Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



07 janeiro 2011

NOVO ANO NOVO



Amados Leitores,
       Amadas Leitoras:


Inicialmente, permitam-me desejar, a cada um de vocês, e de todo o meu coração, um maravilhoso 2011, com saúde para dar e vender, paz de espírito, fraternidade e amor sinceros, harmonia com o Universo, fé inabalável, muita coragem, sorte, prosperidade, bem-aventuranças, e alegrias e realizações a perder de vista!


Aproveito para também agradecer pelo carinho de todos, preocupados com o febrão, depois febre, agora febrinha que venho apresentando. A boa notícia é que esta vai sendo debelada a cada dia e logo minha temperatura voltará aos 36.0 ºC normais. Porém, haja vista a existência de outros probleminhas, digo que estou lutando com o LOGOS (razão) para me manter paciente, pois, se fosse pelo CARDIO (emoção), eu daria uma de Ícaro e tomaria um voo para sempre, rsrsrs... QUERO VOAR e, para isso, insiro o vídeo “Prelúdio pra ninar gente grande (menino passarinho)”, composição de um dos ícones da cultura musical brasileira: Luiz Vieira (*Caruaru, PE, 12/10/1928). Rogo que coloquem som na caixa e curtam esta bela melodia antes de prosseguir a leitura desta minha primeira postagem do ano! Ah, mas quando a letra da canção mencionar “sou menino-passarinho com vontade de voar”, pensem em mim e façam a seguinte substituição, por favor: “sou a velha-passarinha com vontade de voar”!
 



Pois é, o calendário virou
e chegou um ano novo,
mais uma vez!



Em verdade, nada muda, até porque diferentes pessoas ao longo da História (papas, principalmente) elaboraram diferentes formas de medir o tempo e alteraram calendários. Um evento bem comentado é o nascimento de Jesus, que teria ocorrido num mês de abril, e não em dezembro.

No entanto, manipuladas ou não, algumas datas têm a capacidade de exercer alguma forma de poder mágico sobre a humanidade, como o Natal e a virada de ano - o Réveillon - para expurgar o ano que passou e saudar o Ano Novo!  Lamento apenas que o verdadeiro significado de tais datas (e outras) esteja sendo deturpado. O Natal passou a ter um cunho comercial e muita gente celebra a data apenas com troca de presentes e ceia. O principal, que é a lembrança do nascimento de Jesus, é esquecido na maioria dos lares cristãos. O mesmo acontece no Ano Novo: em quase todo o mundo, é uma época para as famosas resoluções (Vou fazer isso, vou fazer aquilo, etc...); no Brasil, vai além: juntam-se às resoluções os primeiros batuques do Carnaval!  Ai, minha cabeça...

A deturpação do verdadeiro significado de algumas datas especiais acontece praticamente em todo o mundo. Certa vez, passando o “Thanksgiving Day” (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos, perguntei a vários americanos se na data as famílias se reuniam ainda com o pensamento de agradecer a Deus, por meio de festas e orações, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Naturalmente, por mais ingênua que eu seja, não iria falar da gratidão a Deus pelas boas colheitas anuais (a origem do “Thanksgiving”, em 1621). Todavia, as respostas que obtive comprovaram minhas suspeitas: com exceção de uma minoria, o verdadeiro significado da data não é mais lembrado ou celebrado com o devido respeito. O pensamento predominante é o sem-número de promoções que as lojas vão oferecer no dia seguinte!

Minha gente, nada tenho contra o Noel (em verdade, São Nicolau, celebrado pela Igreja Católica em 6 de dezembro), muito menos contra os comerciantes, que, comumente, geram empregos e faturam mais nesta época do que no resto do ano. Não obstante, torço para que renasça uma conscientização para que Jesus seja novamente colocado no centro das celebrações de Natal. Tomara que tal combate de luz ganhe o mundo cristão!

