.com) ou facebook ou orkut!

    Beijos pros dois queridos!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Roberto de Almeida, auditor - FV/USP2 de fevereiro de 2011 às 10:27

    Prezada Amiga,

    Muito oportuno o pensamento de Emmanuel. Acredito que todos nós, independentemente de credo religioso, precisamos ser lembrados desta imagem do rio, tão verdadeira! Existem aqueles que dizem não devemos contornar os problemas, mas enfrentá-los e exterminá-los. Quem sou eu para julgar? Porém, se pensarmos bem, nem tudo pode ser exterminado. Uma pessoa, por exemplo, que nos faz mal e se coloca em nosso camimho, não pode ser exterminada. Isso não é cristão. Mas essa pessoa pode ser conquistada através de conversa, de afeto, de paciência. E se mesmo assim a pessoa se mantem como um obstáculo, o que nos resta fazer, como cristãos, é contorná-la e seguirmos nossas vidas. Isso nem sempre é rápido como gostaríamos o fosse. Talvez por isso os rios passem mais tempo perto de suas nascentes, tentando achar a maneira de contornar os obstáculos que costumam ser muitos. Uma vez contornados, no entanto, os obstáculos não seguram mais o rio, que aí segue cada vez mais imperioso, conquistando margens e se alargando como se fosse um mar. Certamente a amiga, alma viajeira que é, conhece o Tejo, em Portugal. Na foz parece mais um mar e só o bom conhecedor sabe dizer onde a água é rio e onde já é o Oceâno Atlântico. Não conheço a nascente do Tejo, mas acredito seja um local impregnado de obstáculos... ou o rio não chegaria tão belo quanto o é na foz.

    Entendo dessa forma o pensamento do espírito Emmanuel. Espero estar no caminho certo.

    Sou católico, porém nunca me opus a conhecer os pensamentos advindos de autores de outras religiões. E agora que vejo tão belo pensamento, leio que o espírito voltou a carne. Chico Xavier está no paraíso. Seu tutor (posso falar assim?) está na carne como menino. E agora? Teremos um lapso no espiritismo, sem quem traga as mensagens do além? Pergunta de leigo, amiga! Agradecido ficarei se obtiver resposta sua.

    Profa. Monica, minha amiga, que a vida lhe seja menos dura de hoje em diante. Acompanho suas lutas desde que nos conhecemos como auditor e auditada. E posso dizer que a amiga já sofreu muito. Acho que é chegada a hora de um refrigerio e vou rezar por isso.

    Um forte abraço do amigo,

    Roberto

    ResponderExcluir
  4. :: FEEDBACK PARA "BRUXINHA"

    BRUXINHA, publico este seu comentário, mas peço que veja o feedback que lhe dei quando de seu comentário ao texto "A Infância e os Sonhos".

    Incrível como acho que nos conhecemos... Vc escreve de forma tão carinhosa, que parece estar muito próxima a nós. Assim, mais um motivo para eu pedir sua "identificação sólida"!

    Vc também é cabeça-dura como eu? Acho isso incrível no ser humano, parece que amamos sofrer: as lições estão aí, como essa que nos é dada pelo rio, e reconhecemos o quanto de verdade existe na lição! No entanto, preferimos sofrer... Oh, ser humano, sempre inquieto, insatisfeito e rebelde!

    Grande abraço para vc!

    Mônica (Mô)

    PS. Há um lindo poema bilíngue (Espanhol-Português) do Prof. Mario García-Guillén, da USP, sobre essa nossa insatisfação sem fim. Se estiver interessada em conhecer o poema, posso enviá-lo a vc.

    ResponderExcluir
  5. :: FEEDBACK PARA "TEACHER MARIA PAULA"

    MS SMILES, minha ex-aluna, mas para sempre amiga:

    Bonita a sua atitude de orar pelos que lhe são caros e de nos incluir em suas preces! Vc tem uma linda alma, Maria Paula, e Deus certamente dá uma atenção especial ao que vc pede.

    Assim, peça por nós também! E, se possível, reforce seus pedidos e pensamentos positivos.

