Aviso

LEITOR(A): Convido a que comente meus textos, justamente para que eu saiba se estou cumprindo (ou não) os objetivos deste blog! Se vc não tiver conta no Blogger e/ou Google, basta que escolha a opção "Nome/URL" para o envio. Daí, escreva seu nome completo + e-mail e sua apreciação. Os comentários são mediados e, portanto, só publico os que contenham uma identificação sólida a seu respeito. Na dúvida, consulte o que já foi publicado. E não se assuste com o tamanho dos textos: a partir de 2011, reformatei fonte, tamanho e cores para facilitar sua leitura. Obrigada!



23 janeiro 2011

A INFÂNCIA E OS SONHOS


Pablito, doador de amor puro.


Olá,

A minha querida esposa Mônica, que anda com uma dor de cabeça chata, pediu que eu contribuísse esta semana com um texto. Depois de tantos textos maravilhosos de autoria dela, acho até um sacrilégio postar algo neste Blog! Mas, como ela pediu com tanto carinho, deixo aqui a minha contribuição.

Pi, te amo demais!
Renato

                                                                                       
A INFÂNCIA E OS SONHOS

Camilo Castelo Branco disse uma vez que “A infância é como a água que desce da bica, e nunca mais sobe.” Peço a vocês permissão para colocar um pouco mais de tempero nesse pensamento: “O sonho de infância é como a água que desce da bica: nunca mais sobe e volta para te assombrar até a morte.”

Definição de assombração: “sentimento de terror causado por coisas que não se podem explicar e que frequentemente são interpretadas como sobrenaturais (Dicionário Houaiss).”

Ao contrário de muitas pessoas que tiveram uma infância traumática, só carrego comigo os meus sonhos. Na verdade, apenas um! Semelhante à maioria dos brasileiros da minha época, queria ser jogador de futebol. Parece até um sonho inofensivo, mas não é. Sou assombrado por ele até hoje.

Alguém lembra dessa aí acima? Pois é! Logo, logo estará assombrando por aí!


O que mais me frustra é saber que tinha a qualidade necessária. Era sempre muito elogiado por todas as equipes amadoras onde joguei. Infelizmente, quis o destino tirar de mim esse sonho... e transformá-lo em fracasso.

Hoje, sou professor de Inglês. Gosto dessa profissão? Adoro! Coloco comida na mesa? Sim. Pago as minhas contas? Sim. Sinto-me fazendo um bico? Sim. Sinto-me um fracassado? Sim!!! Fazer o quê, não é? Dá-lhe assombração!


A Vida Adulta e o Fracasso

A minha vida profissional adulta tem sido bem conturbada. Leciono Inglês há 22 anos. E desses 22 anos, fui prejudicado profissionalmente em todos.

E dá-lhe assombração! Na verdade, em situações como essa, a minha assombração de infância até me ajuda a lembrar que lecionar Inglês é apenas um bico.





Falando em burro... Acredito que devido a características pessoais, aquelas genéticas, que cada um de nós carrega, sou uma alma cigana. Talvez, por isso, não sofra tanto quando preciso recomeçar profissionalmente.

Na última empresa em que trabalhei (e trabalhei em muitas!), fiquei 7 anos. Foram 7 anos maravilhosos, cercados por pessoas maravilhosas. Achei até que iria me aposentar por lá. Infelizmente, um dia contrataram um diretor que ganhava uns 30 mil mensais, e ele decidiu me demitir porque eu ganhava 3.

Esse é o famoso corte de gastos “burro”, parecido com aquele do cafezinho. Conhecem? Quando uma empresa está mal das pernas, manda cortar o cafezinho. Como se isso fizesse uma grande diferença. No meu caso, eu fui o cafezinho. E dá-lhe assombração!


As Maiores Alegrias

A maior alegria da minha vida foi ter conhecido a Mônica e o Pablito. Eles me transformaram em uma pessoa melhor. Fizeram-me sentir uma alegria pela vida que eu nunca havia sentido.

Agora tenho também a “quadrilhinha do bem”, que me deixa bem ocupado. Pena que não tenha quatro mãos, ou melhor, cinco. Assim sobraria uma para mim (rsrsrs).