No nosso lar (não o filme, mas o apErtamento onde moro), meu marido, as crianças e eu tivemos um Natal cristão. Aliás, esta é uma das compensações da falta de grana: não há presentes caros nem algo que se pareça a uma lauta ceia, rsrsrs... Tínhamos alimento, graças a Deus, e o meu esposo, pedindo desculpas por não poder comprar um iPad para mim, algo que facilitaria muito minha criação de textos, ainda me presenteou com dois "relógios de pulso" (Ele sabe que adoro "wristwatches"!) que, segundo ele, custaram pouquíssimo. Puxa, e eu tinha apenas um calendário de mesa para ele!!! Quanto às crianças, tiveram que se contentar com guloseimas e brincadeiras. O legal é que os bebês curtiram muito o momento musical familiar: o pai ao teclado, a mãe cantando algumas canções, e eles acompanhando tudo "daquele" jeito, rsrsrs... Nosso repertório, ao que me lembre, incluiu, entre outras, JESUS ALEGRIA DOS HOMENS (Bach), O MIO BABBINO CARO (Puccini), AVE MARIA (Bach & Gounod), SILENT NIGHT (Mohr, Gruber & Young), ODE À ALEGRIA (Beethoven), e LAGO DOS CISNES (Tchaikovsky). Que mais fizemos? Conversamos no sentido de tentar renovar nossa fé e tecer planos para dias melhores. E reafirmamos nosso compromisso de nos mantermos sempre no caminho do bem, apesar das tentações da vida e dos maus exemplos que nos são apresentados: pessoas vencendo à custa de causar prejuízos aos outros ("puxar o tapete", roubar, humilhar, agir com preconceito, etc).

Nosso Réveillon não foi diferente. Comemoramos timidamente, porém conversamos bastante. Depois da queima de fogos, que vimos pela televisão, meu marido foi dormir, extenuado pelo futebol que praticara no dia 31 com os amigos. As crianças, que não podem ver uma cama chamando, foram atrás, rsrsrs... Fiquei algum tempo sozinha na sala, à meia-luz: repensei minha vida, orei, pedi perdão a Deus por algumas ideias (Quem disse que meu coração é bom?!) e, conforme algumas pessoas que me trataram mal vieram à mente, perdoei-as incontinênti, novamente!

Sim, e isto é algo que ninguém tira de mim: tenho a consciência em paz em relação aos meus semelhantes. Ainda bem! Como já passei da metade da vida (os 40 anos, mais ou menos), venho cultivando, com sinceridade de coração, o costume de procurar as pessoas a quem ofendi - ou com quem me comportei mal - com o intuito de pedir perdão. Agradeço a Deus por ter alcançado esta meta com sucesso: perdões devidamente pedidos sobre coisas passadas! E agora estou mais esperta: se e quando “apronto”, peço perdão imediatamente! E se não imediatamente (por "n" circunstâncias), o mais rápido possível, para não perder a pessoa e a oportunidade de vista! Mesmo com os incontáveis reveses da vida - desemprego, falta de grana, doenças, grosserias e preconceitos sofridos, etc -, coloco a cabeça no travesseiro e durmo em paz; quando saio, ando pelas ruas e não temo um olhar triste e/ou indignado de cobrança.



Bom, mas 2011 também chegou ao Brasil e...

1) Dilma Rousseff tomou posse em 1º de janeiro. Não vou comentar sobre ideias, preferências ou meandros políticos, mas meus olhos ficaram marejados quando a primeira mulher a ser eleita para a Presidência da República do nosso Brasil falou, com um nó na garganta, que a partir daquele momento ela era a presidenta de todos os brasileiros. “Faça um governo bom e justo, Dilma! Cumpra o que prometeu em seu discurso e seja a presidenta de TODOS os brasileiros. Aceite Deus em seu coração e em sua mente!”

