Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



25 abril 2011

REFLEXÕES PASCAIS




Amados & Amadas:

Páscoa. De acordo com o “pai dos inteligentes”, ou seja, o dicionário (sim, pois os burros não consultam dicionários), a palavra “páscoa” vem do hebraico Pesach, que passou pelo grego Páscha e pelo latim clássico Pascha [fonte: Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.11].

A celebração tem importância para cristãos e judeus, como sabemos. Os motivos, porém, são diferentes, bem como a forma de celebrar e a maioria de seus símbolos.

A Páscoa cristã tem origem judaica. Permitam-me uma rápida explicação!


Nossos irmãos judeus estão “passando” pelo seu período de páscoa, a que denominam, em português, o Pêssach. Para eles, tal período, em 2011, começou no dia 18 de abril e vai até amanhã, terça-feira 26.

Jesus, que era judeu, também festejou o Pêssach em sua vida, desde pequeno. A data serve para refletir e lembrar a fuga dos hebreus que estavam cativos (= em estado de escravidão) no Egito. Sob o comando firme do profeta Moisés, este povo passou poucas e boas na fuga, sendo os episódios mais famosos, digamos assim, a travessia do Mar Vermelho, o evento em que Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus, e a chegada à Terra Prometida. Tal história está belamente narrada no livro denominado Êxodo, no Velho Testamento.



Nós, cristãos, festejamos a ressurreição de Jesus Cristo, que pereceu por nós na cruz, e que ressurgiu ao terceiro dia após sua morte. Neste 2011, nossa Páscoa foi celebrada ontem, domingo 24 de abril.










Como podemos ver, a Páscoa tem, para os dois povos, um significado bem semelhante: libertação. O povo hebreu conquistou sua liberdade após tanto tempo sob o jugo dos egípcios. E Jesus, ao morrer, viu-se livre do corpo carnal que o prendia à Terra e, ao terceiro dia, repito, ressurgiu, ressuscitou, tornou a viver.

Alguns símbolos do Pêssach













Alguns símbolos da Páscoa

Assim sendo, para judeus e cristãos esta é uma época para reflexão e, quiçá, para a concepção de novos projetos, para uma reforma íntima, para que larguemos o nosso ego e vivamos todos como verdadeiros irmãos que somos, filhos do Deus Único. Aliás, os Dez Mandamentos podem ser resumidos nas seguintes palavras:


Amar a Deus sobre todas as coisas
e ao próximo como a si mesmo.




Ok, meus queridos leitores e minhas queridas leitoras: agradeço por sua paciência em relação a esta digressão redundante, haja vista que o pouco que narrei acima é do conhecimento de todos, imagino. Sim, pois em plena era da informação, que nos chega de forma rápida e abundante, muitas coisas que desejamos compartilhar com outras pessoas acabam sendo consideradas chatas repetições. Eu não me importo em ouvir ou ler repetições; sempre aprendo algo mais... Sei, no entanto, que não tenho o direito de esperar o mesmo de todas as pessoas. Assim, rogo seu perdão!




Amados & Amadas, segue mais um texto da série que tenho produzido sobre assuntos concernentes à Terra e ao Mundo Espiritual. Desta feita, convido a todos para que juntos reflitamos sobre a bênção que Deus nos deixou: o nosso Planeta Terra.



TERRA – BÊNÇÃO DIVINA


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito
para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.” – Jesus.
(JOÃO, 3:16)




Jesus, citado por João, é muito claro nesta sua colocação, e, se ainda tivermos alguma dúvida quanto ao significado do trecho acima mencionado, recebemos o esclarecimento de Emmanuel, que, arrolando exemplos de fácil compreensão, mostra-nos que, apesar das provas, não há razão para que amaldiçoemos o nosso Planeta Terra.