A verdade é que o efeito da assombração só não é maior porque tenho a Mônica na minha vida. Uma pessoa que já sofreu muito, que trava uma batalha incessante com seus fantasmas do passado e do presente. Uma pessoa doce e sincera que eu amo muito.

Tenho dúvidas quanto à existência de um paraíso no céu. Gostaria muito de acreditar que ele realmente existe. Conheço várias pessoas que deveriam ir para lá. A Mônica é uma delas. No meu caso, ainda tenho dúvidas. Será que a assombração também vai?

Abraços,

Renato


Nota da Monica Derito:

Renato, meu esposo, é o autor por mim convidado para blogar nesta semana. Ele (e eu) aguardamos ansiosamente os comentários dos leitores deste Blog. Obrigada. Mô.

15 comentários:

  1. Caro Renato e Querida Prô,

    Muito muito esse post do maridão que, além de contar o sonho de infância, é uma verdadeira declaração de amor a nossa pra sempre querida Professora Monica.

    E vc também é professor, Renato! Só não sei se digo que isso é legal ou não, tendo em conta o seu desabafo. Eu acho legal, até porque não acredito que a nossa prô teria como marido um cara de profissão diferente.

    Renato, será que a gente se conheceu lá na FMU? Eu conclui o curso de Letras em 1989. Foi o ano em que tive aulas com a prô e que conheci minha esposa, a Fabi (Fabiana), que estava no 3o. ano e foi-me apresentada pela prô. Ela era uma verdadeira anjinha-cupido, cara! Ela ainda continua assim?

    Então Renato, mas não fica chateado. Dá pra ver que vc é super! Por que vc não pensa em outra área? Vc queria ser jogador de futebol, terminou sendo professor de inglês sempre prejudicado na profissão... Não acha que é hora da grande virada? TEnta algo diferente, isso pode te dar um gas maior. Seja cara de pau e vá em frente. Dessa maneira, vc não precisará chegar em casa pra encontrar alegria. Vc vai chegar em casa pra somar alegria. Pensa nisso!

    Abração pra vc e um beijo respeitoso na nossa prô.

    Vinicius Gonçalves Rosa, ou "Mr Rose", apelido que a prô me deu

    ResponderExcluir
  2. Caro Vinicius,

    Muito obrigado pela participação.

    Acredito que não nos conhecemos. Quando lecionei na FMU, a Mônica não trabalhava mais lá.

    A sua sugestão é válida. Infelizmente, o difícil momento profissional que atravessamos não me permite buscar novos horizontes. No momento, toda a minha atenção está voltada ao "pão nosso de cada dia". Um dia, quem sabe?

    Gostei muito do que você disse sobre "somar alegrias". É uma pena que para muitas pessoa não seja assim.

    Um grande abraço para você e sua esposa.

    ResponderExcluir
  3. CARLOS "cara de bebê"25 de janeiro de 2011 às 18:52

    Aeeeee Renatao, o felizardo marido da melhor, da mais linda, da mais competente, da mais mais professora do mundo! Mó legal vc blogar aqui! Sabe que eu te conheci um dia? Foi lá na garagem da faCU. Vc ficava esperando a professora num carro e aí ela se aproximava e dava aquele sorriso lindo quando te via! Eu e os caras da minha classe ficávamos derretidos e o negócio era fingir que o sorrisao era pra gente. Um dia a professora nos apresentou pra vc: "Esses são os meus rapazes do curso de Comex" Vc acenou pra nós e falou "Prazer" e apressou a professora. Cara ciumento, heim? Huahauhauhauhau...
    Puts cara, mas achei mt manero vc blogar aqui. Da pra gente entender porque a nossa unica professora (ah tinha outra, a nazista de psicologia mas essa não conta, ninguém tem saudade) era tao carinhosa (no respeito, claro) e tão excelente nas explicações, na didática, no domínio de sala de aula. E a minha classe não era facil mmo, huahauhauhauhau...
    A nossa professora era especial pq tinha e tem um marido especial, um cara que ama ela com todo o coração e que ta' com ela sempre, até nas horas difíceis! Não deve ser fácil ter tanta dor de cabeça e querer manter o compromisso de manter um blog atualizado. Mas o maridao ta' presente, e' o que realmente conta.
    Parabéns Renato! Vou torcer por vc tb. E olha: vc não realizou seu sonho de infância mas realizou algo maior e mais bonito ao conhecer a professora e o doguinho e ao se casar com ela.
    Abraços do Carlos " cara de bebê". / apelido que a professora me deu

    ResponderExcluir
  4. Mônica, amiga querida; fiquei muito contente com sua visita ao carlos espírita.