2) Terminamos 2010 repugnando o preconceito contra homossexuais na Avenida Paulista e iniciamos 2011 repugnando o preconceito que a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi está sofrendo porque seu samba enredo para o Carnaval deste ano aborda a importância dos nordestinos para São Paulo. Intitulada “São Paulo: A Capital do Nordeste!”, a letra virou alvo de ódio irracional por parte de certas pessoas, ou melhor, de “certos psicopatas” que estão ameaçando a Acadêmicos do Tucuruvi. Pergunto: "Minha gente, o que seria de São Paulo sem o esforçado povo nordestino? Quem constrói os nossos prédios? Quem limpa as nossas casas? Quem se arrisca nos caminhões de coleta de lixo?"

3) As chuvas, se por um lado bem-vindas, por outro têm arrasado vidas e sonhos. Infelizmente, os governos dos diversos países são os grandes vilões, pois causaram e seguem causando o efeito estufa. Se tomam alguma providência para tentar minorar o problema, apegam-se a ações tímidas – “só para inglês ver”, rsrsrs, como no ditado. Porém, é somente a população carente a sofrer. E sofre mesmo! O rico que porventura perde sua BMW numa enchente vai à concessionária e compra um modelo mais recente e turbinado! Mas o pobre perde os poucos bens que adquiriu, perde a moradia, perde os documentos, perde a identidade, perde a vida...



Ok, mas ontem foi 6 de janeiro, Dia dos Reis Magos! Em diversos países - como na Espanha, onde tive a felicidade de residir e estudar -, os presentes de Natal são apenas trocados no Dia de Reis. Apesar da "mexida" nos calendários à qual me referi no início desta postagem, a Igreja Católica acredita que, com o Menino Jesus contando ainda poucos dias de vida, os chamados Reis Magos foram visitá-lo, adorá-lo e levar-lhe presentes. Tal dia teria sido o 6 de janeiro. Portanto, e no intuito de presentear os leitores e as leitoras, vou aqui inserir o meu estudo mais atualizado sobre esses três homens dos quais não se fala muito na Bíblia, mas que exercem um fascínio indescritível nos cristãos que se interessam por fatos referentes ao nascimento de Jesus Cristo.


OS REIS MAGOS ERAM MESMO REIS ?

Nos sentidos mais próximos oferecidos pelo “Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.11” (ano: 2004), Gaspar, Belchior e Baltasarhá divergências sobre as grafias dos nomes – não eram reis. Conforme o respeitado dicionário, REI é (1) soberano que rege ou governa um Estado monárquico; (2) indivíduo que se distingue entre outros; (3) aquele que detém poder absoluto.

Dantes considerados por alguns pesquisadores como Rei da Índia, Rei da Pérsia e Rei da Arábia, respectivamente, Gaspar, Belchior e Baltasar teriam sido astrônomos e astrólogos e, naturalmente, homens de muita sabedoria para que, cada um em sua terra, e sem se conhecerem, chegassem individualmente à mesma conclusão: a de que, em determinada data, e durante tantos dias, os planetas Marte, Júpiter e Saturno formariam um alinhamento ímpar, sendo a cidade de Belém da Judéia (na atual Cisjordânia) o melhor local para a observação de tal alinhamento, que, naturalmente, apresentar-se-ia no período noturno e na forma de uma grande e brilhante estrela. No mapa aqui inserido, veja Israel, e, dentro de um pontilhado, a região da Cisjordânia, sendo a Belém atribuída a palavra inglesa “Bethlehem”.

Nota: Segundo Ramatís, espírito puro e perfeito, ou seja, antigo e de grande envergadura, os três planetas entraram em alinhamento para permitir uma atmosfera cósmica favorável à descida de Jesus, cujo processo preparatório para a encarnação missionária levou mil anos.