Sabemos que nossa habitação para um ciclo de encarnações e reencarnações atua como escola regenerativa, preparando-nos para mundos mais avançados. O período desse ciclo é indefinido, ou melhor, varia de espírito para espírito: uns caminham mais depressa rumo à redenção, outros se demoram mais. Contudo, o plano de Deus para cada um de nós é exatamente o mesmo: a angelitude. Pai amoroso, justo e democrático, deu-nos o livre-arbítrio para que escolhamos nossos caminhos. E é essa escolha de caminhos que imprime a velocidade com a qual cada um de nós subirá a mundos mais felizes e atingirá a angelitude.

Entretando, o dia-a-dia da Terra ainda é conturbado, pois o bem e o mal estão em constantes embates. Aqueles de nós que tenham atingido certo nível de discernimento, sabendo, por exemplo, que o homicídio e o suicídio não são desejados, pois somente Deus pode determinar o fim de cada encarnação, acertam e erram, e tentam mais acertar do que errar... Porém, por mais que se pautem pelos ensinamentos de Jesus, dia ou outro ficam impacientes e visualizam o Planeta como uma espécie de inferno, e não de escola regenerativa. Para aqueles que assim pensam – e eu, particularmente, me incluo neste grupo –, Emmanuel oferece exemplos simples da beleza do mundo: o colo materno, o privilégio da oração, a luz do conhecimento, a alegria do trabalho, etc. Fala ainda do pão que nos alimenta e do fio que nos veste, da bênção do sol a clarear nossos dias e da beleza das estrelas a cintilarem no céu à noite.

A Terra é linda! Ou, como disse Yuri Gagarin, cosmonauta russo que, em sua nave (nos tempos da ex-União Soviética) orbitou o Planeta:
“A Terra é azul!”

Em verdade, quando a Terra nos parece feia, tal aparência se dá pela dor de nossos erros e por nossa inquietação. Quando tivermos sentimentos pessimistas a turbar nossos pensamentos, reflitamos sobre a lição de Jesus, tão bem expressa no Evangelho de João: Deus ama a Terra. Se não a amasse não teria dado Jesus, seu Filho Unigênito, para conceder vida eterna e feliz a todos aqueles que nele creem.


___________

Referência:
XAVIER, Francisco Cândido (psicografia); EMMANUEL (espírito). Palavras de Vida Eterna. 35. ed. Uberaba, MG: Comunhão Espírita Cristã, 2010. 379p.

Informação complementar:
Yuri Gagarin, 1934-1968, cosmonauta da antiga URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ou, simplesmente, União Soviética).

Quem foi: Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço.
A data: 12/04/1961.
Nave: Vostok-1.
Missão: Orbitar a Terra a 315 km de altitude.
Duração da missão: 1 h e 48 min.

16 comentários:

  1. Ok, leitores! Pela falta de comentários, já vi que não gostaram da postagem. Vou voltar a postar qualquer dia desses, mas vou acompanhar o desenrolar dos fatos. Se perceber que não há mais interesse, deleto o blog.

    Pensando aqui com os meus botões, e revendo o texto, avento 3 hipóteses para a falta de um único comentário (que não este, feito por mim, claro!):

    (1) Interpretação errônea, garanto, sobre o que escrevi na segunda linha do texto: que os burros não consultam dicionário. Isso não se refere a absolutamente ninguém do meu conhecimento. Trata-se de uma brincadeira comum de quem, como eu, vem da área das Letras!

    (2) O texto da Páscoa seria repetitivo, haja vista o fato de que todos os leitores já conhecem o que contei sobre o Pessach dos judeus e a Páscoa dos cristãos... Mas roguei o perdão dos leitores!

    (3) Os textos de minha autoria com base no Espiritismo já não são mais do agrado dos leitores... Bom, na proposta do blog e no meu perfil deixo a situação bem clara: sou seguidora da doutrina codificada por Allan Kardec!