    Agradeço suas palavras de estímulo e carinho.

    Deus te ilumine e proteja nos exames desta semana. Estamos vibrando por você.

    Um forte abraço,

    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  5. Nilda Klein (Curitiba - Salamanca)26 de janeiro de 2011 às 16:10

    !Hola Renato!

    Você não me conhece, pelo menos pessoalmente, mas a Monica deve ter falado a meu respeito numa dessas viagens à Salamanca. Eu e ela temos uma historia em comum: a do "ajito". Ela deve ter te contado, jajaja

    Que bonitinho ver um texto seu aqui no blog dela. Lá em Salamanca ela falava muito de você, dizia que você vivia para ela e dava exemplos. Na volta pra Curitiba, cobrei algumas dessas coisas do meu marido mas ele falou que está muito velho para mudar, jajaja. Não é vellice,eu digo, é rabujice!

    Faz muito tempo que não vejo a Monica, mas venho ao blog e comento e estou sabendo dessas dores-de-cabeça. Sinto muito e estou orando por ela para que encontre a cura. Mas fico feliz em ver o marido amado aqui, blogando no lugar dela, aliás com um texto inspirador, e mantendo o blog atualisado.

    Renato, que esse amor todo que vocês tem um pelo outro de a cura a ela e a felicidade de encontrar um trabalho bom a você. Trabalho bom é aquele onde há respeito mutuo e onde o empregado não é transformado em cafezinho, ou pior, em "ajito".

    Besos para la bella pareja de la amiga,

    Nilda

    ResponderExcluir
  6. Renato,
    Meu querido irmão de alma, amei seu depoimento ! Você é uma alma boa com a qual tenho o prazer de conviver desde 1992 (acho que é isso, não ?). Quanto às qualidades do jogador de futebol, não dá para negar, pois já vi você em ação, sendo sempre disputado para formar os times. Mas você é muito maior que tudo isso que acontece, que as injustiças até. Você é simples e bondoso e sabe como ninguém, trabalhar com sentido de equipe; no popular, veste a camisa e desconhece o cansaço e as impossibilidades quando está focado em ajudar alguém. Somos muito felizes por tê-lo na família e amar nossa amada Mônica. De minha parte, a eterna gratidão por tudo que fez e faz por nós e a rogativa a Deus Nosso Pai, para que devolva a você multiplicado, todo o bem que você sempre fez. Já disse e repito: Amo Você !!! E dedico a você estes versos do poeta Martins Fontes que penso, foram feitos pensando em gente como você:
    COMO É BOM SER BOM
    Tu, que vês tudo pelo coração,
    Que perdoas e esqueces facilmente,
    E és, para todos, sempre complacente,
    Bendito sejas, venturoso irmão.

    Possues a graça como inspiração
    Amas, divides, dás, vives contente,
    E a bondade que espalhas, não se sente,
    Tão natural é a tua compaixão.

    Como o pássaro tem maviosidade,
    Tua voz, a cantar, no mesmo tom,
    Alivia, consola e persuade.

    E assim, tal qual a flor contém o dom
    De concentrar no aroma a suavidade,
    Da mesma forma, tu nasceste bom.

    Carinhosamente,
    Kátia

    ResponderExcluir
  7. FEEDBACK DA MONICA A TODOS, ESP AO CARLOS VAROLI

    Queridos...
    (1) Vinicius "Mr Rose"
    (2) Carlos "Cara de Bebê"
    (3) Nilda Klein
    (4) Kátia, minha irmã

    Não tenho palavras para agradecer que tenham visitado este Blog novamente e dado tão boas-vindas ao Renato, meu esposo amado que, vendo-me debilitada e desanimada (e com medo), não deixou a peteca cair e escreveu um lindo texto para manter o espaço atualizado. O texto é lindo justamente pela simplicidade e pela verdade contidas nele, além, é claro, de uma boa pitada de bons conhecimentos sobre como produzir efeitos numa boa redação. Obrigada a todos e um grande beijo!