Além de Sua genealogia ter que ser cuidadosamente estudada, pois o corpo humano - vestimenta necessária para a vida na Terra - era (e ainda é) muito grosseiro para o Unigênito de Deus, Jesus também precisou, para seu nascimento, de um Astral que Lhe proporcionasse condições para descer à tão conturbada Terra. Assim, a data para a vinda do Salvador foi calculada para acontecer quando Marte, Júpiter e Saturno entrassem na chamada "superconjunção" (alinhamento perfeito). Importante que se diga que esses planetas formam, com a Terra, os quatro únicos planetas habitados do nosso sistema solar. E também é relevante que se tenha em mente que esses três planetas são superiores à Terra em termos morais, científicos e tecnológicos. São planetas de paz, cujos habitantes desempenham missões de quilate inimaginável para a nossa mente tão estreita. Ademais, seus corpos são mais sutis, ou seja, leves, puros e formatados para o tipo de atmosfera etérea em que vivem.

E os chamados Reis Magos? Pois bem, sua viagem a Belém é prevista no Antigo Testamento pelo Profeta Miquéias (5, 2-5), que viveu no século VIII a.C., e é narrada no Novo Testamento (queiram ler Mateus: 2, 1-12).

Gaspar (significado do nome: “Aquele que vai inspecionar”) era robusto e moço, tendo por volta de 20 anos de idade. Vinha de uma distante região montanhosa perto do Mar Cáspio, localizado entre o extremo leste da Europa e o extremo oeste da Ásia. O Cáspio banha a região que compreende os seguintes países, em termos atuais: Rússia, Azerbaijão, Turquemenistão, Cazaquistão e Irã.

Belchior (significado do nome: “Meu Rei é Luz”) contava já 70 anos de idade. Tinha barba e cabelos fartos e brancos, e vinha da cidade de Ur, junto do rio Eufrates, na Mesopotâmia (atual Iraque).

Baltasar (significado do nome: “Deus manifesta o Rei”) era mouro, tinha a barba cerrada e apresentava uns 40 anos de idade. Vinha dos lados do Golfo Pérsico, da região hoje compreendida pelo Iêmen e por Omã.

Os Reis Magos, ou Magos, ou simplesmente Homens Sábios, habilidosos astrônomos e astrólogos, poderiam ser vinte, trinta, ou até mesmo um ou dois. Porém, predomina entre historiadores e teólogos a ideia de três homens devido aos presentes ofertados ao Menino Jesus: (1) OURO, presente dado a um Rei e que simboliza materialidade; (2) INCENSO, presente dado a um sacerdote e que simboliza espiritualidade; e (3) MIRRA, presente dado a um profeta, simbolizando imortalidade. Sobre a mirra, aliás, cabe uma lembrança: trata-se de uma resina com a qual os corpos eram embalsamados.




PAUSA, por favor! Essa eu tenho que contar!
Lembram-se de minha postagem anterior, MENSAGEM DE NATAL ATÉ PARA QUEM NÃO É CRISTÃO, que está neste Blog desde 18/12/2010 ?
Lembram-se dos catadores de papel que me abordaram na rua e que abracei e com quem orei um Pai-Nosso?
Pois bem! No meu encontro com aqueles moços humildes, mas de alma sábia, senti um gostoso aroma de mirra no ar...  (Diferente do que sempre senti quando na presença da pessoa que "armou" minha demissão da faculdade: cheiro de enxofre! Aliás, além de eu já haver perdoado tal pessoa, sigo orando a Deus para que salve sua alma.)



VOLTANDO AOS REIS MAGOS...

Dirigindo-se individualmente a Belém, Gaspar, Belchior e Baltasar se conheceram em Jerusalém, numa estalagem. Os romanos dominavam a Palestina, sendo o cruel Herodes o governador local. Quando este soube do encontro de três astrônomos que tinham exatamente a mesma ideia sobre algo sensacional nos céus de Belém, o rei mandou chamá-los e exigiu que lhe contassem tudo. Ao perceber a empolgação dos três homens sobre o alinhamento dos planetas, ouviu deles que isto poderia ser uma simples coincidência ou, então, o cumprimento de uma profecia sobre o nascimento de uma criança que viria a ser rei. Enciumado (sentimento pertencente aos inseguros) e enraivecido (sentimento pertencente aos maus), Herodes mandou que os três fossem a Belém e que, na volta, o procurassem para dar detalhes.