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Querida e eterna mestra,
    Por favor, não delete seu blog! Que forma encontraria de escrever textos tão inteligentes e manter vivo o contato com seus admiradores e ex-alunos? Como são repletos de sabedoria e ricos em pesquisas seus textos! Qto ao dicionário: quando estava na faculdade, costuma ler as palavras e seus significados antes das aulas começarem. Pura loucura, né? Qto ao seu texto: gostaria de falar um pouco da reforma íntima. Buscamos no exterior a felicidade e a paz quando podemos encontrá-las no nosso interior. Mas, infelizmente, é tão difícil nos aprofundarmos em nós mesmos, rever conceitos e atitudes, olhar de outro prisma toda a nossa existência e mudarmos. Encontrar a verdadeira resposta de quem realmente somos é tão difícil não é? Qto ao Espiritismo: sou suspeita em comentar que adoro o assunto mas, posso garantir que há coisas que realmente são misteriosas e que um dia, nos será permitido sabê-las ou não!
    Sorry, me empolguei em escrever. Vibrações de amor e paz para vc! bj
    Edna Barbosa (Edininha)

    ResponderExcluir
  3. Moniquinha, Páscoa é momento de ressureição. É um bom momento para que possamos refletir na nossa vida e fazer com que 'o que há de melhor' dentro da gente ressuscite. Uma feliz Páscoa. sempre visitarei seu blog. um beijo e muita luz!

    ResponderExcluir
  4. FEEDBACK PARA EDININHA:

    Oh, Minha Querida Amiga,

    Obrigada por me acudir e por escrever sobre o texto! E digo mais: como vc é uma anjinha, deve ter deixado sua marca por aqui, trazendo sorte para o Blog e alento a minh'alma. Paz e luz para vc, e que vc e os seus (o filhão, o maridão, e todos, enfim) caminhem sempre na luz de Jesus. Beijos. Mô.

    ResponderExcluir
  5. FEEDBACK PARA LEINE:

    Mais Uma Querida Amiga! Obrigada, Deus! E obrigada a vc também, LEINE! Amei seu comentário sobre a Páscoa e vou aguardar suas próximas visitas ao Blog. Vc é vibração pura! Paz e luz para vc. E fique sempre, sempre com Deus! Beijos. Mô.

    ResponderExcluir
  6. Moniquinha, mandei um email pra vc lá no yahoo. aguardo retorno ok! ta vendo, entrei hj de novo! bjussssssss

    ResponderExcluir
  7. Mô, redundante ou não, gosto muito de ler tudo o que escreve. Leio todos, mas nem sempre comento. Estar em contato com seus textos, dá a sensação de ter vc por perto e ouvir suas sábias palavras naquelas aulas maravilhosas. Não pare de escrever!
    Com carinho, Sueli.

    ResponderExcluir
  8. FEEDBACK PARA LEINE:

    Querida, obrigada pela nova visita. Vc está lendo as postagens anteriores, acredito! Aproveite, pois para ficar totalmente atualizada, este texto sobre a Páscoa + Terra/Benção Divina é o 19º (abri o Blog em outubro/2010). Assim sendo, não é tanta coisa assim... Dá para encarar, com certeza!

    Sobre email seu, não recebi nada seu recentemente - palavra! Tem certeza de que usou meu email correto? O meu Yahoo é da Espanha!

    Beijos e votos para um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. FEEDBACK PARA SUELI:

    Querida Amiga, obrigada pela visita e por suas palavras de alento. Sobre minhas aulas... Vc diz que eram maravilhosas, mas... Ok, eu era uma professora esforçada, sim, mas não sei se era uma boa professora, com conhecimento, didática, etc. O mais estranho é que, para quem não conhece minha história, fica a ideia de que a faculdade concluiu que eu não era boa professora após quase 30 anos! Dá assunto para uma tese: quem é incompetente? A professora ou a faculdade?