    Não vou escrever o que está realmente está acontecendo no Orkut ou no Facebook, pois são lugares bem públicos. Um dia, um mero comentário meu no Facebook gerou um incômodo terrível, pois uma pessoa que tinha o nosso telefone entrou em pânico e justamente veio assustar o Renato, demandando dele uma resposta. Ele, que não gosta dessas redes sociais, só me perguntou o que acontecera, mas eu confesso que fiquei extremamente chateada. Não é que proíba as pessoas de orarem por mim, mas o que não gosto é de sentir que as pessoas querem "aquela resposta trágica". É muito alarmismo! Ao invés de entrar em alarme, orar é a melhor coisa que podemos fazer por aqueles que amamos e que não estão bem. Não precisamos perguntar: nosso coração tem a resposta!

    Assim, minha querida, também não vou lhe enviar um e-mail a respeito, pois contar tudo o que está acontecendo seria escrever uma novela mexicana... rsrsrs... Anotei seu e-mail, mas não posso lhe prometer escrever lá, pelo motivo já citado. Ademais, tenho que escolher um meio para me comunicar e prefiro concentrar-me no Blog. Eu me conheço: se eu relaxar aqui, começarei a não postar, a não responder... e acabarei deletando o espaço!

    Maria Paula, continue com suas orações, por favor. Mas fique tranquila: o que acontece comigo não é nada de outro mundo; é algo humano!

    Obrigada, beijos e um abraço afetuoso em sua linda alma!



    PS. Continue visitando o Blog e comentando! Muita coisa está no meio destas linhas!

    ResponderExcluir
  6. :: FEEDBACK PARA O "PROF. ROBERTO DE ALMEIDA"

    Caro Roberto:

    Tão lindo o seu comentário que, em verdade, deveria fazer parte do texto do Blog, e não ser publicado apenas como um comentário. Obrigada pelas palavras, pela reflexão e pelos votos.

    Interessante a colocação do amigo sobre a nascente do rio, cheia de obstáculos, e a foz deste, larga! Isso me remete a um texto do filósofo Bertrand Russell. Se o amigo estiver interessado, puxarei pela memória e o reproduzirei, em inglês, tal qual o li, e em português, com uma tradução livre que compartilhei com os espectadores que me prestigiaram em palestra no Palácio de Convenções do Anhembi (há 500 anos).

    Sobre o Rio Tejo... Tenho a felicidade de conhecer boa parte do caminho deste, inclusive a nascente, na Espanha, perto da cidade de Aranjuez, ao sul de Madri. Lá o rio é denominado Tajo, e sua nascente é apertada e bem acidentada, com pedras de diversos tamanhos, desnível de relevo e troncos de árvores no seu curso (árvores que caíram devido ao cupim). Mais adiante, na cidade de Toledo (após Madri, e já tomando o rumo para Portugal), o Tajo está mais largo, mas suas margens ainda são bem visíveis, bem como as rochas sobre as quais o rio passa ou entre as quais ele desvia.

    Curiosidade: a primeira vez em que vi o Tajo em local próximo à nascente, houve uma situação no mínimo interessante. Eu estava num restaurante em Aranjuez, "La Rana", com amigos argentinos. De repente, alguém gritou: "¡Mirad! ¡Un cuerpo flotando en el río!" (Olhem, um corpo boiando no rio!). Sim, era o corpo de um homem, ainda em bom estado de conservação. No dia seguinte, em meu flat em Madri, a TV espanhola discutia o assunto e comentava que o corpo ainda não havia sido identificado.

    Mas, voltando ao rio... Sim, aos poucos o Tajo entra em Portugal, onde ganha o nome de Tejo e começa a se alargar, como que empurrando as margens para ter mais espaço. Perto de Lisboa, já está bem largo, fluindo calmamente, e, em Lisboa, é um mar. E que mar!

    Quanto à pergunta do amigo sobre Emmanuel estar encarnado, ao passo que Chico Xavier está no mundo espiritual, garanto-lhe que os espíritos seguem seu contato com os encarnados. Há muitos outros médiuns competentes, muitos espíritos querendo se comunicar, e Centros Espíritas responsáveis, habilitados e credenciados. Nestes, os espíritos continuam se comunicando pela psicografia e por outros meios existentes.

    Obrigada, Roberto, por sua presença constante neste meu espaço. E que o Universo ouça suas palavras sobre o merecido refrigério a esta sua amiga.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Professora:

    Espero que você esteja melhorando...

    Em relação ao texto em si, tenho a impressão de que o Emmanuel plagiou o Bruce Lee. Veja:

    http://www.youtube.com/watch?v=OW-cnizLDEE

    Outro contexto, outro "nível", mas a ideia é a mesma.

    ResponderExcluir