"Adoração dos Reis Magos", de Giotto (c.1267-1337)


Após conhecerem Jesus (provavelmente no dia em que o Menino fora circuncidado, posto que era judeu), e entenderem que Aquele era o Unigênito de Deus, os magos, em seus sonhos, foram intuídos por anjos sobre as intenções nefastas de Herodes e, portanto, tomaram outro caminho de volta, evitando Jerusalém e a estalagem. Isto deu tempo para que os anjos também aparecessem em sonho a José e revelassem a necessidade de fuga – “A Fuga para o Egito” (Mateus: 2, 13-18). Bem, mas aqui começa outra história...
* * * * *
Dedico esta primeira postagem de 2011 ao meu pai, Francisco, leitor e grande entusiasta de todo o material por mim produzido. Os reveses da vida causaram-lhe uma tristeza que o levou à morte. Recentemente, ele me visitou no Centro Espírita que frequento e sou muito grata a Deus por ter permitido essa graça. "Pai, eu te amo e sinto muito a tua falta! Mas sei que um dia nos reuniremos, e aí só haverá alegria! Desejo-lhe evolução espiritual, paz e luz, cada vez mais!"
Meu Paizinho Francisco: 08/02/1934 - 16/09/2006

9 comentários:

  1. Oi teacher,
    Parabéns pelo post, adorei! Beijo grande e que você esteja muito bem este ano, que Deus lhe ajude em tudo! Que ele nunca deixe sua fé diminuir e que lhe dê sempre muita coragem! Um grande beijo e feliz 2011.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Professora:

    Feliz 2011!

    Eu sempre leio o seu blog, apesar de não comentar muito. Então, estou deixando esse comentário só para marcar presença.

    Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Para a Professora Mais Amada, Amiga e Competente
    do Mundo, Profª Drª Monica Derito:

    Aqui é o seu aluno favorito, Vinicius Rosa, a quem a senhora, prô querida, ensinou Literatura Norte Americana lá na FMU; em quem despertou o amor pela língua inglesa; a quem apresentou a mulher da minha vida, a Fabiana (de outra classe), cujo o relacionamento resultou na nossa pequena e tão esperta filhinha Vitória.

    Sei que a senhora sabe quem sou, já comentei aqui outras vezes, mas sinto a senhora triste, e é por isso que faço essa introdução, pra que todos saibam a pessoa maravilhosa que a senhora é. E que quem foi seu aluno de verdade é agradecido a Deus pela sua existência, prô amada!

    Fabi e eu adoramos esse seu post. Foi lindo ler sobre as suas festas ao lado do marido e dos bebezinhos. Lindo ler sobre o Natal cristão que tiveram. Lindo conhecer a senhora e poder contar isso a todos.

    Parabéns pelo post e tambem por dividir conosco sua pesquisa sobre os Reis Magos. Sabe, sempre gostei da figura deles e achei que eram verdadeiros reis que vieram saudar o maior dos reis. Mas agora, embora a senhora diz que não eram verdadeiros reis, ainda achei a historia mais bonita, mais cheia de magia, mais cheia de sinais divinos. Reis tipo Herodes, do mau, jamais reconheceriam naquela pobreza a realeza de um menino. Mas astrólogos sábios sabiam, aprendi com a senhora, que aquele alinhamento de planetas só podia indicar algum acontecimento muito especial: no caso, o nascimento do Menino Jesus. Maravilha! E maravilha saber que os 3 planetas são habitados. Fiquei surpreso, curioso e grato.