    Enfim, vc conhece a história verdadeira, inclusive o nome da 666 responsável por minha demissão... Nossa, quantos professores ela enterrou... Interessante notar: todos morreram de câncer... Não seria ela (a 666) o verdadeiro câncer?

    Enfim, dia chegará em que ela terá que se ver com Deus. Ele é bom e misericordioso, mas não é tolo. Ele é justo e dEle ninguém escapa, felizmente!

    Beijos para vc e sua bela família! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Não, Professora! Não!
    Por favor, não delete seu blog. E vou ser duro agora: a senhora quer deletar um belo trabalho (ter um blog como o seu exige trabalho, pesquisa, raciocínio, etc ) só porque um bando de gente tem preguiça de ler e comentar? São alienados, que se f#dam! (estou sendo duro mesmo!)

    Prô querida, lembra quando a senhora dava aulas pra minha turma em '87 e tinha que concorrer com o barulho da Av. 23 de maio? A senhora sempre conseguia! E suas aulas eram maravilhosas! Sei que a comparação com a ignorância dos leitores é forçada e grosseira, mas tem suas semelhanças...

    Amada Professora Monica do nosso coração, guardo sua apostila de literatura dos Estados Unidos como um tesouro. E vou lembrar a senhora dos últimos versos de um poema do Robert Frost:

    The woods are lovely, dark and deep.
    But I have promisses to keep,
    And miles to go before I sleep,
    And miles to go before I sleep...

    Sendo legal com os leitores que não sabem inglês, vai aqui minha tradução livre:

    A floresta é linda, escura e profunda.
    Mas tenho promessas a cumprir,
    E minhas a vencer antes de dormir,
    E minhas a vencer antes de dormir...

    Prozinha amada, a senhora tem uma responsabilidade com leitores inteligentes como eu e uns poucos por aí... Vai desistir? Não vai lutar pra vencer? E agora
    " lutar pra vencer " tem 2 significados, sei que a senhora me entende.

    Professora, não desista nunca. Lute até o fim. A senhora não sabe quando chegará o fim, da mesma forma que o poeta não sabe onde termina a floresta. Pense nisso, por favor. Sinto que sua alma está sofrendo mas peço que persista.

    Beijo grande no seu coração do seu ex aluno e pra sempre amigo e fã,

    Vinicius Gonçalves Rosa, o seu Mr. Rose.

    ResponderExcluir
  11. Desculpa, prô, mas na pressa nem ví que digitei a tradução de MILES ( milhas) como " minhas". Erro meu, desculpa! MILES são MILHAS:

    E milhas pra vencer antes de dormir,
    E milhas pra vencer antes de dormir.

    Pode publicar os 2 comentários, prô: o que tem esse erro e esta correção. Publique os 2, por favor.

    Beijão do Vinicius

    ResponderExcluir
  12. Carlos "cara de anjo", ex aluno Comex da Unibero1 de maio de 2011 às 21:37

    Prô e aí belê? Naum tanto, tô vendo... Por que o povo parou de visitar o blog? Eu ví o que escreveu o tal do Vinicios aí em cima e tô com ele. É preguiça e ignorância.

    Puta que pariu, vcs gostam ou não gostam da melhor teacher do mundo, a teacher Mô? Quem gosta, quem ama prestigia. Pensem no monte de tempo que vcs passam escrevendo bestera no Facebook. Parece que ninguem mais trabalha, ninguem mais faz nada, pô!