    (5) Carlos Varoli, obrigada por ser mais um seguidor e pela mensagem aqui deixada. Obrigada, também, pelo material que já comecei a receber via e-mail. E obrigada, sobretudo, pelas boas vibrações que vc e Cecília estão a mim endereçando. Não posso dizer que meu coração e mente estejam sossegados, mas sinto que minha alma está. E devo isso a vcs e a todos que participam desta linda egrégora de bons sentimentos a mim dirigidos. Obrigada e um super beijo!

    ResponderExcluir
  8. Renato (esposo da Mônica)26 de janeiro de 2011 às 23:10

    RENATO RESPONDE PARA...

    Carlos (cara de bebê), Nilda e Kátia:

    Muito obrigado por seus comentários e incentivo!


    (1) Carlos,

    A profa. Mônica continua aquele mesmo anjinho que vc conheceu, e seu sorriso está mais lindo do que nunca.

    Saiba que eu nunca fui ciumento (rsrsrs). Acredito que quando realmente amamos e sabemos que somos realmente amados, não existe insegurança em nossos corações. É verdade que passamos momentos muitos difícies em nossos 18 anos de casados; felizmente o verdadeiro amor prevaleceu. Abraços!


    (2) Nilda,

    Conheço a história do "ajito". Ela te enganou direitinho, não é? (rsrsrs)

    Bem, eu sempre acreditei que, quando casamos, vivemos mais para a outra pessoa do que para nós mesmos. Entretanto, não sou essa perfeição que a Mônica descreveu. Como ela mesmo brinca, têm épocas que eu fico de "chico" (rsrsrs). Beijos!


    (3) Kátia,

    Esse poema é lindo. Eu sempre fui uma pessoa de bom coração; mas, infelizmente, não posso dizer o mesmo com relação ao "perdoar e esquecer". Acho que não nasci com essa virtude.

    Muito obrigado pelas palavras, o sentimento é mútuo. Beijos a vc e a todos!

    ResponderExcluir
  9. KHALIL HOMMAID, turma 198430 de janeiro de 2011 às 20:56

    Prezado Renato,
    Sou Khalil Hommaid, libanês, muçulmano e ex-aluno da PROFESSORA ( com todas as letras maiúsculas ) Monica, com muito orgulho e prazer. Sou da turma de 1984 da FIA e não vou esconder de vc que eu era apaixonado por ela. Mas fique calmo: ela era apenas profissional e amiga carinhosa e tive que recolher a paixão para a amizade não acabar.
    Hoje,assim como ela, sou casado e amo minha mulher.
    Mas quero parabeniza-lo por cooperar com ela no blog e por dividir sua história conosco. Quero que saiba que te entendo, porque também não faço o que queria fazer: sou professor mas queria mesmo ser... jogador de futebol, rs. Mundo pequeno este, não? Agora,só uma brincadeirinha: vc queria ter 5 mãos ( uma para cada cãozinho e uma para vc ). Não seriam seis mãos? Onde fica a minha PROFESSORA???
    Abraços para vc, Renato. Que Alah adoce os seus caminhos e permita que vc ainda experimente e viva em trabalho que te realize,pague bem e respeite. E por favor beije as mãos da minha PROFESSORA querida por mim.
    Khalil

    ResponderExcluir
  10. Lindo post Renato. E linda a declaraçao da Monica. Nao vou lhe dizer pra nao se sentir uma assombraçao senao esse texto se estenderia num papo de psicologia barata. É legal vc expor seus sentimentos assim sinceramente. Gostei muito. bjus pra Monica pra vc e pra quadrilha um apertao no nariz de cada um. Ah e um bjo celestial pro Pablito.