    Prô querida, Feliz 2011 pra senhora, maridão e crianças! Que Deus te dê saude, dinheiro e pessoas boas ao teu redor, incluindo médicos. E continue a ensinar seus leitores com esses posts espetaculares. A senhora está contribuindo para um mundo melhor, com gente mais pensante e, tomara!, corações de verdade (e não de pedra).

    Beijos mil da "Rose Family" (Vini, Fabi e Vitória)

    ResponderExcluir
  4. !Hola, Monica! Feliz Ano Novo para vc e sua familia, amiga! Amei essa incrementada que você deu no blog. Agora n~ao preciso mais poner las gafas para leer. Ai, sou um pouco mais velha que você e quase tive aquela reação que você teve no dia da clausura por causa do ajo quando lí sobre a velha passarinha. Menina, cliquei no play, escutei a linda melodia e na hora no menino passarinho cantei bem alto: sou a velha passarinha com vontade de voar! Jaja, ai não agüentei mais e tive que correr para fazer o numero 1 (pelo menos não foi o 2), jajaja. Olha, amei o post todo (teu marido é um amor) e fiquei cheia de orgulho de ti ao ler a historia dos Reyes. Eu nunca tinha ouvido nada disso. Na verdade não se ouve muito deles, né? Mas essas coisas todas, deles não se conhecerem, dos planetas habitados (tambem não sabia) aparecerem na forma da estrela de Belém... Tudo novo para mim. E posso dizer: a Monica é uma das pessoas mais inteligentes do mundo e ela é minha amiga desde Salamanca! Eu e minha familia te admiramos muito, es verdad. Besos de Nilda

    ResponderExcluir
  5. Minha Boa Amiga Profª Mônica:

    Quero também iniciar agradecendo e retribuindo seus votos para um Feliz Ano de 2011, votos esses estendidos aos seus.

    Os anos passam, mas a colega continua brilhante. Assim era quando nos conhecemos por ocasião de uma auditoria, assim continua sendo neste "novo ano novo", quando nós, leitores deste seu blog, somos agraciados com tão sensíveis descrições de suas festas de final de anos, de sua forma de viver priorizando o pedir perdão, e de seus estudos sobre as figuras dos Reis Magos. Aprendi e amei; amei e aprendi. E dou-lhe meus parabéns por mais esta postagem de sucesso. Obrigado e felicidades!

    Abraços e beijos do fã e amigo,

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. WILL (The Consulate of Portugal in New York)12 de janeiro de 2011 às 13:24

    Oi Monica,
    Amo seu post. Imprimo para levar classe de portugues. Muitas ideas fica mais dificil. Meu portugues e pobre. Gosto historia reis, mas ter duvida: eles sao os "magi"?
    Escutar musica mas nao entender historia com velha pasarinha. Can you please tell me what you mean? I mean, is there any sort of play or guessing game?
    Querida amiga, Happy New Year! And don't forget us here. New York's always waiting for you!
    Lots of love,
    WILL

    ResponderExcluir
  7. Querida MÔNICA,
    É sempre um prazer ler e aprender com tuas postagens. Adorei conhecer sobre os Reis Magos! Excelente também o convite ao início de uma nova etapa (2011) com o coração leve, em paz, pela faxina do perdão. Melhor ainda, começar o ano dedicando teu talento ao nosso pai,nosso eterno incentivador. Deus continue te inspirando. Abraço fraterno, Kátia

    ResponderExcluir
  8. Salve, Mônica,

    Que alegria entrar em seu blog! Além de tanta sabedoria, ele traz também sua essencia linda e preciosa, que há muito tinha saudades.

    Que Mãe Maria lhe abençõe sempre!

    Analu

    ResponderExcluir
  9. oi, Mo ! querida professora!
    mas vc é uma mulher moderna, mesmo... tem um blog atualizado! ( sorrisos )
    parabéns por este projeto !
    prometo sempre estar por aqui e te deixar um grande abraço e beijos cheios de carinho.
    Fica com Deus e conte com minhas orações.
    Lia "48" ( + sorrisos )

    ResponderExcluir