    Prozinha querida do meu coração, fica aqui. Pô, è o único geito de ti acompanhar, e de continuar aprendendo com vc, a melhor professora do universo. Te amodoro, lindona! Um beijo no céu da sua boca do,
    Carlos "cara de anjo "

    ResponderExcluir
  13. Prezada Amiga Profa. Monica,
    Saudações! Como está a amiga, o esposo e os quadrigêmeos? (risos)
    De minha parte, estamos bem, minha esposa e eu, envelhecendo e trabalhando (só eu trabalho, acho que lhe contei). O bom é que, apesar das pequeninas doenças de gente velha, estamos com saúde. O bom Deus nos agraciou.
    Quanto aos seus textos, devo dizer que conheço as duas páscoas e seus significados, mas achei a explanação da amiga muito simpática e didática.
    Sobre sua visão espírita, tomara que as coisas sejam assim, que um dia sejamos anjos. A humanidade ainda tem muito para aprender com o estrago que faz ao meio ambiente... Acho que raras serão as pessoas a atingirem a condição angelical. A Terra é linda mesmo, mas está sendo destruída por seus habitantes. E quando a Natureza reage, os habitantes xingam a Terra. É um paradoxo, não é?
    Que Deus tenha piedade pelo menos daqueles de nós que fazemos de tudo para proteger o planeta.
    Beijos do amigo Roberto

    Prof. Roberto de Almeida / Auditor ISO FV -USP

    ResponderExcluir
  14. FEEDBACK PARA VINICIUS:

    Oh, meu amigo amado! Fiquei super "proud" de vc ao saber que ainda guarda o nosso material de aula. E adorei saber que vc gostou tanto do Frost! Sua análise comparativa foi interessante, mas, se me permite, um tanto quanto dramática. Parece, por suas palavras, que estou para cometer suicídio... Não, meu querido, não! Eu falava só em encerrar o blog, algo a que tenho direito, ainda que chateando leitores atenciosos como vc. Ok, Vini, mas fique tranquilo: "ainda" não será dessa vez! Um dia, porém, isso pode acontecer, por uma série de motivos... e até por um muito triste: falta de grana. Se meu esposo e eu não conseguirmos dar uma virada, vamos ter que cancelar serviços como a banda larga, por exemplo. E internet discada está fora de cogitação, não é mesmo?
    Beijos da Mô

    PS. Bjs às mulheres da sua vida: Fabi e Vitória.

    ResponderExcluir
  15. FEEDBACK AO CARLOS "CARA DE ANJO":

    Ai, Carlos! Só vc mesmo para se expressar tão livremente!!! Eu poderia ter vetado o seu comentário por causa do palavrão, mas sei que as coisas que vc colocou neste espaço são sinceras, ou seja, são oriundas do seu lindo coração. Fique tranquilo, ok? Vou continuar escrevendo e postando... Até quando meu esposo e eu conseguirmos pagar a banda larga, é claro!
    Um super beijo para vc!


    PS 1. Acho que o Renato não leu o seu comentário. O final é impagável, rsrsrs...

    PS 2. Dia desses, olhando algumas das muitas fotos que guardo, achei uma nossa: vc e eu, na sala de aula, com a lousa cheia atrás (termos de Comércio Exterior em inglês. Bons tempos aqueles!

    ResponderExcluir
  16. FEEDBACK AO PROF. ROBERTO:

    Caro Amigo,

    Obrigada pela visita, pelo comentário e por suas palavras sempre ponderadas.

    Quanto à inquietação do amigo sobre o nosso futuro, posso afirmar que a "angelitude" é, sim, o futuro de todos nós, seres criados pelo mesmo Deus. Contudo, cada um de nós chegará a essa condição no seu próprio tempo, no seu próprio ritmo. Já há muitos seres na condição angelical: são espíritos que já trilharam suas respectivas sendas, que erraram e acertaram, erraram e acertaram... até quando somente acertaram. Independentemente da hierarquia dos anjos, são todos, posso dizer, espíritos puros (ou espíritos perfeitos).

    Sobre Deus poupar aqueles de Seus filhos não responsáveis pelo choro do meio ambiente, não tenho certezas a oferecer. Afinal, devido à roda de encarnações e reencarnações, e da bênção do esquecimento das outras encarnações, não sabemos o que fizemos nas vidas pretéritas. Deus é o único que pode nos julgar! E Ele sempre está certo!

    Beijos,

    Mônica

    ResponderExcluir