    ResponderExcluir
  11. O passado, presente e o futuro misturam-se em nossa memória para nos dar o exato valor da hora em que vivemos. Alguns transeuntes não entendem esse mecanismo e passam a reclamar do passado esperando um futuro sem vivenciar o presente.
    Falando em presente....
    Hoje é um presente dado pelo Autor da Vida... por isso chama-se presente
    Mônica bjs
    do amigo Henrique (SBB)

    ResponderExcluir
  12. :: DE: Mônica
    :: PARA: Khalil

    Meu Inesquecível Amigo e Aluno:

    É com alegria que mais uma vez vejo um comentário seu no meu Blog. E, desta vez, no texto produzido pelo meu esposo!

    Não sei se ele vai lhe dar um feedback, pois, para me ajudar com uns probleminhas de última hora, acabou se atrasando em seus próprios assuntos.

    No entanto, sei que ele leu seu comentário, pois veio me dizer: "Ah, descobri mais uma paixão do seu passado! Khalil é o nome dele!"

    Rsrsrs...

    Sabe, Khalil, eu ainda não havia me tocado quanto ao Renato ter escrito que gostaria de ter 5 mãos: uma para cada cachorro e uma para ele! Sabe que eu não havia percebido que faltava uma 6ª mão, esta para mim? Obrigada pelo comentário, rsrsrs... Vou ter uma boa conversa com o Sr. Renato, rsrsrs...

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  13. :: DE: Mônica
    :: PARA: Bruxinha


    Oi, Bruxinha!

    Resolvi publicar seu comentário devido ao conteúdo e o carinho nele presentes, mas, para ater-me às regras que estabeleci (estão em amarelo, logo abaixo do nome do Blog), peço que vc, em próximo comentário, forneça uma identificação mais sólida a seu respeito, ok?

    Vi que vc também comentou sobre a lição do rio e vou publicar seu comentário, pois novamente vejo carinho e conteúdo. Mas fica o meu pedido para futuros comentários!

    Por favor, não pense em momento algum que a estou rechaçando... Nunca faria isso com um ser humano! Quero que saiba que vc é muito bem-vinda a este espaço mesmo! Só lhe peço uma identificação mais sólida.

    Se preferir, vc pode enviá-la em forma de comentário para que saibamos quem vc é e, por fim, adicionar que deseja manter-se incógnita. Afinal, como vimos, vc também tem um Blog, e nele vc é simplesmente "Bruxinha". E seu desejo será atendido. Só não se esqueça de me fornecer sua identidade real. Repito: se for de sua vontade, esta ficará escondida do público leitor.

    Um grande abraço e obrigada.

    Mônica

    ResponderExcluir
  14. :: DE: Mônica
    :: PARA: Henrique / SBB


    Rick, Meu Amado Amigo:

    Adorei sua visita ao meu Blog e o comentário feito. Puxa, é algo filosófico, profundo e, como sua amiga, sinto todo o carinho nele contido.

    Vc tem razão: o presente é o melhor presente que o Dono da Vida pode nos dar; e é por isso que tem o nome de "presente"!

    Valeu pela visita e pelo comentário, uma verdadeira lição! Espero novas visitas suas, ok?

    Mil beijos para vc!



    PS. Vc recebeu o e-mail sobre o meu não comparecimento à festa? Ai, estou ansiosa demais para receber "aquilo". :)

    ResponderExcluir
  15. non sono tanto brava a scrivere però quello che vorrei dire è che voi due avete un posto speciale nel mio cuore. avete fatto parte di un momento importante della mia vita, quando ho conosciuto Rui.
    Ci ricordiamo sempre di voi, quante risate, quante chiacchere e quanto studio per le verifiche della aterrorizante prof. Monica.
    Ancora oggi nutro molta stima per voi. Spero in uno dei miei viaggi in Brasile che possiamo incontrarci per un caffè e quel abbraccio forte che vorrei darvelo. Pur se passati tanti anni, è como se fosse stato ieri che le nostre vite si sono divise, finita l'universita, matrimoni, lavori, cambio nazione ecc ecc.
    Ovviamente si vede che l'inglese studiato lo uso moltissimo, vero?
    ma la mia (dico nostra) stima per voi è grandissima e sapiate che sono lontana a piu di 9mila km ma il mio cuore è sempre lì.
    Vi voglio un grande bene, super megagalatico!!!!!
    um bacione con tutto il cuore.

    Mi mancate!

    sandra

    ResponderExcluir